Há alguns anos, o telefone público, conhecido como “orelhão”, já foi o único meio de comunicação de muitas localidades brasileiras. Tecnologia vai, tecnologia vem, o setor ganhou novos rumos e a telefonia móvel se tornou soberana, com destaque para a venda e compra de celular no atacado.
O telefone fixo passou a ficar cada vez menos presente nos lares, por exemplo. Muitas empresas aderiram aos dispositivos móveis e suas amplas funcionalidades, comprando lotes de celular no atacado e abandonando o telefone de cabo ou elétrico.
Muito dessa mudança no consumo do serviço de telefonia se deu em razão de um conceito que começou a se consolidar em 2019: a telefonia 4.0.
Neste mês é celebrado o Dia do Telefone e aproveitamos a data como inspiração para trazer esse tema de forte impacto para o varejo eletro. Vamos falar sobre o cenário do setor atualmente, tendência e as vantagens de comprar celular no atacado.
Celular no atacado: vantagens e oportunidades
A venda de smartphones deve crescer neste ano impulsionada, principalmente, pelo fato de as lojas físicas retomarem o espaço para flexibilizar as negociações. A expectativa é de alta de 6% em 2023, de acordo com a IDC Brasil.
Os clientes voltaram a percorrer com maior frequência o PDV e têm a preferência de comprar modelos um pouco mais simples. Em contrapartida, outros dispositivos móveis como computadores devem apresentar queda nas vendas anuais, de pouco mais de 8%.
Esse cenário demonstra o valor que os smartphones agregam ao varejo mundial e precisam estar presentes no portfólio da loja.
Ao comprar celular no atacado e revender na sua loja, por exemplo, você incrementa o mix e melhora a experiência do cliente com mais opções para a escolha.
Empresas que estão mudando o parque tecnológico e renovando o sistema de telefonia interna podem ser potenciais clientes do seu negócio, mas para isso é preciso ter sortimento.
A compra de celular no atacado é a certeza de bom custo-benefício para os seus investimentos e garantia de margem de lucro. Com bons fornecedores ao seu lado, é possível comprar aparelhos com preços muito mais justos e competir com o mercado na hora de revender.
Melhor ainda se você estiver acompanhando as novidades e tendências em novas tecnologias e aparelhos. Aí o seu mix será certeiro!
Telefonia 4.0
E por falar em tendência e tecnologia, não poderíamos trazer o tema de hoje do blog sem falar um pouquinho sobre a ideia de Telefonia 4.0.
O conceito é pouco difundido, embora tenha se consolidado no mercado entre 2017 e 2019, e surgiu da necessidade de mudança que as operadoras de telefonia perceberam para atender às exigências dos clientes.
A partir dessa ideia, começou a ser possível fazer ligações para além dos tradicionais telefones fixos e aparelhos celulares. Foi possível iniciar as ligações pelos telefones inteligentes, desktop e tablets, por exemplo.
O PABX também foi aprimorado e a telefonia 4.0 se tornou uma grande aliada das empresas, com recursos eficientes e a baixo custo como gravador de chamadas, ramal remoto, mensagens personalizadas, fusão da internet e o telefone a fim de reduzir os custos das ligações, entre outros.
Fidelizar os clientes nunca foi tão fácil com a qualidade de atendimento, personalizado e mais humanizado, que essas novas tecnologias em telefonia proporcionaram desde então. Viu só impacto que isso tem em nossas vidas e na economia de forma global?
Sinal 5G: uma realidade palpável
Você provavelmente tem ouvido falar muito sobre o sinal 5G. A tecnologia que já é realidade no Brasil também promete revolucionar a telefonia e a internet.
A 5a geração de internet móvel, ou simplesmente 5G, é mais ágil e promete fazer o download de arquivos em até 20 vezes mais veloz que a atual tecnologia (4G). Cerca de 500 municípios brasileiros já têm autorização da Anatel para pôr o sinal em funcionamento.
Cabe então às operadoras de telecomunicações detentoras de outorgas ativar o serviço para essas populações.
A tecnologia mal chegou no Brasil e já impactou o varejo de celulares. De acordo com a consultoria GfK, cerca de 1,8 milhão de smartphones 5G foram vendidos nos cinco primeiros meses de 2022.
Foi um crescimento de 230% no comparativo ao mesmo período do ano anterior. Como está o mix de celulares na sua loja que está apto a funcional com a rede 5G? Importante ficar atento a isso na hora de comprar celular por atacado.
Nem todos os aparelhos são compatíveis com a tecnologia. A Anatel, por exemplo, disponibiliza a lista atualizada de aparelhos que são compatíveis.
- Sugestão de leitura: Celular 5G já é realidade: quais os impactos no varejo?
Idosos na era do celular
O público da terceira idade tem ocupado um espaço muito importante no mercado de celulares. De acordo com uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil, cerca de 84% dos idosos utilizam o smartphone para acessar a internet.
Em 2021, o índice de pessoas acima dos 60 anos conectados foi de 97%. E acredite só, uma boa parcela desses idosos estão na internet para estudar online. Não à toa, a procura por celulares mais atualizados tem aumentado por parte dos consumidores idosos.
Entre as principais funcionalidades que os idosos procuram em um celular estão:
- Acesso à internet
- Câmera
- Recursos de vídeo para poder conversar e ver os familiares
- Troca de mensagens
- GPS
- Alarmes e temporizadores
- Jogos para exercitar a mente
Para agradar esse público consumidor, opte ainda por celulares que sejam fáceis de manusear. Além disso, que a carga da bateria seja mais duradoura e que tenham o recurso de SOS para facilitar o chamado em caso de uma emergência.
“Mais celular que gente”
Conforme levantamento feito pela FGV, no Brasil tem mais smartphones ativos que habitantes. São 242 milhões de celulares em pleno funcionamento ante os pouco mais de 214 milhões de habitantes.
Isso quer dizer que a rotina nos demanda tanto estar conectado que, muitas vezes, andamos com dois ou mais aparelhos para atender nossas finalidades do dia a dia.
As pessoas estão conectadas o tempo todo. Então, elas buscam aparelhos de qualidade e nem sempre se importam tanto com o preço. Exemplo disso é a Apple mais uma vez liderando o top 10 de celulares mais vendidos:
- Apple iPhone 13
- iPhone 13 Pro Max
- Apple iPhone 14 Pro Max
- Samsung Galaxy A13
- Apple iPhone 13 Pro
- iPhone 12
- Apple iPhone 14
- iPhone 14 Pro
- Apple iPhone SE 2022
- Samsung Galaxy A03
Os consumidores de smartphones buscam nos aparelhos benefícios que supram as necessidades como a alta capacidade de memória. Além disso, velocidade, boa definição das câmeras, vida útil do aparelho e a reputação do fornecedor.
Faça prevalecer esses requisitos no seu mix de celulares e tenha vendas garantidas para a loja. Aproveito para sugerir outra leitura sobre o que você precisa saber para vender celular para os clientes.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.