Som ambiente para loja: como fazer de forma barata?

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som ambiente para loja

Sumário

O som ambiente para loja pode até passar despercebido por alguns varejistas. Porém, ele pode ser uma ótima estratégia para quem quer dar um impulso nas vendas

Além de deixar o ambiente mais agradável e convidativo, essa estratégia acaba fazendo com que o cliente passe mais tempo na loja e, consequentemente, consumindo mais. 

Os colaboradores também tendem a trabalhar mais motivados e inspirados pela playlist escolhida. Você só tem a ganhar!

Trouxemos o tema som ambiente para loja para te mostrar como isso pode te ajudar a alavancar as vendas. Para isso, vamos dar dicas sobre como fazer e sem gastar muito, já que sabemos que o seu negócio tem tantos outros custos.

Por que ter som ambiente na loja?

A resposta é simples: vender mais. Vamos te explicar o porquê. O som ambiente para loja é uma das formas de praticar o marketing sensorial no negócio. Ele é capaz de estimular emocionalmente as pessoas a ponto de elas se sentirem confortáveis dentro do estabelecimento.

Quando a playlist escolhida é certeira em agradar o público, mais tempo ele ficará no local. Consumidor na loja, mais chances de vender. 

Entre outros benefícios podemos citar que o som melhora a experiência de compra do cliente. Além disso, contribui para o astral dos colaboradores e clientes, garante maior produtividade do quadro de funcionários, resulta na fidelização dos consumidores etc.

De acordo com uma pesquisa da empresa sueca HeartBeats Internacional, divulgada pela Listenx, a música errada na loja pode fazer com que 44% dos consumidores vão embora mais rápido do estabelecimento. 

Por outro lado, a escolha da música correta para o som ambiente faz com que 30% dos clientes permaneçam mais tempo no PDV. Ademais, 14% acabam gastando mais na loja e 30% dos respondentes voltam a visitar a loja se o som ambiente agradar.

Entende o quanto é importante o som ambiente para loja? E o quanto ele pode incrementar no seu faturamento quando o varejo consegue acertar na escolha da playlist?

Identidade sonora da loja

A trilha sonora que você vai escolher precisa transmitir a verdadeira identidade da marca e ir de encontro com o perfil da maior parte do seu público-alvo. É muito importante que você conheça o seu consumidor para saber qual estilo musical mais agrada.

O som também precisa ser ambiente. Nem baixo, nem alto, mas sob medida. Escolha um nível de volume que seja agradável aos ouvidos, sem atrapalhar as atividades dos funcionários ou o bem-estar dos clientes.

É preciso criar uma atmosfera de compras que não distraia o cliente do propósito de percorrer por mais tempo os corredores da loja. Um bom filtro é você deixar o som ambiente para loja num tom apenas um pouco mais alto que a conversa entre as pessoas no estabelecimento.

Se a sua loja tiver vários setores é possível planejar o volume do som em cada um deles para agradar aos variados consumidores de cada departamento. Hoje em dia há vários sistemas de som integrado que possibilitam esse controle de som ambiente no comércio. 

Só não esqueça de fugir do essencial, que é manter uma identidade e personalização do atendimento com o som ambiente que você colocar na loja.

Quais músicas colocar?

Essa pergunta vai muito de encontro com o que já conversamos sobre ponderar a playlist e agradar os clientes. A dica é ir ao que é popular e faz sucesso, sem ser extremo demais.

Por exemplo, os hits de funk agradam o público mais jovem, mas muita gente torce o nariz para o estilo musical. A mesma coisa com o rock e o sertanejo, ou a pessoa gosta demais ou repudia.

Uma ideia é você procurar uma playlist que tenha hits, porém tocados em um estilo só como uma melodia mais instrumental, cover acústico ou no estilo house (eletrônica). Aí você agrada quem é fã e quem não nem vai perceber que era um determinado estilo que não gosta. 

Isso não quer dizer que você não deve nunca colocar a música com a melodia e letra originais. Você pode, desde que dosando o momento e o ambiente certo. Dia de promoções relâmpagos, por exemplo, o som alto com músicas da moda desperta a atenção do cliente para as ofertas e o momento de “festa”. Ah! Nunca cogite utilizar estações de rádio ao vivo na loja, por três motivos delicados:

  1. O cliente pode não se agradar com a seleção musical
  2. Os intervalos podem atrapalhar e fazer com que ele saia da loja
  3. Ele pode ouvir uma propaganda concorrente e ir até a outra loja comprar

Quais equipamentos utilizar?

A escolha da aparelhagem de som ambiente para loja deve ser precisa para que nada dê errado e o som seja de qualidade. Por isso, resolvemos colocar esse tópico também na nossa conversa para te ajudar a utilizar os equipamentos certos

O primeiro ponto a se levar em consideração é o projeto de sonorização, com os objetivos e a estimativa de investimento. Sabendo quanto você pode gastar, facilita para saber quais equipamentos vai conseguir usar.

Basicamente, os equipamentos para chegar a um bom resultado do som ambiente para a loja são: amplificador com três ou mais canais, caixas de som e caixa acústica. Defina os pontos de instalação para ter ideia de quantas caixas e canais de amplificação precisará. Por fim, contrate profissionais experientes e cautelosos para fazer a instalação da rede de som ambiente para loja.

Como planejar o som ambiente para loja?

A sonorização de um ambiente comercial também depende de planejamento. Por isso, o projeto é tão importante quanto as estratégias que o varejista vai usar para executar o som ambiente para loja.

O primeiro passo é contratar pessoas técnicas no assunto para montar o projeto e orientar como ele será implementado no local. O bom de contar com um especialista é porque ele vai personalizar a sonorização e instalar de forma segura e com a acústica necessária. 

Depois de analisar a loja e o investimento disponível, é hora de ir atrás dos equipamentos para instalação. Lembra do que conversamos: a aparelhagem precisa ser de qualidade!

Faça pesquisa de preços, marcas, peça ao especialista indicação de uma segunda linha que possa chegar o mais próximo possível da eficiência de um bom som ambiente para a loja. 

Com o sistema de sonorização pensado e executado, o momento é de você colocar em prática o que conhece dos seus clientes para escolher a playlist estratégica para o seu negócio. 

Para facilitar o trabalho, crie um projeto paralelo de programação musical para organizar como será a reprodução da trilha musical, horários, estilos, variedade de músicas etc. Assim não fica uma playlist repetitiva, enjoativa e monótona.

Hora da música!

Você viu que a trilha sonora é capaz de estimular os consumidores e, mais do que isso, se torna uma forma de a sua marca dialogar com o seu cliente. O consumidor se sente acolhido, se sente próximo da marca, mais confortável e mais propenso a comprar. Então, vamos reforçar as dicas para você acertar na implantação de som ambiente para loja:

  • Contratar uma equipe de instalação experiente e confiável 
  • Investir em equipamentos e acessórios de qualidade
  • Criar projeto de sonorização personalizado para a loja
  • Colocar o som em tom acima da voz dos consumidores
  • Optar por música que agrade o estilo de preferência dos clientes
  • Usar sistema de controle para nivelar o volume em determinados ambientes
  • Na dúvida, recorrer à playlist com hits em arranjos instrumentais 

Essas são as dicas de hoje, mas antes de ir, baixe o e-book gratuito que vai te ajudar a melhorar as vendas pelo WhatsApp. Basta clicar no banner abaixo.

Até a próxima!

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