Home Dicas Datas Especiais Guia definitivo de decoração de Natal para lojas
Enfeites natalinos nas cores vermelha e prata pendurados em frente à vitrine de uma loja.

Guia definitivo de decoração de Natal para lojas

0
346

Eis que chegamos em dezembro, um mês que é sinônimo de festa, presentes, confraternizações e muita comida boa. Já no varejo o período costuma ser marcado por muita movimentação, recorde de vendas e, claro, decoração de Natal para lojas!

Depois de um ano tão difícil como 2020, estamos precisando mais do que nunca do famoso espírito natalino. Diante de tantas perdas e incertezas, esse é um momento para celebrarmos a vida e recarregarmos as energias para o próximo ano que vem aí. E uma boa forma de materializar todas essas intenções é através da decoração de Natal para lojas.

Como não poderia deixar de ser, os protocolos de higiene contra a Covid-19 vão exigir um esforço de adaptação por parte de lojistas até mesmo na escolha dos enfeites, colocando a segurança sempre em primeiro lugar. Por isso, quanto antes você começar a se preparar, melhor!

O Papai Noel do Mart esse ano chegou cedo e trouxe para você o guia definitivo da decoração de Natal para lojas, com tudo que você precisa saber para deixar seu ponto de vendas bonito, festivo e seguro para receber os clientes em dezembro. Solta o Jingle Bell aí e mão na massa!

enfeites de Natal nas cores branco, prata, vermelho e dourado

Guia Definitivo de Decoração de Natal para Lojas

Assim como toda a organização interna, a decoração de Natal para lojas funciona como estratégia de vendas que pode ter um grande impacto no faturamento.

Segundo o Sebrae, a aparência do ponto de vendas é uma credencial da sua empresa, capaz de transmitir uma série de mensagens para seus clientes. Um ambiente acolhedor, organizado e visualmente bonito causa uma impressão positiva não só sobre a imagem da empresa, mas também sobre o que está sendo vendido.

Da mesma forma, uma loja suja e mal cuidada pode fazer alguém desistir de um produto bem rapidinho. Você compraria um smartphone em uma loja com prateleiras empoeiradas, caixas de mercadoria empilhadas de qualquer jeito e vidro quebrado na vitrine? Pois é.

Te ajudar nessa missão é o objetivo do Guia Definitivo de Decoração de Natal para Lojas, com dicas para os ambientes externo e interno e os cuidados que não podem faltar em tempos de Covid-19. Olha só:

Espaço interno da loja

Fazer o possível para evitar aglomerações deve ser o principal objetivo da sua decoração de Natal para lojas em 2020, principalmente no que diz respeito ao ambiente interno. Os acessórios tradicionais da data costumam ocupar bastante espaço, como é o caso das árvores de Natal, além de oferecerem superfícies de contato que facilitam a transmissão do vírus.

Para evitar esse tipo de problema, é preciso ser criativo. Investir nas cores natalinas já é um bom começo. Tons como vermelho, verde e dourado podem ser usados inclusive nas placas de orientação e adesivos de distanciamento social.

A iluminação é outra carta na manga da decoração de Natal para lojas, já que não ocupa muito espaço e pode ser usada para criar destaques estratégicos nas prateleiras. Vai ter promoção natalina na loja? Então coloque os produtos em uma ilha temática com decoração especial!

Por mais que decoração de Natal para lojas seja sinônimo de árvore e enfeites, criar uma atmosfera festiva pode dar um efeito muito mais poderoso e sem ocupar espaço nenhum. Uma música ambiente faz toda a diferença (mas tem que combinar com o perfil da loja, hein!), assim como papéis de presente temáticos e acessórios usados pelos colaboradores, como gorros de Papai Noel e até máscaras natalinas.

Vitrines: a estrela da festa

vitrine de loja decorada para o Natal com motivo do Polo Norte

Impossível falar de decoração de Natal para lojas sem pensar automaticamente nas vitrines. Cabe a elas a missão de se destacar entre os demais comércios da região e conquistar a atenção do cliente pelo olhar. Elas traduzem a identidade da loja através de elementos visuais, aproveitando o apelo natalino para apresentar produtos selecionados.

A vitrine ganha um peso ainda mais especial em 2020, porque é um espaço da loja isolado do resto das pessoas – ou seja, carta branca para muitos enfeites e objetos maiores que ficaram de fora do salão. O principal deles é a árvore de Natal, que pode assumir as mais diferentes formas: tradicional, conceitual ou até mesmo usando itens à venda no lugar de enfeites.

Quem quiser se destacar mesmo pode apostar em uma identidade visual que fuja do óbvio, como cores diferentes do tradicional verde, vermelho e dourado. O prata, por exemplo, já tem sido muito usado na decoração de Natal para lojas. Até mesmo as cores da sua marca podem ser aproveitadas com o toque de brilho apropriado.

Outra estratégia interessante é investir em pequenos cenários na vitrine, para contar uma história ao consumidor. Em vez de só jogar ali produtos e manequins, pense na mensagem que gostaria de passar e em como suas mercadorias podem te ajudar a transmiti-la.

Espaço externo da loja

Por mais que a vitrine ocupe boa parte do espaço externo da loja, é importante não deixar a fachada de fora da sua decoração de Natal. Use as paredes como uma espécie de extensão da vitrine, mantendo os mesmos elementos para criar uma apresentação coerente e harmônica.

As cores e as luzes são ótimas para chamar atenção e também te ajudar a criar destaque para os novos protocolos: aquele dispenser de álcool gel na entrada pode estar iluminado, assim como as placas de aviso alertando para o uso de máscaras. Quem disse que medidas preventivas precisam ser chatas?

Mídias sociais precisam de decoração?

Enfeites natalinos nas cores vermelha e prata pendurados em frente à vitrine de uma loja.

Assim como a Black Friday, o Natal 2020 promete vir com força total no e-commerce e isso significa que a decoração de Natal para lojas deve incluir também o ambiente online. O jeito mais simples de incorporar essa ideia é adotando uma identidade visual especial, seguindo as cores e temas utilizados no ponto de vendas.

Só mudar as fotos de perfil nas mídias sociais já faz toda diferença, mas quem quiser investir um pouco mais pode padronizar os filtros utilizados nas fotos durante essa temporada e até organizar um feed temático no Instagram. Não se esqueça de adequar também o site, nem que seja com um gorrinho de Papai Noel sobre a logo. Seus clientes vão gostar.

Independente da decoração de Natal para lojas que você escolher, o importante mesmo é receber os clientes com alegria, preço baixo e produtos de qualidade. Esse último presente quem te dá é o Martins, com as melhores ofertas da temporada, além de muitos benefícios exclusivos. Cadastre-se no site e receba tudo em primeira mão.

Banner divulgação BEM do Martins. Imagem de mulher segurando cartão e ao lado o texto: Compre e receba cashback pelo BEM.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.