As vendas sazonais de outubro não se resumem apenas ao Dia das Crianças. Logo em seguida, temos o Dia das Bruxas e esse movimento também impacta na vida do consumidor infantil. A oportunidade é muito boa para que você tenha aumento de vendas no período reaproveitando os itens focados no Dia das Crianças.
O halloween é celebrado no dia 31 de outubro. Embora seja uma data tradicionalmente americana, já é muito difundida no Brasil. Escolas aproveitam a temática para realizar atividades culturais e muita gente também costuma fazer festa a fantasia em prol do momento.
E parece que vai ter halloween ainda em 2021! As restrições da pandemia já estão flexibilizadas em muitas cidades, especialmente nas escolas, seguindo os protocolos de biossegurança.
Tudo isso vai impactar diretamente no aumento de vendas da sua loja. Estamos a poucas semanas do halloween, mas se você correr, ainda dá tempo para organizar e lançar ações! A gente te ajuda – bora?
Doces ou travessuras?
A festa do Dia das Bruxas ainda é muito associada à venda de doces e guloseimas em geral. O famoso jargão “doces ou travessuras” é usado pelas crianças que saem às ruas para fazer peripécias de Halloween ou garantir os doces da vizinhança.
Aqui no Brasil mesmo, há muitos condomínios e bairros que costumam realizar essa prática divertida com a criançada. Por isso, você pode trabalhar o mix de doces com maior destaque para a data sazonal.
Aposte em doces em geral: pirulitos, balas, chicletes, bombons, chocolates e o que mais tiver de novidades. Inclusive, esses são produtos que também são trabalhados no checkout, e que vão incrementar bastante nas vendas de Halloween.
Vamos sugerir alguns itens, mas há um amplo mix que você pode oferecer aos clientes:
- Bis Black 100,8g;
- Chocolate Bis Laka 126g;
- Diamante Negro 20g;
- Chocolate Lacta Amaro 90g;
- Bombom Ouro Branco 1Kg;
- Chiclete de Banana – Bubbaloo;
- Bubbaloo de Morango Frutilla;
- Tutti Frutti – Bubbaloo;
- Drops Hortelã -100 unidades;
- Trident Morango 8g;
- Chiclete de Menta Trident 8g;
- Chiclete de Uva – Bubbaloo;
- Bala Halls Extra Forte;
- Drops Cereja Mini.
Pense ainda no mix de descartáveis e alimentos que serão necessários para os consumidores que farão alguma comemoração ou aniversário temático na data. Refrigerantes, ingredientes para receitas doces e salgadas, guardanapo, prato e talher descartáveis não podem faltar.
Um mercado em potencial
A última pesquisa da Euromonitor sobre o segmento de confeitos de açúcar e goma de mascar, divulgada no ano passado, colocou o Brasil como quarta potência nas vendas do varejo no setor.
Foram cerca de 290 mil toneladas de produtos vendidos. E o faturamento total ultrapassou os US$ 3,7 milhões, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.
Até mesmo no primeiro ano de pandemia, o ano encerrou com um superávit de US$ 64,6 milhões graças à importação e exportações para países como os Estados Unidos, Paraguai e Argentina.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), mesmo que não se trate de uma festa tão popular no Brasil, o halloween tem uma expressiva importância para o setor e muitas indústrias já se preparam com seis meses de antecedência para atender a demanda.
Muitas fabricantes ainda aproveitam para lançar produtos e embalagens temáticas para auxiliar o varejo no estímulo das vendas.
Aumento de vendas de Halloween
Nós também separamos outras dicas importantes para ajudar a sua loja a ter aumento de vendas neste final de outubro. Use a criatividade, esteja disposto para fazer uma ação diferenciada nas redes sociais e comemore as vendas.
Reaproveitamento do estoque
Depois de passadas as ações realizadas para o Dia das Crianças, é hora de dar uma olhada no estoque e ver o que dá para aproveitar nas ações de halloween. Como falamos há pouco, o consumidor infantil também é um potencial foco para aumento de vendas nesta época.
Analise os produtos que ficaram estocados e faça a reposição no checkout ou na ilha de produtos especiais de Dia das Bruxas. Observe ainda aqueles itens que podem ser relacionados com a categoria doces como gelatinas, maria mole, leite condensado etc.
Halloween pede decoração
Fomentar as vendas para a data requer uma ambientação à altura da loja. Mesmo com um investimento reduzido, dá para se fazer uma decoração bacana de Dia das Bruxas.
Você pode usar teias de aranha sintéticas nos caixas e bandeirinhas pretas e/ou laranjadas. Além disso, pode pedir que os funcionários estejam fantasiados no dia 31 de outubro.
Mas não deixem que esqueçam de usar máscaras de proteção contra a Covid-19. Pode-se pensar até em uma adaptação de halloween para as máscaras. O que mais importa é a segurança de todos, depois o clima festivo e de vendas.
A criatividade, associada ao baixo investimento, é a boa pedida da vez. Outra ideia é transformar bexigas com desenhos de fantasmas ou até mesmo embalagens de pipoca desenhada com “monstrinhos”. Uma decoração básica e prática que pode até inspirar os seus consumidores a levar a ideia para a casa, com itens comprados da sua loja.
Redes sociais a favor
Faz um feed e perfil temáticos nas redes sociais para chamar a atenção dos consumidores para as vendas na data. Com a pandemia, grande parte dos clientes migrou para o canal de vendas online e não basta pensar só na decoração da loja física, sem considerar as redes sociais.
Se possível, crie promoções com produtos sazonais e divulgue com antecedência nos canais virtuais da loja. Você ainda pode pensar em alguns conteúdos relacionados ao tema para movimentar a página com informação.
Não se esqueça de usar emojis que façam referência à data: abóbora, morcego, aranha, fantasma, bruxa, zumbi etc. Prender a atenção do cliente também vai te ajudar no aumento de vendas.
Outra ideia é oferecer kits e fazer sorteios de produtos como, por exemplo, uma cesta cheia de doces. Vai ser um sucesso!
Delivery atrai clientes
O serviço de delivery se tornou imprescindível nesta pandemia. Você pode aproveitar o halloween para aprimorar as suas entregas e fazer as ações para a data. Por exemplo:
– “Sua festa de halloween em casa! Faça seus pedidos pelo WhatsApp/Instagram/Facebook que a gente entrega!”.
Com certeza muita gente que estava até esquecendo do momento e só precisava dessa oportunidade para dar aquela espairecida com a família ou amigos, vai aproveitar as suas ofertas.
No ano passado, inclusive, algumas grandes multinacionais do setor de doce apostaram no delivery para vender mais durante essa época do ano e em plena pandemia. A tendência está super em alta e ajuda bastante a atrair os clientes.
Se precisar de ajuda para o seu delivery, baixe agora mesmo, e de graça, o Guia definitivo: como montar um delivery de sucesso. Nele tem tudo que você precisa para o seu segmento. Ah, o material também tem dicas de boas práticas que valem para quem já tem delivery!
Incremento das vendas
Se você tem setor de panificação no seu supermercado, temos outra ideia para te ajudar no aumento de vendas para o halloween. Instrua a equipe de confeiteiros ou prestadores de serviço a criar receitas com a temática do Dia das Bruxas.
Cupcakes, tortas e outras guloseimas na vitrine vão chamar a atenção da meninada e até dos adultos que pretendem fazer alguma comemoração em casa. Use balas de gelatina, como aquelas de dentadura, por exemplo, como confeitos.
Algumas dessas receitas podem até render conteúdo para a rede social da loja, informando que todos os ingredientes podem ser encontrados no seu supermercado.
Essas são algumas dicas que vão te auxiliar nas estratégias de vendas para este mês de outubro. Agora que já passou o Dia das Crianças, comece a se organizar para as vendas a seguir.
Feliz Dia das Bruxas antecipado!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.