Home Destaque Como fazer parcerias com arquitetos no varejo de construção?
arquiteto e cliente analisando obra.

Como fazer parcerias com arquitetos no varejo de construção?

0
615

Você tem uma loja de materiais de construção? Então provavelmente já notou que concentrar seus esforços apenas nas pessoas comuns que estão fazendo reforma em suas casas dá dinheiro, mas nem tanto se compararmos com vendas em grande quantidade. Quer uma sugestão para melhorar esse quadro? Feche boas parcerias com arquitetos!

 

Sim, o mercado da construção civil promete bons resultados nos próximos anos, e aproveitá-los depende apenas de você e do que você busca para sua loja. As parcerias com arquitetos podem ser uma maneira de gerar mais vendas e até garantir que sua loja sobreviva no primeiro ano, que é o mais crítico, já que ela ainda não é muito conhecida pelo público em geral do varejo de construção.

Interessou, né? Então leia até o fim para descobrir por que essa é uma estratégia inteligente e descubra como fazer parcerias com arquitetos.

Aperto de mão para fechar parcerias com arquitetos

As vantagens das parcerias com arquitetos

A grande vantagem de fechar parcerias com arquitetos no varejo de construção é que eles são profissionais que trabalham diretamente com várias obras e reformas. Por isso, eles podem recomendar sua loja para seus clientes como o fornecedor de materiais para esses projetos, atuando como ponte e facilitando a aquisição de clientes.

Em muitos casos, aliás, o próprio arquiteto fica encarregado de comprar os materiais para os projetos em que trabalha. Quando isso acontece ele se torna o cliente, o que faz com que seja ainda mais importante a boa relação com esses profissionais.

Arquiteto trabalhando em um projeto para varejo de construção

5 dicas para fechar parcerias com arquitetos

Vá aos lugares certos

Para fechar parcerias com arquitetos no varejo de construção, primeiro você precisa encontrar esses profissionais e, para isso, deve ir aos lugares certos.

Eventos de arquitetura e feiras de construção civil são bons exemplos. Além de comparecer, é preciso sair da zona de conforto e interagir com os participantes.

Se essa dica parecer muito avançada, faça uso das redes sociais. O LinkedIn é uma ótima ferramenta para identificar arquitetos que atuam na sua região. Então, é só enviar uma solicitação de conexão e fazer sua abordagem inicial.

Faça uma boa abordagem inicial


A abordagem inicial é um grande segredo para a formação de uma boa parceria com arquitetos ou qualquer outro profissional. A regra de ouro é não focar no seu negócio, nas suas qualidades, nas suas realizações, mas nas necessidades do arquiteto e nos benefícios que a parceria com o varejo de construção vai trazer para ele.

Aqui vão alguns exemplos:

● Economia de tempo, pois não será necessário pesquisar materiais de construçãoem vários estabelecimentos
● Garantia da qualidade dos materiais e, portanto, satisfação dos clientes;
● Garantias especiais de troca em caso de defeitos;
Prazos e formas de pagamento facilitados, para ele ou para os clientes que indicar.

Dentre outras. Dedique algum tempo para pensar em outras maneiras específicas do seu negócio pelas quais você pode fazer seu varejo de construção parecer com o parceiro ideal!

Ofereça descontos

Ao ler o item anterior, você provavelmente pensou em descontos especiais como um bom argumento para sua abordagem inicial.

Sim, realmente, o preço é um elemento que pode aproximar – ou afastar – as parcerias com arquitetos desde o começo. Porém, você deve ser cuidadoso ao elaborar uma política de descontos coerente e, acima de tudo, viável para seu varejo de construção.

A dica é ter em mente que o desconto para a parceria com arquitetos precisa ser superior aos descontos que você oferece normalmente aos clientes comuns (pois, do contrário, não seria realmente uma vantagem) mas, ao mesmo tempo, não pode acabar com a sua
lucratividade.

Considere a possibilidade de criar uma política de descontos progressiva, que ofereça valores melhores quanto mais projetos o arquiteto levar para o seu varejo de construção.

Mantenha contato a longo prazo

Depois de todo o esforço para fechar as parcerias com arquitetos, é importante não deixar que elas acabem. Então, procure manter contato com cada um dos seus parceiros regularmente.

Arquiteto exercendo seu trabalho na construção

Existem várias maneiras de fazer isso, como o envio de e-mails informando sobre novos itens no mix de produtos da sua loja, ou o envio de mensagens e lembranças em datas especiais, como o aniversário do parceiro e o Ano Novo. Assim, ele vai sempre lembrar de
você e continuar escolhendo seu varejo de construção para os próximos projetos.

Retribua com recomendações

Outra excelente dica para manter suas parcerias com arquitetos e, ainda por cima, aumentar a quantidade de negócios que eles geram para sua loja, é retribuir na mesma moeda: com recomendações.

Você pode, por exemplo, usar o site e as redes sociais do seu negócio para indicar os arquitetos parceiros. Se eles conseguirem novos clientes com essas indicações, vão ser ainda mais fiéis à parceria. Além disso, os novos clientes geram novos projetos e, portanto, novas vendas para seu varejo de construção.

Fazer parcerias com arquitetos é apenas uma das opções que você tem para aumentar as vendas. Outros profissionais do segmento, como engenheiros civis, eletricistas, serralheiros e decoradores também podem se tornar parceiros valiosos para o varejo de construção.
A construção civil é um segmento com alto potencial de negócios.

Quer aproveitar esse potencial? Comece pelo nosso post sobre como abrir uma loja de materiais de construção!

Deixe um Comentário!