Home Dicas Black Friday “O dia chegou, e agora?” 3 Dicas para vender mais na Black...

“O dia chegou, e agora?” 3 Dicas para vender mais na Black Friday!

0
1783

Vender mais na Black Friday é planejamento. Vender mais na Black Friday é estar de olho nos resultados do ano passado. Mas não é só isso: vender mais na Black Friday é também fazer trabalho de chão de loja quando a data chegar. Você está lá, focado nos seus planejamentos, e de repente a Black Friday chega e uma multidão invade sua loja. E agora?

Isso é muito comum. Muitas vezes, donos de negócios estão tão preocupados com a divulgação das ofertas e das promoções que acabam deixando o chão de loja sem muita organização prévia. E aí, quando o dia fatídico chega, as filas estão gigantes, os vendedores não são suficientes e você acaba perdendo vendas por conta da desorganização.

Ainda bem que evitar isso é fácil, né? Então, se você quer vender mais na Black Friday precisa entender bem algumas questões no seu negócio que vão além de preços e da divulgação. Quais questões? Ah, eu te conto logo aí embaixo. Vamos?

Vender mais na Black Friday com o seu layout

Se você vir alguns vídeos de pessoas entrando em lojas na Black Friday, vai ficar até um pouco assustado com o volume de clientes que parecem simplesmente brotar do nada.

Nesse caso, a loja abriu à meia-noite e já tinha muita gente disposta a comprar na madrugada. Isso acontece porque a data vem com um grande um senso de urgência, principalmente em meio ao cenário econômico complicado em que estamos, com muita gente procurando por preços mais baixos. Nesse ano, uma multidão como essa pode muito bem aparecer na sua loja.

Pra que você consiga lidar com esse grande fluxo de pessoas, que talvez não seja tão alarmante como o do vídeo, mas ainda assim é maior que o do dia a dia, seu layout precisa estar perfeito para acomodar os clientes. Vender mais na Black Friday só é possível quando as pessoas conseguem andar pelos corredores para pegar as mercadorias.

Veja algumas recomendações que nós temos para que seu layout te ajude a vender mais na Black Friday:

  • Sua porta central deve dar para um corredor amplo, com poucas obstruções;
  • Seus produtos mais valiosos devem estar mais ao fundo;
  • Produtos de valor médio e mais baixo devem fazer o “caminho” para os mais caros;
  • O caixa deve ficar mais no canto da loja, e a fila não pode interferir na passagem;
  • Tenha pelo menos um acesso para entrada e outro para saída;
  • Marque a fila com delimitações físicas para que não vire bagunça;
  • Coloque placas que indiquem a localização de categorias de produtos pela loja;
  • Crie um caminho desobstruído para o estoque para evitar rupturas de gôndolas;

Dentre outras recomendações. Com esses cuidados, seu salão de vendas fica amplo e vender mais na Black Friday fica muito mais fácil.

Decorar é preciso

A decoração pode até parecer só um detalhe, mas não é bem assim. A iluminação e a ornamentação do ambiente fazem toda a diferença na hora da compra, especialmente em datas comemorativas. Por que você acha que os shoppings colocam árvores de Natal e fazem uma decoração tão elaborada para a data?

A decoração da Black Friday também fala alto na conversão de vendas. Um ambiente bonito e no clima da data deixa os clientes mais investidos na ideia de comprar, criando uma “atmosfera” de vendas e ótimas oportunidades de negócio.

Vender mais na Black Friday: cartaz anunciando “Black Friday 50% off”

Com essa ambientação especial, os clientes se sentem mais motivados a comprar. E não precisa ser muito detalhista nem inovar demais, olha só algumas sugestões bem simples:

  • Escolha o esquema de cores, mas deixe o preto em grande evidência;
  • Pendure balões na porta da loja para atrair a atenção dos passantes;
  • Coloque também cartazes com a identidade visual da campanha de Black Friday;
  • Os balões também caem muito bem dentro da loja! Pendure-os alto;
  • Cubra o mobiliário com panos pretos;
  • Faça etiquetas de preço específicas para a Black Friday;
  • Coloque móbiles com a identidade visual da campanha de Black Friday;

Como está o seu estoque?

Você quer vender mais na Black Friday? Para isso, seu trabalho deve começar no estoque.

Não estamos falando necessariamente da gestão de estoque, um cuidado importante na hora das vendas. Estamos falando do espaço físico mesmo, de como o estoque se apresenta pra quem trabalha nele.

Se você quer vender mais na Black Friday, o espaço do seu estoque deve estar impecável para evitar atrasos em reposições. Isso porque os produtos vão sair bem rápido, e você pode perder vendas se demorar demais para encontrar sua reposição.

Vender mais na Black Friday: estoque cheio de produtos

E ainda há a possibilidade de nem todos os produtos estarem expostos – o que é incomum, mas não impossível. O tempo que você leva para buscar o pedido pode fazer o cliente se sentir incomodado com a demora – exacerbada pela loja cheia – e ir embora.

Veja algumas dicas para organizar o estoque:

  • Manter tudo, absolutamente tudo, em prateleiras;
  • As prateleiras devem estar identificadas por categoria;
  • Deve haver um espaço mínimo entre uma prateleira e outra. Recomenda-se 1,50 m;
  • Produtos entregues em caixas devem ser retirados delas pra facilitar a identificação;
  • Estoque em mezaninos não é a melhor ideia de todas;
  • Deve haver um acesso fácil entre estoque e chão de loja;

Trabalhando essas três dicas, você consegue criar um ambiente agradável pra vender mais na Black Friday! Cada uma fala de uma parte diferente da estrutura da loja, e todas juntas em sinergia promovem uma Black Friday mais organizada e eficiente!

Já que estamos falando tanto de vender mais na Black Friday, precisamos dar a dica final: você vai se impressionar MUITO com os preços da Black Week do Martins.com.br. A promoção começa na segunda feira!