Já pensou em abrir um bar de cerveja artesanal?
Além de ser o país do futebol, o Brasil pode ser considerado também o país da cerveja. Hoje ocupamos a terceira posição no ranking dos maiores produtores de cerveja do mundo, ficando atrás só da China e dos Estados Unidos. Cerveja também é a bebida alcoólica número 1 por aqui, e se você está pensando em abrir um negócio, deveria levar esses números em consideração.
É possível? Vale a pena? A rentabilidade compensa? Todas essas perguntas já devem ter se passado pela sua cabeça, e estamos aqui hoje para dizer que a resposta é sim para todas elas. Se tem alguma dúvida, continue a leitura e descubra você mesmo!
Bar de cerveja artesanal: o novo bom negócio
“Se o Brasil é tão fã de cerveja, por que investir em um bar de cerveja artesanal em vez de um bar tradicional?”, você deve estar se perguntando. Segundo estudos do Sebrae, a variedade de cervejas produzidas no país ainda é muita se comparada ao número de consumidores, o que significa potencial e espaço para o mercado crescer.
As cervejarias tradicionais já estão vendo o volume de vendas cair, e um dos “culpados” é o aumento do interesse por cervejas premium, incluindo cervejas artesanais. E onde esse público cervejeiro que busca variedade e qualidade pode buscar diferentes modalidades da bebida? No bar de cerveja artesanal, claro!
Pode parecer arriscado fechar as portas para os clientes que só querem a boa e velha cervejinha, mas quem abre um bar de cerveja artesanal tem muito mais chances de emplacar o negócio se entrar com tudo no nicho do que quem tenta abraçar todos os públicos.
É mais fácil investir em um perfil específico, mais propenso a ser fidelizado – bar de cerveja artesanal ainda é novidade no mercado, lembra? – do que apostar em várias frentes e ser apenas mais um bar no meio da concorrência.
Como atrair clientes para o bar de cerveja artesanal?
O fato de existir demanda não significa que basta abrir as portas para ver a casa cheia. Confira algumas dicas para aproveitar todo o potencial do bar de cerveja artesanal e se tornar o novo negócio favorito da região!
Ofereça sempre mais
Uma característica importante das cervejas artesanais é que um rótulo nunca vai ser igual ao outro. O processo de produção mais autoral abre margem para uma infinidade de combinações de ingredientes que interferem não só no sabor como também no aroma, cor e textura das bebidas.
Explorar essas diferentes possibilidades é parte importante da experiência para os fãs da bebida, e seu bar de cerveja artesanal deve estar pronto para oferecê-la. Por isso, o primeiro passo para atrair clientes é fazer uma boa seleção das cervejas e estar sempre de olho nas novidades do mercado.
Ao mesmo tempo, mesmo o fã de cerveja mais aventureiro pode curtir tomar um chopp de vez em quando, principalmente se é fabricado por uma marca reconhecida pela qualidade de seus produtos. Veja o exemplo da Uberbrau, que além de oferecer rótulos com fórmulas únicas e ingredientes especiais, também trabalha com chopp de altíssima qualidade, que agrada os paladares mais exigentes.
O chopp acaba sendo também uma boa “porta de entrada” para os não iniciados no universo das cervejas gourmet, e seu bar de cerveja artesanal também precisa atender bem os novatos na área. Ou seja, oferecer chopp é garantia de vender mais e ainda estimular um consumo maior entre os clientes.
Todo dia é dia de promoção
Como você irá trabalhar com uma variedade grande de produtos, as promoções tem que fazer parte da rotina do bar de cerveja artesanal para manter o estoque girando e ainda estimular a clientela a conhecer todo o cardápio.
Em vez de oferecer descontos generalizados, é melhor escolher algumas cervejas específicas por vez para ter um desconto bem atrativo e promover rotatividade. Assim nenhuma bebida fica encalhada no estoque e seu cliente sempre vai ter um motivo diferente para visitar o bar de cerveja artesanal.
Para não levar prejuízo, é preciso encontrar uma excelente relação de custo-benefício com seu fornecedor. Frete grátis, cashback e clube de benefícios são algumas vantagens do Martins.com.br que você já conhece, e nosso catálogo de cervejas artesanais só cresce – ou seja, mais um motivo para apostar no bar de cerveja artesanal!
Eventos e shows
Para fazer com que a experiência no seu bar de cerveja artesanal seja ainda mais atrativa, é interessante oferecer algumas atrações, como shows de música ao vivo. Só que pra isso você precisa conhecer bem o seu público-alvo, para não errar na hora de convidar o artista!
Um jeito interessante de fidelizar a clientela é estabelecer um dia específico da semana ou do mês para os shows ou usá-los como estratégia para atrair mais gente em dias menos movimentados, como quartas e quintas-feiras.
Além de música, que tal contratar um especialista ou até mesmo um mestre cervejeiro para uma noite de degustação? A ideia é oferecer uma espécie de aula para os clientes, ensinando a beber melhor, identificar diferentes aspectos das bebidas e, claro, provar uma variedade maior de bebidas.
Cardápio gourmet
O público que frequenta um bar de cerveja artesanal costuma ser exigente não só na escolha das bebidas, mas também na hora de comer. Assim, da mesma forma que é preciso oferecer mais que um choppinho, para conquistar essa clientela sofisticada é preciso ir além da porção de batata frita.
A grande tendência do momento para os bares de cerveja artesanal é investir também em um cardápio gourmet que combine com as bebidas que estão sendo servidas.
Mas não precisa ir muito longe! Em vez de dispensar a batata frita, a mandioca e o frango a passarinho, por exemplo, aposte em molhos refinados para acompanhá-los, que ajudem aguçar o sabor da cerveja. Já os hambúrgueres funcionam como bons pratos principais, além de serem perfeitos para acompanhar cervejas encorpadas.
E aí, concorda que vale a pena investir no bar de cerveja artesanal? Então não perca mais tempo saiba tudo sobre como montar um bar!