Black Week ou Black Friday? Qual é melhor de vender?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Sumário

Já estamos no mês de novembro e chegou a hora de bater o martelo: vai ter Black Friday ou Black Week na sua loja?

Completando 10 anos no Brasil em 2020, a Black Friday já dispensa apresentações, mas para muitos varejistas o conceito de Black Week ainda é novidade. Como o próprio nome já indica, a premissa do evento é estender as promoções da sexta-feira ao longo da semana que antecede a Black Friday.

Muitas empresas têm adotado a estratégia nos últimos anos com o objetivo de maximizar as oportunidades de venda ou criar um clima de expectativa antes do grande dia. Sem conhecer a realidade da loja e suas metas de faturamento é impossível bater o martelo e dizer qual das alternativas é a melhor, mas uma coisa eu garanto: com o planejamento adequado é possível lucrar bastante em novembro, seja na Black Friday ou na Black Week.

Quer saber quais as vantagens e desvantagens de cada uma dessas ações? Então vem comigo!

calendário do mês de novembro com a área do dia 27 marcada com alfinete vermelho

Black Friday ou Black Week?

Para muitos pode não fazer muito sentido o fato de a Black Friday sempre acontecer na última sexta-feira de novembro, mas a escolha da data está ligada à origem do evento nos Estados Unidos. Para alguns países da América do Norte, esse é o dia que vem logo em seguida da festa de Ação de Graça, evento relacionado à história do território.

Apesar de não sabermos com certeza quando a data começou a ser sinônimo de promoções, diversos acontecimentos ligam o evento a um marco de retomada da economia após períodos de grandes perdas. Com o tempo, a Black Friday também se tornou a estratégia de alguns lojistas para liquidar o estoque antes do Natal.

Essa história, no entanto, não tem nada a ver com a tradição brasileira, que só viu no evento uma oportunidade de dar aquele gás no comércio antes das festas. Para muitas empresas isso significou passe livre para maximizar todo o potencial da ação, com promoções durante a semana toda, no caso da Black Week, ou até do mês, como acontece na Black Martins.

Como já adiantei, não existe uma opção “melhor” ou “pior” na hora de decidir como vai ser a sua temporada Black, mas sim aquela que combina mais com seu perfil, suas possibilidades no momento e também seus objetivos.

Para te ajudar, elenquei os principais aspectos de cada uma delas, olha só!

Por que fazer uma Black Week na loja

A Black Week é a melhor opção para quem deseja segmentar o movimento, aumentar o ticket médio ou então fisgar o público antes do dia 27.

Se engana quem pensa que só grandes empresas são capazes de sustentar um evento assim, já que a Black Week pode funcionar como estratégia até para quem não conseguiu uma boa margem de descontos para os produtos.

Pense comigo: em vez de fazer a clientela esperar até o fim da semana para encontrar promoções, é muito mais interessante apresentar as ofertas ao longo dos dias e facilitar a vida de quem quer fugir do tumulto da Black Friday. A concorrência também tende a ser menor durante a Black Week, uma excelente oportunidade para se destacar no mercado.

Deixe para a sexta-feira aqueles produtos com os descontos mais atrativos, mas não exclua o resto do estoque da brincadeira, dando aquele gás na divulgação das mercadorias ao longo da semana para torná-los imperdíveis mesmo com ofertas mais modestas.

Você também pode usar a Black Week para evitar aglomerações na sexta-feira. Seu ponto de vendas é pequeno? Seu site não suporta muito tráfego? Então escolha um dia diferente para cada segmento, descentralizando as vendas e criando uma excelente oportunidade de fidelização. Capriche na divulgação e se jogue na Black Week!

Por que fazer uma Black Friday na loja

 tablet com ícone da Black Friday na tela cercado de sacolas pretas e duas carteiras

A Black Friday, por sua vez, é a opção mais segura para quem quer apostar na tradição. Concentrar as promoções em um único dia te dá mais fôlego para oferecer descontos maiores, já que o prazo de duração é limitado e a escassez é um excelente gatilho de persuasão para convencer os consumidores.

Mas lembre-se: se os clientes vão esperar até o dia 27 para comprar na sua loja, os preços precisam estar baixos MESMO. Não dá para decepcionar o público nesse momento, hein!

Dedicar um único dia para o evento também significa mais economia em termos de infraestrutura e uma vantagem maior na precificação. Muitas lojas precisam contratar colaboradores temporários, além de segurança e time de limpeza reforçados. Tudo isso são custos que devem constar no seu orçamento e podem impactar o preço final das mercadorias.

Aí é matemática básica: sustentar esse movimento por um dia sai bem mais barato do que uma semana inteira.

Caso opte pela Black Friday em vez da Black Week, você também não pode esquecer de fazer uma boa divulgação. Empresas do Brasil inteiro estarão participando do evento e é essencial pensar em meios para se destacar.

Mesmo que os descontos se concentrem só em um dia, vale a pena fazer uma “Black Week” nas redes sociais mostrando os produtos que estarão disponíveis e os descontos que os clientes irão encontrar.

Conclusão

A garantia do sucesso não está na Black Friday ou na Black Week, mas sim nas estratégias adotadas em cada uma delas. Mas se o dia da promoção não faz diferença, não posso dizer o mesmo da escolha do fornecedor.

Se existe uma unanimidade aqui, ela está no nome do Martins. O Martins.com.br passou o ano inteiro se preparando para estar ao seu lado na temporada Black 2020 e ao longo de todo o mês de novembro nosso site conta com promoções e vantagens exclusivas para você bater recordes de venda, independente da data.

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