Aberta a temporada de festas juninas no varejo

Tempo de Leitura: 4 minutos
Prepare os produtos para festa junina para o arraiá!

Sumário

Óia que a festa mais gostosa do ano tá chegando… Ô trem bão, sô! A temporada caipira já bate à porta e é hora de começar a aquecer as vendas de produtos para festa junina!

Agora, as festas juninas são reconhecidas oficialmente como manifestação da cultura nacional. Tem coisa melhor que celebrar nossas tradições e ainda impulsionar o faturamento do comércio?

Hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber para não deixar o arraial do seu negócio ficar de fora da festança. Bora planejar direitinho e montar um mix de produtos para festa junina que vai fazer o seu caixa dançar quadrilha de alegria?

A força cultural e comercial das festas juninas

Como contamos há pouco, as festas juninas foram declaradas oficialmente manifestação da cultura brasileira no ano passado. A partir de agora, estão lado a lado do nosso amado Carnaval em importância cultural.  

Esse reconhecimento movimenta ainda mais o turismo, a economia local e, claro, o comércio de produtos para festa junina em todo o Brasil. 

E com base nas estimativas anteriores, as expectativas para as vendas também não poderiam ser melhores. De acordo com um levantamento da Shopee, houve um crescimento expressivo nas buscas e nas vendas de itens relacionados às festas juninas entre maio de 2023 e maio de 2024. 

As pesquisas por produtos alimentícios típicos aumentaram mais de 200%, enquanto a procura por artigos de decoração subiu mais de 190%.  

As vendas, claro, acompanharam esse movimento e registraram alta superior a 200% em comparação ao ano anterior. 

Entre os produtos que mais se destacaram estão o amendoim, que teve alta de 170%. Em seguida, as bandeirinhas (150%), pipoca e doce de leite (130%), além de cachaça e mais pipoca, ambos com crescimento acima de 80%. 

Consumo regional 

O levantamento da Shoppe também mostrou que o Nordeste é a principal região consumidora de amendoim, com destaque para Alagoas, onde o volume de vendas cresceu impressionantes 410%.  

No Centro-Oeste, o Mato Grosso liderou o aumento nas compras (320%), seguido por Mato Grosso do Sul (210%) e o Distrito Federal (165%). No Sul, Santa Catarina (225%) e Paraná (170%) também apresentaram fortes crescimentos. 

Outros produtos regionais se sobressaíram: 

  • Cocada foi o item mais vendido na Paraíba (+830%) e no Rio Grande do Norte (+440%)
  • No Amapá e no Tocantins, a estrela foi a paçoca com aumento superior a 300%
  • O doce de leite teve grande procura no Acre (+800%)
  • Já no Ceará, o destaque foi a goiabada, com vendas crescendo mais de 820%

Decoração junina também em alta

O interesse em decorar festas cresceu bastante: itens decorativos típicos tiveram vendas aquecidas principalmente em estados como Pernambuco, Sergipe, Piauí, Maranhão, Goiás e Rio de Janeiro.  

A bandeirinha, símbolo essencial das festas juninas, também foi muito procurada em Roraima, Amazonas, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo e Bahia. 

Por isso, quem trabalha no comércio precisa começar a se preparar desde já para abastecer suas prateleiras com os melhores produtos para festa junina, garantindo um mix junino “pro arraiá” caprichado! 

Os melhores produtos para festa junina

ideias de decoração para festa junina

Agora vem a parte mais gostosa da nossa conversa: montar o mix de produtos para festa junina! E olha, tem muita coisa boa para oferecer aos clientes, viu? Você já conseguiu perceber as preferências dos consumidores, mas tem muito mais para explorarmos! 

Vamos separar os itens essenciais por categorias para facilitar as compras! Afinal, quem resiste a uma mesa cheia de delícias típicas? Estoque: 

Entre os produtos para festa junina complementares, não podem faltar: 

Se for possível, aproveite para explorar também roupas e acessórios típicos como vestidos juninos, camisas xadrez, suspensórios e maquiagem.

Planejamento para uma campanha junina de sucesso

A loja já está decorada? O mix está estocado? Ótimo! Isso mostra que você está no caminho certo e se planejando bem. Mas lembre-se que as estratégias de divulgação também fazem parte do planejamento e precisam estar bem alinhadas.  

Para isso, o ideal é criar um calendário interno para organizar a montagem de pontos extras em zonas quentes da loja, para destacar melhor o mix sazonal, além de programar as campanhas de divulgação.  

Crie combos e pacotes personalizados para atender os variados clientes, desde as empresas e instituições organizadoras de eventos até o consumidor final de produtos para festa junina. 

Venda online! 

A venda digital não pode ficar de fora do seu plano junino. Muitas pessoas deixam para comprar os produtos para festa junina em cima da hora e optam por lojas que oferecem entrega rápida. Dicas para vender mais online: 

  • Monte um catálogo digital caprichado no WhatsApp e Instagram 
  • Destaque os produtos para festa junina em posts e stories temáticos 
  • Faça parcerias com apps de entrega 
  • Crie kits prontos para festas juninas pequenas  

Outra ideia bacana é promover pequenos eventos durante o mês na loja com, por exemplo, distribuição de pipoca grátis nos dias dos “santos juninos”: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).  

Visibilidade é tudo!

Para fechar com chave de ouro a sua campanha, não se esqueça de destacar os produtos para festa junina na entrada e nas pontas de gôndola

Invista ainda na experiência de compra. Quanto mais divertida e prática a compra, mais chances de fidelizar o cliente ou pelo menos fazer que ele permaneça por mais tempo dentro da loja. 

Bom, agora é só botar a mão na massa e preparar a loja para receber o povo animado atrás dos melhores produtos para festa junina.  

Inté a próxima, pessoar!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima