Quem tem um negócio no segmento de hotelaria precisa entender como funciona a classificação do hotel por estrelas. E quem não tem e está pensando em abrir? Também!
Essa ordenação determina quais critérios seu hotel precisa atender para chegar a um certo nível e, assim, atrair um certo perfil de hóspedes – sejam aqueles que buscam custo-benefício ou aqueles que buscam o melhor serviço. Já pensou em ter um hotel 5 estrelas?
Ou seja, essa é a chave para fazer um melhor posicionamento do seu empreendimento!
Quer ajustar sua estratégia para vencer a concorrência e alavancar os negócios? Nesse artigo, você aprende quais são os níveis e os critérios da classificação do hotel por estrelas. Vamos?
De onde vem a classificação do hotel por estrelas?
A classificação do hotel por estrelas não é universal e os critérios usados para determinar em qual nível um hotel se enquadra podem variar conforme o país.
No Brasil, o único órgão autorizado a classificar os hotéis é o Ministério do Turismo, que, recentemente, afirmou que o sistema de estrelas deve acabar porque não atende mais às demandas dos hóspedes ou da iniciativa privada.
Ao mesmo tempo, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a classificação do hotel por estrelas é positiva, porque transmite segurança aos hóspedes. Se a pessoa está procurando por um hotel 5 estrelas, é mais fácil saber com uma única frase que ele possui as acomodações do jeito que ela precisa. A alternativa seria analisar hotel por hotel pela internet.
De qualquer maneira, enquanto nenhum outro sistema é implementado, ainda vale a pena entender como funciona essa classificação do hotel por estrelas e como ela afeta o posicionamento do seu estabelecimento no mercado. Olha só:
O hotel 5 estrelas recebeu essa classificação por um motivo
A classificação do hotel por estrelas tem uma premissa simples: existem alguns critérios mínimos que garantem uma estrela e para aumentar o nível você deve atender a esses critérios e outros adicionais. Quanto maior o nível, mais longa a lista de requisitos, que é acumulativa.
O mais básico, então, é o hotel 1 estrela, sendo que o hotel 5 estrelas possui tudo o que alguém pode querer em termos de conforto e – por que não? – luxo.
Ou seja, cada um dos níveis da lista de classificação do hotel por estrelas tem subentendido os itens do nível anterior, além de seus requisitos próprios, que são transferidos para o nível acima.
Vamos conhecer alguns deles?
Uma estrela
Para receber o mínimo na classificação do hotel por estrelas, são necessários alguns requisitos básicos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Entre eles, podemos destacar:
- Recepção aberta 12 horas por dia, e acessível por telefone 24 horas por dia;
- Guarda-valores para os hóspedes;
- Área útil de cada acomodação com 9 m², sem contar o banheiro, em 65% das acomodações;
- Área útil dos banheiros nas acomodações com 2 m² em 65% das acomodações;
- Troca de roupas de cama semanal;
- Café da manhã;
- Adoção de medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água;
- Adoção de medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, priorizando redução, reuso e reciclagem;
- Medidas para monitorar as expectativas e impressões do hóspede.
Duas estrelas
- Área útil de cada acomodação com 11 m², sem contar o banheiro, em 70% das acomodações;
- Área útil dos banheiros nas acomodações com 2 m² em 70% das acomodações;
- Troca de roupas de cama duas vezes por semana;
- Sala de estar com televisão;
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito.
Três estrelas
- Recepção aberta durante 18 horas por dia e acessível por telefone durante 24 horas por dia;
- Serviço de mensageiro disponível durante 16 horas por dia;
- Área útil das acomodações com 13 m², sem contar os banheiros, em 80% das acomodações;
- Área útil dos banheiros com 3 m² em 80% das acomodações;
- Troca de roupas de cama em dias alternados;
- Troca de roupas de banho diariamente;
- Lavanderia;
- Sala de estar com televisão;
- Televisão em 100% das acomodações;
- TV por assinatura em 100% das acomodações;
- Acesso à internet nas áreas sociais e nas acomodações;
- Minirrefrigerador em 100% das acomodações;
- Climatização adequada em 100% das acomodações;
- Restaurante (com cozinha industrial);
- Estacionamento;
- Programa de treinamento para funcionários.
Quatro estrelas
- Recepção aberta durante 24 horas por dia;
- Serviços de mensageiro disponível durante 24 horas por dia;
- Cofre em 100% das acomodações;
- Área útil das acomodações com 15 m², sem contar os banheiros, em 90% das acomodações;
- Banheiros nas acomodações com 3 m² em 90% das acomodações;
- Berço para bebês e outras facilidades para bebês;
- Café da manhã, refeições leves e bebidas servidos nas acomodações durante 24 horas por dia;
- Troca de roupas de cama e banho diariamente;
- Secador de cabelo à disposição mediante pedido;
- Lavanderia;
- Mesa de trabalho com cadeira, iluminação própria, ponto de energia e telefone nas acomodações;
- Sala de ginástica com equipamentos;
- Três serviços oferecidos em instalações no próprio hotel, como salão de beleza, farmácia, transporte para aeroportos, etc;
- Adoção de medidas permanentes para a seleção de fornecedores que promovam a sustentabilidade.
Hotel 5 estrelas
Finalmente, para atingir o nível máximo na classificação do hotel por estrelas, o hotel deve atender a todos esses critérios já citados e ainda mais alguns.
A lista é grande, confira alguns exemplos que o hotel 5 estrelas oferece:
- Colchões nas acomodações com dimensões superiores ao padrão nacional;
- Roupão e chinelo em 100% das acomodações;
- Salão de eventos;
- Preparação de dietas especiais, como a vegetariana, para os hóspedes;
- Seis serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel.
Caso você queira conhecer todos os critérios adotados na classificação do hotel por estrelas, consulte a página do Ministério do Turismo e faça o download das documentações oficiais.
Resumindo…
A classificação do hotel por estrelas irá determinar questões essenciais de gestão, como a precificação das acomodações e dos serviços do seu hotel. Portanto, escolher a classificação é uma decisão estratégica. Um hotel, 5 estrelas ou o tanto que for, que sabe o que é se vende melhor para os seus hóspedes.
E aí, animado para empreender no segmento hoteleiro? Comece lendo nosso post sobre como abrir um hotel!