Em todos os cantos do país, o carnaval toma conta das ruas por quase cinco dias. No entanto, em tempos de pandemia, que ainda vivenciamos, a união entre multidões vai ficar um pouco mais restrita. O que não impede o carnaval 2022 de ser uma grande folia para os brasileiros e os varejistas.
É isso mesmo! A oportunidade continua sendo muito boa para você colocar o seu comércio na mira das vendas para o carnaval 2022. Apesar das incertezas que ainda rondam sobre a data, nem todas as cidades cancelaram o carnaval.
Além disso, boa parte delas ainda devem contar com eventos. Isso ajudará a impulsionar muitos comércios, principalmente aqueles setores que ficaram o último ano sem lucrar.
No artigo de hoje, vamos te apresentar boas dicas para preparar a sua loja e te ajudar a retomar as vendas neste período. Vai ser uma grande festa para as vendas!
O carnaval 2022 foi cancelado onde você mora?
Antes era dado como certo o carnaval 2022 em muitas regiões do país. O problema é que um cenário pandêmico é cheio de incertezas e a nova onda de Covid-19, agora da variante Ômicron, pegou todo muito de surpresa.
Muitas cidades e capitais brasileiras passaram a desistir da grande folia, a data mais animada do ano. É o caso da Prefeitura de São Paulo, que cancelou o tradicional carnaval de rua, que levava milhões de brasileiros aos blocos carnavalescos.
Em contrapartida, a cidade manteve o desfile das escolas de samba de São Paulo no Sambódromo do Anhembi. A festa, no entanto, foi adiada e deve ocorrer em abril.
O Rio de Janeiro adotou a mesma medida. Cancelou o carnaval de rua, mas manteve os desfiles na Sapucaí. Está cancelado também o carnaval baiano em Salvador pelo segundo ano consecutivo. A festa agora só em 2023.
A capital mineira, Belo Horizonte, se consolidou nos últimos anos na rota dos foliões brasileiros. Só que o carnaval 2022 também está cancelado na cidade. A prefeitura, por sua vez, vinha estudando medidas para poder liberar os eventos particulares já programados na cidade.
Ainda é possível lucrar com o carnaval 2022?
A resposta é sim! Algumas cidades podem até adiar a festa, mas devem planejar uma nova data para acontecer a folia. Isso deve acontecer quando o novo surto de Covid se estabilizar com o avanço da vacinação do público infantil.
Os desfiles de São Paulo são um exemplo. Eles deveriam ocorrer entre o dia 25 e 28 de fevereiro, mas foram adiados para abril por causa da nova onda.
Já outras cidades podem manter as festividades de menor porte, como festas sociais ou em clubes, com menos pessoas aglomeradas, a depender do cenário em cada município.
Para além da folia, o feriado do carnaval 2022 vai servir para muita gente viajar ou promover algo mais intimista em casa, com amigos e familiares. Oportunidades para lucrar com o carnaval 2022 não vão faltar.
O que vender no carnaval deste ano?
Comparado ao que enfrentamos no ano passado, faça uma análise da procura e demanda da sua loja durante o carnaval. Houve alguma categoria que se destacou mais? Você apostou no mix sazonal para o período?
O carnaval 2022 vai na mesma linha. Porém, com uma expectativa maior já que as regras ainda não estão tão restritivas como no ano passado. Mas a lista de produtos sazonais não pode faltar na sua loja.
Ao planejar as compras para repor o estoque, pense nos variados tipos de foliões que você alcança com a sua loja. Aquele que vai para a farra, que reúne com amigos e a família, o que viaja e até aquele que aproveita para se isolar em retiros espirituais ou passeios isolados em hotéis fazenda e ranchos.
Assim, as compras de supermercado e de itens de higiene e beleza e cuidados pessoais devem ser priorizadas. Alimentos de preparo rápido também carecem de uma atenção maior na sua lista.
Ah! E nada de esquecer os produtos de limpeza para atender as necessidades das festas caseiras ou sociais de salões e clubes. Separamos uma lista bem assertiva com algumas sugestões de categorias e produtos. Anote aí:
1. Bebidas
- Cerveja;
- Refrigerante;
- Suco;
- Bebida láctea;
- Água mineral;
- Água com gás;
- Energético;
- Whisky;
- Tequila;
- Gin;
- Rum.
2. Alimentos
- Macarrão;
- Macarrão instantâneo;
- Molho de tomate;
- Pão de forma;
- Snack/Salgadinho
- Doce;
- Congelados;
- Salame;
- Bacon;
- Linguiça calabresa;
- Presunto;
- Mussarela;
- Bolacha;
- Biscoito.
3. Higiene e cuidados pessoais
- Shampoo;
- Condicionador;
- Hidratante;
- Máscara capilar;
- Creme para pentear;
- Protetor solar;
- Bronzeador;
- Loção pós-sol;
- Sabonete;
- Creme dental;
- Fio dental;
- Álcool e/m gel;
- Máscara de proteção;
- Preservativo.
4. Material de limpeza
Como se planejar para vender mais durante o período
Carnaval 2022, com carnaval de rua, desfile ou não, tem que ter alegria e cor. A sua loja é o canal para isso. E para atrair mais as vendas, aposte em uma vitrine temática e uma decoração bastante colorida com ornamentos carnavalescos.
Aqui vai mais dicas para você se planejar e planejar a sua loja para vender mais no carnaval 2022:
- Se der para reaproveitar a decoração do ano anterior, é mais economia para o seu bolso. Se não, aposte em artigos de carnaval manuais e fáceis de serem confeccionados: faça você mesmo a própria decoração da loja;
- Avalie os produtos disponíveis no mix da loja comparando qual foi a representatividade de vendas dessas categorias no ano passado. Assim será mais fácil projetar o crescimento para este ano;
- Fique de olho na concorrência. Uma avaliação de mercado, sobre mix e variação de preços, é bem-vinda antes de fazer o seu planejamento de vendas;
- Dê visibilidade na exposição dos produtos sazonais para o carnaval 2022. Aproveite as zonas quentes da loja para criar ilhas e gôndolas especiais de carnaval;
- Antecipe as ofertas para a data e divulgue-as nas redes sociais e WhatsApp da loja. Lembre-se de preparar tudo com antecedência.
O feriado de carnaval 2022 será no dia 1º março, terça-feira. Mas na semana anterior, a partir do dia 21 de fevereiro, você já deve estar com tudo pronto para as vendas. Faça da sua própria folia um verdadeiro sucesso de faturamento!
Aproveite para baixar o Calendário Varejo 2022. É gratuito, de fácil uso, e o conteúdo destaca datas sazonais mês a mês e sugestão de mix para cada ocasião. Tudo conforme o seu mercado de atuação.
Bom trabalho e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.