Dicas de como criar uma campanha solidária na sua loja

Tempo de Leitura: 4 minutos
campanha solidária transforma negócios com responsabilidade social

Sumário

A união nacional de forças para arrecadar donativos para as vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul, no último mês, nos evidenciou a força de uma campanha solidária.

Houve uma mobilização de praticamente todos os setores econômicos, a destacar o varejo. É importante considerar que os consumidores estão muito atentos a essas práticas sociais das empresas.

Investir em responsabilidade social não é apenas uma opção do empresariado. Se tornou uma necessidade estratégica. 

No varejo, realizar uma campanha solidária é capaz de transformar uma comunidade inteira e solidificar a marca. O texto de hoje é para mostrar como a solidariedade pode ser uma ferramenta potente para alavancar os negócios.

O que é campanha solidária?

A campanha solidária é uma ação social organizada para arrecadar doações ou mobilizar voluntários para ajudar em uma causa específica. 

Essas ações podem ocorrer de diferentes maneiras: arrecadação de alimentos, roupas e produtos de higiene, por exemplo. Montagem de cestas básicas ou ainda arrecadação de recursos financeiros para custear uma iniciativa. 

A campanha solidária pode ser realizada de forma independente por uma empresa ou em parceria instituições de caridade e organizações sociais. O mais importante é: reunir esforços para ajudar comunidades, pessoas e animais em situação de vulnerabilidade ou causas ambientais.

A relevância da campanha solidária no varejo

Ajudar em uma causa solidária é nobre, mas também é uma maneira de mostrar para os seus clientes a sua preocupação e disposição para unir forças e fazer o bem. Essa conduta torna a marca sólida, confiável e responsável.

Uma campanha solidária também permite que o comércio fortaleça sua imagem criando laços emocionais com os clientes. Isso, claro, demonstrando um compromisso com as causas sociais.

Ações como campanhas do agasalho e Natal Solidário demonstram os reais valores da empresa. Revela ainda que é possível associar negócios à solidariedade, entre outros motivos:

  • Inspira e mobiliza uma maior rede de pessoas para ajudar o próximo;
  • Promove a cultura de cooperação e empatia;
  • Permite que a marca seja lembrada como aquela que fez a diferença entre tantas;
  •  Promove mudanças positivas na comunidade.

3 dicas para criar uma ação transformadora

Se você quer ser uma loja que seja lembrada no varejo pela relevância comercial e social, preste muita atenção nos tópicos a seguir. Com essas orientações, você com certeza vai conseguir criar uma campanha solidária realmente transformadora. 

1. Estimule a participação da comunidade

Na hora de decidir sobre qual causa você pretende ajudar – e que reflita os valores do seu negócio -, leve em consideração o impacto que a campanha solidária terá na comunidade.

A campanha solidária precisa ser relevante, de fato, para ter resultados. Para isso, é fundamental engajar a comunidade local para uma maior adesão à ação. 

2. Seja transparente 

Estabelecer metas claras sobre quantitativo de donativos ou valor financeiro a arrecadar, desde o início da campanha, ajuda a manter o foco e avaliar se a ação vai bem ou não. 

Também facilita a manter a total transparência dos resultados ao público, garantindo credibilidade à ação. A depender do prazo da campanha solidária, o ideal é informar regularmente o que já foi arrecadado e como as doações serão utilizadas. 

3. Facilite as doações

Campanhas muito burocráticas acabam tendo pouca adesão. Então, facilite para os clientes e a comunidade as formas de doações. Por exemplo: caixas de coleta na loja, doações online, QR codes, pontos de arrecadação em lojas próximas etc. 

Uma ideia que funciona bastante é fazer parcerias com outras empresas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e influenciadores digitais para fortalecer a campanha solidária. 

Essas colaborações estratégicas podem trazer recursos adicionais, aumentar a visibilidade da ação e ampliar os postos de coleta para abranger a ação.

Veja a seguir algumas sugestões de campanhas para se fazer ao longo do ano:

  • Arrecadação de alimentos para montagem de cestas básicas no Natal;
  • Campanha do agasalho para moradores em situação de rua;
  • Campanha do agasalho para animais em situação de abandono;
  • Feira de adoção animal;
  • Arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças;
  • Coleta de material escolar para volta às aulas;
  • Campanha de doação de sangue;
  • Dia de compras beneficente.

Essa última é o tipo de ação em que uma fatia da receita da loja com as vendas, durante o período da campanha solidária, é destinada para uma causa social. Informe os clientes sobre a iniciativa e escolha uma organização ou projeto local para receber a doação.

As lojas parceiras de hospitais do Câncer costumam fazer muito isso, destinando os percentuais arrecadados às instituições hospitalares a fim de ajudar a custear insumos e tratamento aos pacientes. 

Oportunidade de fazer o bem

Esteja sempre muito antenado às necessidades da comunidade em que a sua loja esteja inserida. Uma campanha solidária jamais deve ser abraçada com oportunismo, mas sim como oportunidades.

Oportunidade de fazer o bem, oportunidade de se aproximar dos seus clientes e da sua comunidade e oportunidade de comprovar que você e a marca estão preocupados em transformar a sociedade.

Por falar em oportunidades, o segundo semestre bate à porta cheinho de possibilidades para campanhas solidárias. Aproveite o timing! 

Com planejamento, dedicação e transparência, sua loja pode fazer a diferença e inspirar outros varejistas a seguir o mesmo caminho.

Não basta simplesmente pensar e executar uma campanha de arrecadação de recursos ou donativos. É preciso pensar e executar uma ação que sensibilize a sociedade e promova grandes na vida das pessoas. 

Boas campanhas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

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