Home Destaque Comprar em atacado marketplace é confiável?
em primeiro plano, mulher sentada em frente a notebook branco usando headset

Comprar em atacado marketplace é confiável?

0
280

Será que é mesmo confiável comprar no atacado marketplace? Se você já se viu diante dessa pergunta antes de finalizar alguma compra, saiba que não está sozinho.

 

Por mais que o modelo de marketplace tenha crescido nos últimos anos, comprar no atacado marketplace não é a mesma coisa do que adquirir uma única mercadoria como consumidor final. Quem trabalha com revenda está fazendo um investimento, comprando em larga escala, e qualquer transtorno nessas transações pode significar grandes prejuízos.

Caso já tenha se deparado com aquela sinalização que diz “vendido e entregue pela Loja X” e acabou desistindo por não saber se a alternativa é mesmo confiável, esse post é para você! A seguir, explico como funciona esse tipo de relação e indico algumas práticas de segurança para te ajudar a comprar sem medo.

Vem comigo!

ilustração com fundo verde de uma tela de monitor de marketplace

Comprar no atacado marketplace é confiável?

Para não perdermos mais tempo, vai aí a resposta: comprar no atacado marketplace é confiável sim.

Basta conhecer um pouco mais sobre a estrutura dessas plataformas para fazer essa afirmação com segurança. Para começar, os fornecedores que desejam disponibilizar seus produtos em um marketplace precisam passar por um processo de avaliação bem completo, que inclui toda a documentação da loja e até a lista de mercadorias que serão vendidas, que têm sua origem verificada.

Esses dados são checados e a parceria só é aprovada se todos os dados estiverem regulares. No caso do atacado marketplace do Martins, todos os vendedores passam por uma etapa de alinhamento estratégico para conciliar os interesses da empresa e do fornecedor. Depois, um contrato formaliza esses compromissos, levando em conta a realidade apresentada na documentação de cada lojista.

Confiabilidade é interesse do marketplace

É importante considerar que a segurança de quem vai comprar no atacado marketplace é também um interesse das próprias plataformas, já que são elas as responsáveis pela credibilidade do negócio.

Para os lojistas, um dos principais atrativos do marketplace é a possibilidade de associar o seu nome à marca do marketplace, com todo o reconhecimento e valores que ela pode agregar. Uma empresa que se preocupa com a própria reputação e com a experiência de seus usuários não vai aceitar um fornecedor qualquer em sua plataforma.

Em caso de problemas, é a credibilidade do marketplace que sairá mais prejudicada. Ao comprar no atacado marketplace, muitos consumidores nem se dão conta de que não estão negociando diretamente com a plataforma, e mesmo que tudo seja esclarecido, a mancha tende a ficar sobre o nome da marca maior.

E se der problema? O que eu faço?

em primeiro plano, mulher sentada em frente a notebook branco usando headset

Assim como em qualquer outra relação comercial, quem decide comprar no atacado marketplace também está sujeito a ter algum problema – acontece nas melhores empresas. O importante é saber como proceder e, principalmente, observar como o comerciante irá agir diante de algum erro, imprevisto ou adversidade.

Seja por conta de atraso na entrega, produtos que apresentam características inesperadas ou erros no pagamento, em caso de problemas você deve procurar primeiro o lojista com quem fez negócio, através dos canais de comunicação dele. Se a questão não for resolvida ou a empresa não apresentar uma solução, o consumidor pode recorrer ao marketplace.

Segundo especialistas em direito do consumidor, a plataforma que funciona como intermediária entre fornecedores e clientes possui responsabilidade solidária sobre quem vai comprar no atacado e, portanto, pode responder em caso de problemas.

É justamente por isso que empresas de marketplace investem tanto na fiscalização de suas lojas parceiras, avaliando reputação, qualidade dos produtos e serviço de entregas. O lojista que descumprir as exigências de qualidade estabelecidas em contrato está sujeito a multas e até mesmo ao desligamento do atacado marketplace.

Práticas de segurança para comprar no atacado marketplace

mão segurando cartão de crédito próximo de notebook ligado

Embora não sejam responsáveis por esses imprevistos, algumas práticas podem ser úteis para trazer mais segurança aos consumidores que vão comprar no atacado marketplace. Seja através da boa e velha pesquisa ou até de uma investigação do histórico da loja, é melhor prevenir do que remediar.

1. Checagem das reputações

Antes de comprar no atacado marketplace, é importante checar as reputações das duas empresas envolvidas na transação: o lojista parceiro e a plataforma de marketplace. Hoje já existem sites especializados nesse tipo de serviço, como é o caso do Reclame Aqui e similares, onde consumidores relatam experiências negativas de compras.

Basta colocar o nome da loja onde você pretende comprar no atacado marketplace para ter acesso a todas as reclamações. Se houver alguma solução apresentada pela empresa para aquele caso, ela aparece lá também.

Outro indicativo de credibilidade são os detalhes que o lojista oferece sobre a empresa. Um vendedor com histórico pequeno de compras, sem site oficial ou perfil nas redes sociais, pode não ser a opção mais confiável para comprar no atacado marketplace.

É possível encontrar também rankings de preferência dos usuários, principalmente em relação aos marketplaces. A Olist, por exemplo, realizou um levantamento este ano com 350 lojistas de todo país.

2. Analisar a experiência de outros clientes

Ninguém melhor para fazer um relato fiel da experiência de comprar no atacado marketplace do que alguém que já tenha adquirido alguma mercadoria com aquele lojista.

É o consumidor que entende de fato as reais necessidades e dificuldades de um cliente, fornecendo um feedback isento e confiável. Você pode conversar com amigos e familiares em busca desse tipo de depoimento ou ainda consultar a seção de comentários dos clientes no próprio site.

A maioria dos marketplaces conta com uma caixa de comentários para que o cliente escreva o que achou do produto e do serviço. Para dar ainda mais credibilidade aos depoimentos, algumas plataformas verificam se aquele usuário de fato realizou uma compra no site.

3. Atenção aos prazos de envio e entrega

A demora na entrega sem dúvidas é campeã em todas as listas de reclamação de quem compra no atacado marketplace. Isso não significa que o problema está no modelo de negócio, mas a logística é um ponto delicado para comerciantes de todo o país, por questões de infraestrutura e segurança e isso está além do alcance das plataformas.

Mesmo assim, o compromisso com o prazo faz parte do acordo entre qualquer lojista e seu cliente, e você deve reclamar caso sua compra não chegue no prazo correto. Mas antes de comprar no atacado marketplace é importante ficar atento aos prazos, para evitar frustrações.

Uma loja que estabelece um prazo de entregas muito longo provavelmente vai demorar mais a dar andamento nas etapas da compra, como emissão de nota, despacho etc. Se não puder esperar, é melhor procurar outro serviço.

Agora que tirei todas as suas dúvidas, é só escolher qual o melhor atacado marketplace para você. No próximo texto, te ajudo a tomar essa decisão!