Descubra como fazer fotos de produtos para as redes sociais da sua loja

Tempo de Leitura: 6 minutos
mulher fazendo foto com celular de uma camiseta em cima da mesa

Sumário

A pandemia levou muitas empresas para as redes sociais como forma de driblar a crise e seguir vendendo. Por aí foi assim também? Saber usar as plataformas é tão importante quanto estar presente nelas. Por isso, para você que tem uma loja, hoje vamos trazer informações de como fazer fotos de produtos tão perfeitas que você irá usar no Facebook, no Instagram e em qualquer rede social do seu negócio.

A imagem que é transmitida pela rede social diz muito sobre o seu negócio. Daí a importância de caprichar nas fotos para interagir com os seguidores e transformar essa conexão em vendas.

O uso das redes sociais exige da gente atenção e aperfeiçoamento. Até porque cada plataforma oferece recursos que podem ser explorados pelo usuário. Porém, de nada adiantam os filtros se a foto não for bem produzida.

Calma, que para isso não são necessários equipamentos mirabolantes e nem fotógrafos profissionais. Claro que em certas ocasiões, como lançar uma mega campanha, você pode optar por esses serviços. Mas, para o dia a dia, um bom celular já é a solução para você fazer fotos de produtos com qualidade.

Aqui mesmo no blog já falamos da importância de apostar em vídeos para as redes sociais como Instagram e TikTok. Hoje vamos seguir esse mesmo propósito e mostrar como fazer fotos de produtos para chamar atenção dos seus seguidores.

A força das redes sociais

Antes de entrarmos nas dicas de como fazer fotos de produtos para as redes sociais da sua loja, vamos mostrar alguns números que reforçam o quanto é importante dar atenção às plataformas online devido à quantidade de usuários que navegam por elas.

O Facebook segue disparado entre as redes sociais mais acessadas no mundo. São 2,85 bilhões de contas ativas, sendo 130 milhões brasileiras. Os dados são do relatório Digital 2021, que também aponta que os brasileiros ficam conectados às redes sociais por cerca de quatro horas por dia.

Na segunda posição das redes sociais mais usadas no Brasil em 2021 está o Youtube, com 127 milhões de usuários. Em seguida aparecem o WhatsApp, com 120 milhões de usuários, e o Instagram, com 110 mil pessoas conectadas à rede social.

O TikTok, o queridinho do momento, também aparece no ranking do Digital 2021, assumindo a nona posição. São 16,5 milhões de usuários da rede no Brasil.

Redes sociais x Vitrine de produtos

Vamos a uma outra pesquisa, agora da All iN | Social Miner, feita em parceria com Opinion Box e Etus. De acordo com o levantamento, 76% dos consumidores pesquisam por produtos acessando as redes sociais.

Além disso, 74% deles disseram que utilizam as redes sociais para fazer compras. Esses dados reforçam o poder das mídias como vitrine para expor os produtos e o melhor – de forma gratuita.

Sim, fazer publicações nas redes sociais é de graça. A não ser que você queira impulsionar posts, ação que também recomendamos para ter melhor engajamento na página.

Entre os motivos apontados pelos consumidores para a preferência de compras pelas redes sociais estão: a facilidade das pesquisas, melhores preços e o acesso a avaliações da loja e dos produtos – que ficam públicas para os usuários.

Quanto às redes sociais mais usadas para compra, em primeiro aparece o Google Shopping (53%). Em seguida o Instagram (50%), Facebook (43%) e WhatsApp (42%).

E quer saber mais? Mais de 60% dos consumidores também navegam nas redes sociais para conferir fotos que ilustram o produto. Esse é só mais um motivo para você trabalhar bem esse ponto. Por isso, vamos te ajudar no processo de como fazer fotos de produtos para usar nos perfis do seu negócio.

Como fazer fotos de produtos para as redes sociais

Vamos ao que interessa então: como fazer fotos de produtos para as redes sociais da sua loja. Os smartphones de hoje oferecem câmeras com diversas resoluções. Mas, adiantamos que esse fator não é o mais importante.

O que realmente importa é como você fotografa. Nossa intenção é te ajudar a fazer as melhores fotos para a sua loja com o seu smartphone. Nada de deletar registros porque a foto ficou escura, torta, embaçada e por aí vai!

São dicas bem práticas e simples, mas que fazem uma diferença incrível no resultado final. E você vai ter certeza desse resultado quando os seus seguidores não só interagirem mais com você nas redes sociais, como também quando as vendas de fato acontecerem.

Vamos então às dicas de como fazer fotos de produtos para as redes sociais da sua loja!

Ative as linhas de grade

A primeira dica é ativar as linhas de grade da câmera do seu smartphone. Esse recurso é fundamental para deixar as suas fotos alinhadas e com um enquadramento perfeito.

Para isso, abra a câmera do seu celular, acesse as configurações – costuma ser um símbolo de engrenagem – e procure por “Linhas de grade” ou “Linhas de enquadramento”. O nome pode variar conforme o aparelho.

Cenário de fundo

Mulher tirando foto de vegetais usando celular fundo branco

Esse é um ponto super importante para uma boa foto. Um cenário mal planejado, com objetos de fundo que não fazem parte da cena, estraga todo o clique. Além de passar a impressão de amadorismo, de que a foto foi feita de qualquer jeito.

Nossa sugestão é você ter um cantinho na sua loja dedicado para fotos de produtos e que esse espaço tenha fundo branco. Se a parede tiver alguma cor, use uma cartolina ou tecido branco, por exemplo, para fazer esse pequeno cenário.

Dessa forma você consegue valorizar o produto escolhido para a foto, sem poluir o ambiente com objetos que nem fazem parte do contexto. Mas ôh, você pode usar outros elementos na hora de fazer essas fotos, desde que tenham harmonia entre si.

Limpe as lentes

Não custa reforçar! Limpar as lentes faz muita diferença na qualidade da foto. Basta passar um pano em cima delas para tirar manchas de dedo e sujeiras, por exemplo. Se na hora não tiver um paninho por perto, pode usar o cantinho da sua blusa para limpar, mas cuidado para não arranhar a lente, hein!

Uso do zoom

Pode parecer inofensivo, mas usar o zoom faz com que perca um pouco a qualidade da foto. Você pode até não perceber ao conferir o registro pela tela do celular. Porém, em telas de computadores é nítido.

Quando você usa o zoom, a foto costuma ficar sem nitidez, sem foco. E, como a prioridade é a busca de qualidade, a nossa dica é: se for usar o zoom, use com moderação. Ou seja, não aproxime tanto. Caso contrário, a sua foto pode ficar borrada, granulada.

Luz

Luz natural ou artificial, esse quesito é fundamental para uma foto de qualidade. Se vai fazer foto de um produto, quanto mais luz tiver ao redor, mais nítida ela ficará. Nossa dica para você encontrar a melhor posição da luz é girar com a câmera aberta do celular.

Com os movimentos você vai achar a melhor iluminação para a sua foto. Se usar iluminação artificial, a regra é a mesma. Vai testando o ring light até achar a melhor posição.

Ajuste o foco

Para que a sua foto fique nítida, ajuste o foco. É bem fácil fazer isso, olha só: clique na tela do celular em cima do objeto que vai fotografar. Vai aparecer um quadrado amarelo em cima desse objeto, focando-o corretamente.

Alguns aparelhos não mostram esse quadrado. Mas, ao clicar na tela, você vai perceber que o item ficou focado. Se não conseguir identificar em um clique, toque mais vezes na tela do celular.

Edite as fotos

Dê um toque extra nas suas fotos editando-as. Há muitos aplicativos gratuitos que podem te ajudar a ajustar o contraste, por exemplo. Ou até mesmo para tirar fundo, inserir textos, filtros, emoticons, entre outros recursos para melhorar a qualidade dos seus cliques.

Vamos sugerir alguns programas gratuitos que podem te ajudar na edição: PicsArt, VSCO, Snapseed, InShot, Canva, Mojo, entre outros.

Ah, e nada de fotos tremidas. Para isso, segure o celular com as duas mãos.

Gostou das dicas de como fazer fotos de produtos para as redes sociais? Não se esqueça que é preciso um conjunto de ações para você bombar nas mídias online. Não se esqueça do bom português, da clareza nas informações e da rotina de postagens.

Aproveitamos para dizer que temos vários conteúdos disponíveis para você sobre redes sociais, inclusive alguns focados no Instagram e Facebook. E não se esqueça que você pode usar todas essas dicas de hoje para vender pelo Whatsapp.

Até a próxima!

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