O que é venda pessoal e por que aplicar no varejo

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o que é venda pessoal e por que aplicar no varejo

Sumário

O processo de vendas no comércio engloba uma jornada extensa que, nem sempre, tem o resultado garantido. A venda pessoal é uma estratégia para garantir que a aquisição do produto se concretize e que o consumidor fique satisfeito com a compra.

A prática de venda pessoal já é uma realidade antiga do varejo que foi caindo em desuso. O que é um erro! O e-commerce e as redes sociais remodelaram o atendimento ao cliente e foram deixando clientes, marcas e vendedores cada vez mais distantes.

A personalização do atendimento ganhou outras formas. E muitos se esqueceram de priorizar o contato de quem ainda prefere comprar presencialmente.

Por acaso você já ouviu falar sobre isso? Sabe o que é venda pessoal e por que é tão importante adotar na loja? É com essa temática que vamos conduzir a nossa conversa de hoje. E temos certeza de que será muito proveitosa. Quer ver só?

O que é venda pessoal

Venda pessoal é basicamente o meio tradicional de vender, aproveitando o contato pessoal entre os envolvidos na relação de compra e venda. Vamos a alguns exemplos.

  1. O potencial cliente se aproxima da vitrine, do lado de fora da loja, e o vendedor o aborda de forma sutil. E se coloca à disposição para esclarecer mais sobre o produto de interesse. Isso é venda pessoal!
  2. O cliente está na loja visivelmente procurando um produto. O vendedor tem a proatividade de perguntar se ele precisa de ajuda para encontrar algo. Quando apresenta o produto, ele sabe todas as qualificações do item e repassa ao cliente. Assim também é venda pessoal! 
  3. O cliente está com um produto em mãos, analisando, e rapidamente o vendedor faz uma abordagem revertendo a dúvida em certeza de compra. Detalha o produto, apresenta uma opção B e explica as vantagens e desvantagens.

A venda pessoal se caracteriza pelo contato pessoal onde o vendedor interage com o cliente na intenção de vender determinados produtos.

Durante a venda pessoal, ele apresenta todas as funcionalidades do produto e responde as dúvidas do consumidor com o intuito de convencer o cliente a levar a mercadoria.

O vendedor usa de persuasão e convencimento para mostrar como aquele determinado produto pode atender às necessidades do cliente. Por isso, o vendedor é a parte principal na venda pessoal.

A importância da venda pessoal para o varejo

A venda pessoal ou personal selling é a estratégia de venda que ajuda o lojista a construir relacionamentos mais sólidos com os clientes. O shopper sente que cada vez que vai até a loja, mais personalizado o atendimento fica.

Entende que a equipe de vendas já está familiarizada com os interesses de consumo dele. Em contrapartida, o cliente se torna mais fiel à loja e dá feedbacks instantâneos que ajudarão a aprimorar os negócios.

Além de fortalecer o relacionamento com o cliente, essa atenção personalizada que só a venda pessoal garante, tem maior chance de conversão de vendas e, claro, mais lucro para a loja. 

Não podemos deixar de citar que o grau de satisfação do cliente com a marca também fica mais elevado, com a experiência de compra mais personalizada e humana.

As etapas da venda

Homem de barba e óculos sorrindo com o braço estendido para um aperto de mão com outra pessoa.

A venda pessoal não é nenhum bicho de sete cabeças como você pode ver. No varejo 5.0, onde novas formas de comprar são criadas todos os dias, a venda pessoal parece uma técnica arcaica, certo?

Errado.

Ela pode ser muito bem adaptada aos atendimentos online, por ligação telefônica ou até e-mails. Por isso, agora vamos te dar alguns exemplos de como aplicar a venda pessoal na sua loja. 

Antes, vamos recapitular as principais etapas de venda e adaptarmos ao processo de venda pessoal:

  1. Prospecção e qualificação
  2. Pré-abordagem
  3. Abordagem
  4. Apresentação e demonstração
  5. Superação de objeções
  6. Fechamento
  7. Acompanhamento e manutenção

Como aplicar a venda pessoal na loja

Agora que nós recordamos as etapas da venda no geral, vamos readaptá-las para que você entenda como elas se encaixam na venda pessoal.

Primeiramente é identificar os potenciais clientes antes de fazer a devida abordagem, pessoal ou virtual. Aquele cliente que permanece por mais tempo na loja, que está olhando uma mercadoria com dúvida e chega a pesquisar algo a respeito na internet.

Ou ainda o consumidor que está interagindo nas redes sociais e muito interessado no produto ou serviço vendidos. Esses são potenciais consumidores.

Em seguida, use uma linguagem mais cordial e amigável para fisgar o consumidor naquele primeiro contato do relacionamento de vendas. O olho no olho é imprescindível, por exemplo.

No caso do ambiente virtual, aposte em uma escrita menos formal. Além disso, usufrua de emojis para remeter sentimentos bons com o relacionamento comercial que está sendo construído. 

A abordagem precisa seguir alguns critérios. O vendedor precisa:

  • Contar a “história” do produto despertando a curiosidade no consumidor
  • Enfatizar os benefícios do item demonstrando as características
  • Manter uma conversa amigável e positiva, por exemplo
  • Pedir ao cliente que fale sobre as objeções dele em relação ao produto
  • Converter as objeções em motivo para comprar
  • Oferecer mais benefícios
  • Quando o cliente retornar, verificar como foi a satisfação com a última compra

Conclusão

Não é possível ter uma venda pessoal responsável e assertiva se não puder contar com uma equipe comprometida. Capacite os colaboradores para que eles possam abordar os consumidores e promover um atendimento satisfatório.

Aproveite para criar dinâmicas e situações com a equipe de vendas para que ela possa aprender a lidar com diferentes atendimentos, mais humanos e personalizados

Ofereça cursos de aprimoramento de vendas e de boa comunicação, a escrita (no campo virtual) e a oralidade (o PDV) são essenciais para um atendimento de sucesso. Treine os vendedores para que possam ter boas técnicas de comunicação. 

Reforce com a equipe que a interação com cliente precisa ser exclusiva para que ele entenda que ali ele está vivenciando uma experiência de compra única, porque ficará satisfeito com o produto e com o atendimento.

Pronto para implementar a venda pessoal como estratégia de vendas na sua loja? Esperamos que sim. Assim como esperamos te ver por aqui em breve de novo. 

Até lá!

Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
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