Dicas de esmaltes e tendências para aumentar as vendas na loja

Tempo de Leitura: 4 minutos
Dicas de esmaltes e tendências para aumentar as vendas na loja

Sumário

Se tem um departamento que o público-consumidor de cosméticos ama e se torna muito fiel às compras rotineiras é o de cuidados com as unhas. Para você conseguir aproveitar essa grande oportunidade de venda, hoje vamos trazer dicas de esmaltes e todas as tendências no entorno do tema.

Os consumidores têm se interessado mais pelos tratamentos para saúde e estética das unhas, o que faz com que o mercado fique muito mutável às novidades. Cada dia uma nova cor surge ou uma nova técnica de nail art.

Estar atento a isso te aproxima ainda mais dos clientes e garante que você renove o estoque a cada temporada. 

Com informação e planejamento, as vendas de esmaltes na sua loja com certeza vão aumentar. O item também é ótimo para puxar outras subcategorias, por exemplo, e já, já te contamos quais são elas.

Esmalteria em alta

Antes de irmos às dicas de esmaltes e falarmos sobre as principais tendências do setor, precisamos te mostrar alguns indicadores relevantes que comprovam o mercado promissor que estamos falando.

Mesmo quando o segmento de cosméticos sentia a queda no consumo no período mais crítico da pandemia, os esmaltes cresciam 10% nas vendas no ano de 2021.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), foi a categoria que garantiu o bom desempenho do setor e muito graças à reabertura dos salões de beleza.

O segmento ainda é impulsionado pela franca expansão das esmalterias como uma das principais atividades de prestação de serviço na área da beleza. Dificilmente a gente chega em uma cidade de médio a grande porte hoje em dia, por exemplo, e não encontra uma esmalteria aberta.

Em 2020, o Brasil passou a ocupar a segunda posição de maior consumidor de esmaltes em todo o mundo, precedido apenas pelos Estados Unidos.

De acordo com a Euromonitor Internacional, a estimativa é que até 2025 o mercado de esmaltes no Brasil movimente R$ 1,7 bilhão.

Tendências e dicas de esmaltes

Não tem como falar de dicas de esmaltes sem acompanhar as cores que são tendências da estação. Para 2023, já temos percebido uma forte tendência de tons intensos e quentes na paleta de cores do laranja, bege e do amarelo.

É como se os fabricantes quisessem remeter às cores da sazão ao pôr do sol de verão. Os tons de vermelho e rosa, puxando mais para a intensidade do magenta também estão bastante em alta!

Uma nova versão de azul, entre o mais claro e o azul escuro, chega como forte tendência para transmitir sensação de tranquilidade e remeter às diversas nuances dos oceanos. Um exemplo é o Esmalte Cremio Bio Oceano da Risqué

Os esmaltes nudes e translúcidos continuam sendo os queridinhos de quem prefere unhas mais discretas e minimalistas. Por isso, esses não podem faltar jamais no mix da loja. São triviais! 

A temporada outono-inverno se aproxima e com ela os tons de lilás ou lavanda chegam como forte tendência na transição das estações. Considerado um tom pastel, é a cor escolhida para os visuais mais delicados e simplistas.

A paleta verde não é muito comum e não agrada qualquer tipo de consumidor. Mas ela será uma das maiores apostas do segmento neste ano, principalmente com as nuances entre o verde claro e o musgo.

Nail slugging: o “skincare” das unhas

Você já ouviu falar sobre o nail slugging? O termo nada mais é que a hidratação profunda das unhas e vem ganhando muito as redes sociais nos últimos tempos. 

A proposta surge ante à preocupação de manter as unhas sempre muito saudáveis, já que ficam comumente expostas aos produtos químicos como acetona, acrilatos e o próprio esmalte.

A água constante também acaba oferecendo danos às unhas. E essa hidratação profunda é uma forma de manter as unhas bem cuidadas e fortalecidas.

A hidratação deve ser feita com produtos como a vaselina, que não deixa brecha para a passagem de ar. É colocar sobre as cutículas e as unhas e pronto!

Novidades em nail art

Mão feminina com unhas pintadas de cor de rosa segurando pincel de esmalte sobre a unha.

Agora, queremos aproveitar para destacar algumas tendências no segmento de esmaltação artística, o nail art.

  • Francesinha colorida

Se tem algo que nunca sai de moda é a unha francesinha. Para este ano, a forte tendência está em fazer uma francesinha mais despojada, com cores e gráficos. A técnica dá sensação de unha alongada e com muita personalidade.

  • Unha maximalista

Uma esmaltação artística mais exagerada, com cores e formas geométricas ou irregulares, é outra tendência do mercado de esmaltes. Cor sim, cor não. Formas em uma unha, outras formas nas unhas da outra mão. Assim é o conceito maximalista que promete virar febre nas unhas.

  • Unha degradê

As unhas em tom sobre tom ou o famoso degradê é a boa pedida da vez para quem preza por cores mais sóbrias e um visual mais discreto. A técnica exige habilidade e paciência da manicure.

Beleza limpa nas unhas

O termo “clean beauty”, traduzido ao português significa beleza limpa. O conceito já é velho conhecido do segmento de cosméticos, mas vem surgindo especificamente no mercado de esmaltes.

Trata-se de esperar desses produtos um mínimo de consciência social e ecológica. Recentemente, o governo federal publicou uma resolução a fim de proibir o uso de animais nos testes de produtos cosméticos. Um avanço que exemplifica bem essa preocupação. 

Ademais, é ver os cuidados de beleza como puros e livres de qualquer produto nocivo à saúde ou que respeitem as questões éticas básicas em todas as etapas do processo produtivo.

Tanto é que muitos consumidores passaram a consumir mais cosméticos orgânicos e veganos, livres de químicos como parabenos, sulfatos, alumínio, petróleo entre outros.

Como organizar a seção de esmaltes

No caso de farmácias e supermercados, o portfólio de esmaltes precisa ser destacado com o maior sortimento possível de cores. Importante que você trabalhe com pelo menos três marcas também

Por serem itens menores, muitas lojas optam por deixar os esmaltes mais próximos das áreas de checkout e assim estimular as compras por impulso.

Uma forma de agregar ainda mais valor ao mix de esmaltes é relacioná-lo com outros produtos como algodão, lixas, itens de higiene, cremes esfoliantes etc. Abasteça o seu estabelecimento com produtos que agreguem à cesta de esmaltes como, por exemplo: 

Além desses produtos, você encontra vários outros itens que vão agregar muito valor ao seu mix. Acesse agora o Martins.com.br e boas compras!

Até a próxima!

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima