Dezembro chegou e por todos os cantos há enfeites para celebrar a data mais importante no calendário do varejo. O mês é marcado por festas, presentes, confraternizações e muita comida boa. Já no varejo, o período costuma ser marcado por muita movimentação, recorde de vendas e, claro, decoração de Natal para lojas!
O espírito natalino já chegou por aí, né?! Como está sua decoração temática? Se prepare, porque a boa notícia é que os consumidores vão às compras esse ano, devendo injetar R$ 74,6 bilhões na economia. Os dados são conforme a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Diante dos números, que vamos mostrar mais logo abaixo, vamos te ajudar com um guia definitivo da decoração de Natal para lojas com tudo que você precisa saber para deixar seu ponto de vendas bonito e festivo. Solta o Jingle Bell aí e mão na massa!
Natal 2023
São 132,9 milhões de consumidores indo às compras de Natal esse ano. Os principais presenteados serão os filhos (60%), a mãe (48%), o cônjuge (44%) e o irmão(a) (28%).
Além disso, 64% pretendem comprar presentes para si mesmo neste Natal. Estima-se que 104,6 milhões de pessoas devem ir às compras neste ano com o objetivo de se auto presentear. Olha só que dado legal, hein!
A pesquisa da CNDL aponta ainda que, em média, os consumidores pretendem comprar 4 presentes no Natal para dar a terceiros e o ticket médio será de R$ 138. Com isto, estima-se movimentar na economia aproximadamente R$ 74,6 bilhões em vendas.
No Natal, os produtos mais procurados para presentear serão:
- roupas (60%);
- perfumes/cosméticos (37%);
- calçados (36%);
- brinquedos (33%);
- acessórios (21%).
Quer outro dado legal? As lojas físicas seguem na preferência dos consumidores para realizar suas compras de final de ano:
- 76% pretendem realizar compras nos canais físicos, principalmente nas lojas de departamento (38%) e em shopping center (31%);
- 50% pretendem fazer compras pela internet, que representam 81,4 milhões de consumidores.
Pronto, agora que apresentamos alguns dados sobre a previsão otimista de vendas para o Natal, vamos para o guia definitivo de decoração de Natal para lojas.
Decoração de Natal para lojas
Assim como toda a organização interna, a decoração de Natal para lojas funciona como estratégia de vendas que pode ter um grande impacto no faturamento.
Segundo o Sebrae, a aparência do ponto de vendas é uma credencial da sua empresa, capaz de transmitir uma série de mensagens para seus clientes. Um ambiente acolhedor, organizado e visualmente bonito causa uma impressão positiva não só sobre a imagem da empresa, mas também sobre o que está sendo vendido.
Da mesma forma, uma loja suja e mal cuidada pode fazer alguém desistir de um produto bem rapidinho. Você compraria um smartphone em uma loja com prateleiras empoeiradas, caixas de mercadoria empilhadas de qualquer jeito e vidro quebrado na vitrine? Pois é.
Te ajudar nessa missão é o objetivo do guia definitivo de decoração de Natal para lojas, com dicas para os ambientes externo e interno. Então, vamos lá!
Espaço interno da loja
É preciso ser criativo. Investir nas cores natalinas já é um bom começo. Tons como vermelho, verde e dourado podem ser usados inclusive nas placas de orientação e adesivos de distanciamento social.
A iluminação é outra carta na manga da decoração de Natal para lojas, já que não ocupa muito espaço e pode ser usada para criar destaques estratégicos nas prateleiras.
Vai ter promoção natalina na loja? Então coloque os produtos em uma ilha temática com decoração especial! Por mais que decoração de Natal para lojas seja sinônimo de árvore e enfeites, criar uma atmosfera festiva pode dar um efeito muito mais poderoso e sem ocupar espaço nenhum.
Uma música ambiente faz toda a diferença, mas tem que combinar com o perfil da loja, hein! Assim como papéis de presente temáticos e acessórios usados pelos colaboradores, como gorros e roupas com as cores natalinas são bem-vindos.
Vitrines: a estrela da festa
Impossível falar de decoração de Natal para lojas sem pensar automaticamente nas vitrines. Cabe a elas a missão de se destacar entre os demais comércios da região e conquistar a atenção do cliente pelo olhar. Elas traduzem a identidade da loja através de elementos visuais, aproveitando o apelo natalino para apresentar produtos selecionados.
A vitrine ganha um peso ainda mais especial por ser a entrada da loja. Então, carta branca para muitos enfeites e objetos maiores que ficaram de fora do ponto de venda. O principal deles é a árvore de Natal, que pode assumir as mais diferentes formas: tradicional, conceitual ou até mesmo usando itens à venda no lugar de enfeites.
Quem quiser se destacar mesmo pode apostar em uma identidade visual que fuja do óbvio, como cores diferentes do tradicional verde, vermelho e dourado. O prata, por exemplo, já tem sido muito usado na decoração de Natal para lojas. Até mesmo as cores da sua marca podem ser aproveitadas com o toque de brilho apropriado.
Outra estratégia interessante é investir em pequenos cenários na vitrine, para contar uma história ao consumidor. Em vez de só jogar ali produtos e manequins, pense na mensagem que gostaria de passar e em como suas mercadorias podem te ajudar a transmiti-la.
Espaço externo da loja
Por mais que a vitrine ocupe boa parte do espaço externo da loja, é importante não deixar a fachada de fora da sua decoração de Natal. Use as paredes como uma espécie de extensão da vitrine, mantendo os mesmos elementos para criar uma apresentação coerente e harmônica.
As cores e as luzes são ótimas para chamar atenção e também te ajudar a criar destaque para as promoções, valorizar os produtos natalinos, entre outras ações.
Mídias sociais precisam de decoração?
Assim como nas diversas datas sazonais, o Natal também precisa estar em destaques nas redes sociais da loja ou mesmo no site, e-commerce. O jeito mais simples de incorporar essa ideia no ambiente online é adotando uma identidade visual especial, seguindo as cores e temas utilizados no ponto de vendas.
Só mudar as fotos de perfil nas mídias sociais já faz toda diferença, mas quem quiser investir um pouco mais pode padronizar os filtros utilizados nas fotos durante essa temporada e até organizar um feed temático no Instagram.
Não se esqueça de adequar também o site e o WhatsApp, nem que seja com um gorrinho de Papai Noel sobre a logo. Seus clientes vão gostar.
Independente da decoração de Natal para lojas que você escolher, o importante mesmo é receber os clientes com alegria, preço baixo e produtos de qualidade.
Pra fechar, o último presente quem te dá é o Martins, com as melhores ofertas da temporada, além de muitos benefícios exclusivos. Cadastre-se no site e receba tudo em primeira mão.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.