O varejo alimentar pode conseguir um bom incremento das vendas ao investir em um mix variado de tipos de molhos.
Combinando uma boa exposição e outras ações estratégicas de venda, o lojista tem as chances de inovar e conquistar mais vendas com a categoria, criando um ambiente de consumo para aumento do ticket médio e a fidelização de clientes.
Seja com tipos de molho para salada, sanduíches ou massas, o que vale é contar com variedade e oferecer conveniência aos consumidores. Por isso, hoje vamos falar quais são os principais tipos de molho e como vendê-los de forma atrativa.
Boa leitura!
Setor em expansão
Os tipos de molho e condimentos, que inclui principalmente maionese, ketchup, mostarda e molhos barbecue e para saladas, movimentou mais de R$ 5,3 bilhões no Brasil em 2023.
O mercado apresentou um crescimento de 13,2% em relação ao ano anterior. Os dados são de acordo com a pesquisa da Euromonitor, e revelam que maionese lidera as vendas com aumento na frequência de compra e crescente uso em sanduíches e receitas caseiras.
Hellmann’s, a marca mais popular entre os brasileiros, segue presente em 70% dos lares brasileiros. O estudo também observou a venda cruzada entre as categorias.
Cerca de 90% dos consumidores que compram maionese também acabam adquirindo ketchup. E 61% acabam comprando mostarda também. Esses dados evidenciam a importância de incrementar a venda associando os três tipos de molho.
Perfil de compra
Já um estudo da Kantar trouxe alguns perfis de compra para os principais tipos de molho. A maionese, por exemplo, está presente em 87,7% dos lares brasileiros, com consumo médio de 1 kg ao ano.
A marca é o principal fator na decisão de compra para todos os tipos de molho. Os canais de preferência são supermercados (88,2%) e hipermercados (52,6%), seguidos pelas lojas de atacarejo.
O grande diferencial das vendas, no ponto de vista do consumidor, são as embalagens econômicas e combos promocionais desses tipos de molho.
Tipos de molho para ter na prateleira
A categoria de molhos oferece uma oportunidade lucrativa para lojistas que desejam diversificar o mix de produtos e conquistar mais clientes.
Os diferentes tipos de molho, como aqueles para saladas, sanduíches e massas, além dos condimentos, podem se transformar em um mix de destaque nas prateleiras, especialmente se forem acompanhados de estratégias de venda bem definidas.
Para aplicar as ações, antes é necessário entendermos melhor quais são os tipos de molho e suas aplicações na culinária. Então vamos lá!
Principais tipos de molho
- Molho para saladas: vinagrete, molho Caesar e molhos à base de iogurte estão entre os mais procurados na subcategoria de molhos para saladas.
Além de serem usados em saladas, eles também servem para temperar pratos frios e como marinadas rápidas. Uma boa opção é contar com variados tipos de molho prontos para saladas, com sabor e temperos para todos os gostos.
- Molho para lanches: maionese temperada, ketchup, mostarda e molhos especiais, como barbecue e molho pesto, são muito usados para lanches rápidos e sanduíches.
Esses tipos de molho podem ser vendidos como opções gourmet para incrementar a experiência do cliente em casa.
Se o seu segmento for de atacarejo, aproveite para ofertar um mix com sachês e de embalagens maiores para atender aos comerciantes e setor de eventos.
- Molho para massas: os tipos de molho para massas, caseiros ou industrializados, envolvem incontáveis receitas.
Desde o tradicional molho de tomate até opções como molho branco, quatro queijos e pesto caseiro, as opções são diversas.
A combinação da venda de massas e molhos, no mesmo corredor da loja, é a maneira mais eficiente de vender mais molhos e aumentar o ticket médio da loja.
Como otimizar as vendas
Falando em combinação de produtos, precisamos pontuar aqui que, para conseguir vender mais e apresentar melhor os tipos de molho que você tem na loja, são necessários considerar:
- O sortimento: garantindo variedade e profundidade do mix de tipos de molho para atender às necessidades do cliente em diferentes formatos de loja.
- A exposição: priorizando as inovações e utilizando a estratégia de cross merchandising, além de pontos extras para gerar crescimento em valor da categoria. Aproveite para categorizar os molhos de forma organizada, facilitando a escolha do cliente.
- A navegação: aumentando a visibilidade dos molhos antes e durante a compra, com estratégias como encartes e ilhas de produto em áreas centrais e mais visíveis do ponto de venda.
A seguir, vamos exemplificar melhor essas estratégias de efeito imediato para melhorar as vendas da categoria no varejo.
- Ofereça combinações de produtos: posicione molhos para massas ao lado de massas secas ou frescas e acrescente opções como queijos ralados. Combos promocionais com desconto incentivam a compra e aumentam a satisfação do cliente.
- Promova degustação: organize algumas sessões de degustação em horários estratégicos, oferecendo molhos acompanhados por fatias de pão, saladas ou massas simples.
- Aposte em promoções sazonais. durante datas especiais como o Natal e Ano Novo, os molhos ganham ainda mais relevância. Lançar promoções exclusivas para essas épocas ajuda a impulsionar as vendas, associando molhos a receitas da época.
Receitas têm tudo a ver!
E se tem uma ação para vender os tipos de molho na loja que tem tudo para dar certo é a sugestão de receitas.
Muitas vezes, o cliente precisa de inspiração para escolher um produto. Disponibilizar receitas prontas para molhos caseiros rápidos e fáceis de fazer é uma boa ideia. Essas receitas podem constar nas gôndolas ou ser divulgadas nas redes sociais.
Para inspirar sua campanha, veja duas sugestões de receitas com diferentes tipos de molho:
1. Salada de frango com molho caesar
A combinação clássica pode ser facilmente preparada com alface americana, frango grelhado, croutons e molho Caesar. Ofereça todos os ingredientes juntos para facilitar a compra.
Ingredientes:
- 1 dente de alho
- 2 filés de frango
- 1 colher de chá de mostarda
- 1 colher de chá de molho inglês
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
- 1 gema de ovo
- 1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Em uma tigela, adicione a pasta de alho e o frango, o suco de limão, o vinagre, a mostarda e o molho inglês. Misture bem. Acrescente a gema de ovo e bata a mistura até ficar homogênea. Vá adicionando o azeite em fio, enquanto bate a mistura para emulsionar e engrossar o molho.
2. Espaguete ao pesto
Essa é uma opção rápida e prática. O molho pesto pode ser oferecido em diferentes versões, como com manjericão ou com nozes.
Ingredientes:
- 2 xícaras de folhas de manjericão fresco
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
- 1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
- 1/3 de xícara de nozes ou castanhas
- 2 dentes de alho
- Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
No processador de alimentos ou liquidificador, adicione o manjericão, o alho e as castanhas. Processe até que fiquem bem picados. Adicione o queijo parmesão ralado e pulse para misturar. Enquanto processa, vá adicionando o azeite de oliva aos poucos, em fio, até obter uma mistura homogênea e cremosa. Ajuste o sal e misture à massa espaguete cozida.
Deu água na boca, não é mesmo? Faça isso pelos seus clientes e boas vendas!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.