Tipos de molho: dicas de ações para vender mais

Tempo de Leitura: 5 minutos
Tipos de molho: como vender mais com receitas, degustações e promoções

Sumário

O varejo alimentar pode conseguir um bom incremento das vendas ao investir em um mix variado de tipos de molhos.

Combinando uma boa exposição e outras ações estratégicas de venda, o lojista tem as chances de inovar e conquistar mais vendas com a categoria, criando um ambiente de consumo para aumento do ticket médio e a fidelização de clientes. 

Seja com tipos de molho para salada, sanduíches ou massas, o que vale é contar com variedade e oferecer conveniência aos consumidores. Por isso, hoje vamos falar quais são os principais tipos de molho e como vendê-los de forma atrativa.

Boa leitura!

Setor em expansão

Os tipos de molho e condimentos, que inclui principalmente maionese, ketchup, mostarda e molhos barbecue e para saladas, movimentou mais de R$ 5,3 bilhões no Brasil em 2023.

O mercado apresentou um crescimento de 13,2% em relação ao ano anterior. Os dados são de acordo com a pesquisa da Euromonitor, e revelam que maionese lidera as vendas com aumento na frequência de compra e crescente uso em sanduíches e receitas caseiras.

Hellmann’s, a marca mais popular entre os brasileiros, segue presente em 70% dos lares brasileiros. O estudo também observou a venda cruzada entre as categorias

Cerca de 90% dos consumidores que compram maionese também acabam adquirindo ketchup. E 61% acabam comprando mostarda também. Esses dados evidenciam a importância de incrementar a venda associando os três tipos de molho.

Perfil de compra

Já um estudo da Kantar trouxe alguns perfis de compra para os principais tipos de molho. A maionese, por exemplo, está presente em 87,7% dos lares brasileiros, com consumo médio de 1 kg ao ano.

A marca é o principal fator na decisão de compra para todos os tipos de molho. Os canais de preferência são supermercados (88,2%) e hipermercados (52,6%), seguidos pelas lojas de atacarejo.

O grande diferencial das vendas, no ponto de vista do consumidor, são as embalagens econômicas e combos promocionais desses tipos de molho.

Tipos de molho para ter na prateleira

A categoria de molhos oferece uma oportunidade lucrativa para lojistas que desejam diversificar o mix de produtos e conquistar mais clientes. 

Os diferentes tipos de molho, como aqueles para saladas, sanduíches e massas, além dos condimentos, podem se transformar em um mix de destaque nas prateleiras, especialmente se forem acompanhados de estratégias de venda bem definidas.

Para aplicar as ações, antes é necessário entendermos melhor quais são os tipos de molho e suas aplicações na culinária. Então vamos lá!

Principais tipos de molho

  • Molho para saladas: vinagrete, molho Caesar e molhos à base de iogurte estão entre os mais procurados na subcategoria de molhos para saladas.

Além de serem usados em saladas, eles também servem para temperar pratos frios e como marinadas rápidas. Uma boa opção é contar com variados tipos de molho prontos para saladas, com sabor e temperos para todos os gostos.

  • Molho para lanches: maionese temperada, ketchup, mostarda e molhos especiais, como barbecue e molho pesto, são muito usados para lanches rápidos e sanduíches. 

Esses tipos de molho podem ser vendidos como opções gourmet para incrementar a experiência do cliente em casa. 

Se o seu segmento for de atacarejo, aproveite para ofertar um mix com sachês e de embalagens maiores para atender aos comerciantes e setor de eventos.

  • Molho para massas: os tipos de molho para massas, caseiros ou industrializados, envolvem incontáveis receitas.

Desde o tradicional molho de tomate até opções como molho branco, quatro queijos e pesto caseiro, as opções são diversas. 

A combinação da venda de massas e molhos, no mesmo corredor da loja, é a maneira mais eficiente de vender mais molhos e aumentar o ticket médio da loja.

Como otimizar as vendas

Falando em combinação de produtos, precisamos pontuar aqui que, para conseguir vender mais e apresentar melhor os tipos de molho que você tem na loja, são necessários considerar:

  1. O sortimento: garantindo variedade e profundidade do mix de tipos de molho para atender às necessidades do cliente em diferentes formatos de loja.
  2. A exposição: priorizando as inovações e utilizando a estratégia de cross merchandising, além de pontos extras para gerar crescimento em valor da categoria. Aproveite para categorizar os molhos de forma organizada, facilitando a escolha do cliente. 
  3. A navegação: aumentando a visibilidade dos molhos antes e durante a compra, com estratégias como encartes e ilhas de produto em áreas centrais e mais visíveis do ponto de venda.

A seguir, vamos exemplificar melhor essas estratégias de efeito imediato para melhorar as vendas da categoria no varejo.

  • Ofereça combinações de produtos: posicione molhos para massas ao lado de massas secas ou frescas e acrescente opções como queijos ralados. Combos promocionais com desconto incentivam a compra e aumentam a satisfação do cliente.
  • Promova degustação: organize algumas sessões de degustação em horários estratégicos, oferecendo molhos acompanhados por fatias de pão, saladas ou massas simples.
  • Aposte em promoções sazonais. durante datas especiais como o Natal e Ano Novo, os molhos ganham ainda mais relevância. Lançar promoções exclusivas para essas épocas ajuda a impulsionar as vendas, associando molhos a receitas da época. 

Receitas têm tudo a ver!

E se tem uma ação para vender os tipos de molho na loja que tem tudo para dar certo é a sugestão de receitas. 

Muitas vezes, o cliente precisa de inspiração para escolher um produto. Disponibilizar receitas prontas para molhos caseiros rápidos e fáceis de fazer é uma boa ideia. Essas receitas podem constar nas gôndolas ou ser divulgadas nas redes sociais.

Para inspirar sua campanha, veja duas sugestões de receitas com diferentes tipos de molho: 

1. Salada de frango com molho caesar

A combinação clássica pode ser facilmente preparada com alface americana, frango grelhado, croutons e molho Caesar. Ofereça todos os ingredientes juntos para facilitar a compra.

Ingredientes:

  • 1 dente de alho
  • 2 filés de frango
  • 1 colher de chá de mostarda 
  • 1 colher de chá de molho inglês
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
  • 1 gema de ovo
  • 1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Em uma tigela, adicione a pasta de alho e o frango, o suco de limão, o vinagre, a mostarda e o molho inglês. Misture bem. Acrescente a gema de ovo e bata a mistura até ficar homogênea. Vá adicionando o azeite em fio, enquanto bate a mistura para emulsionar e engrossar o molho. 

2. Espaguete ao pesto

Essa é uma opção rápida e prática. O molho pesto pode ser oferecido em diferentes versões, como com manjericão ou com nozes.

Ingredientes:

Modo de Preparo:

No processador de alimentos ou liquidificador, adicione o manjericão, o alho e as castanhas. Processe até que fiquem bem picados. Adicione o queijo parmesão ralado e pulse para misturar. Enquanto processa, vá adicionando o azeite de oliva aos poucos, em fio, até obter uma mistura homogênea e cremosa. Ajuste o sal e misture à massa espaguete cozida. 

Deu água na boca, não é mesmo? Faça isso pelos seus clientes e boas vendas!

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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