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letreiro em neon sobre fundo preto com as palavras: pós-black friday

Pós-Black Friday: ainda dá pra faturar um pouco mais?

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Pós-Black Friday? No dia 30 de novembro? Sim, você leu certo!

O evento comercial mais aguardado do ano já acabou, mas só vai parar de vender quem quiser. A Black Friday traz oportunidades de venda tão boas que, em um ano difícil como 2020, muitos lojistas estão se recusando a largar o osso para faturar até o último minuto.

Antes do merecido descanso, é hora de ver como está seu estoque pós-Black Friday para avaliar se vale a pena dar esse último gás nos próximos dias e liquidar tudo ou ainda aproveitar as mercadorias para o Natal ou até mesmo o ano que vem.

Independente do caminho escolhido, o importante é manter a garra para otimizar os resultados de todo o esforço dedicado à Black Friday e à retomada do comércio nos últimos meses.

Não sabe por onde começar? Então vem comigo que te mostro o caminho!

Como aproveitar melhor o pós-Black Friday?

Para alguns lojistas, pós-Black Friday é sinônimo de Cyber Monday. O evento acontece na segunda-feira que sucede o evento principal e tem como foco a venda de equipamentos eletrônicos e de informática, principalmente nos e-commerces e redes sociais.

No entanto, esse não é o único setor que pode aproveitar o pós-Black para faturar um pouquinho mais. Com as estratégias certas, é possível montar ações que vão te ajudar a dar vazão no que restou do estoque ou então já começar a preparar o terreno para o Natal e até mesmo o movimento do próximo ano.

Sei que você deve estar exausto depois de tantos preparativos e um fim de semana eletrizante de vendas, mas a melhor forma de honrar todo esse trabalho é usar o fechamento de trampolim para os objetivos da empresa no futuro. Vida de empreendedor é assim mesmo!

Coragem, meu caro! Respire fundo e veja só as dicas que preparei para aproveitar o pós-Black Friday para dar um último gás no faturamento:

braços de pessoa sobre uma mesa com papéis, smartphone e marcadores de texto coloridos

1. Faça um balanço das vendas até agora

Com ou sem planos ambiciosos, não dá para escapar dessa etapa: qualquer pós-Black Friday deve começar com um balanço do evento. Se você trabalha com um bom controle de vendas e estoque, a essa altura tudo já deve estar registrado em planilhas ou outros softwares, mas informação parada não tem nenhuma serventia.

É hora de conferir tudo que foi vendido, tanto em números quanto em relação às categorias dos produtos. Qual foi o campeão de vendas? Qual segmento da loja teve o melhor desempenho? E quais foram as mercadorias que decepcionaram? Será que a performance ruim foi generalizada em relação ao mercado ou tinha algo de errado na sua loja?

Depois dessa avaliação, é importante olhar também para o resultado da Black Friday em valores. Confira e registre lucros, perdas e eventuais avarias, e cruze esses dados com as metas estabelecidas anteriormente. Esses valores vão servir de referência para estruturar as ações do pós, além de darem um indicativo sobre as possibilidades futuras.

2. Sobrou muita coisa? Promoção neles!

Fez a checagem do estoque e percebeu que sobrou muita coisa? Não precisa ficar frustrado ou achar que todo seu esforço foi em vão. Em vez de adotar uma lógica de fracasso, que tal escolher a perspectiva mais otimista? Agora você já tem um mix preparado para as promoções de 2021.

O intuito do pós-Black Friday é justamente mostrar que a famigerada sexta-feira não é o único evento com potencial de vendas do ano, mas só uma das muitas possibilidades que o calendário oferece.

Enquanto a maioria das lojas aumenta os preços no Natal, por exemplo, quem tiver itens promocionais certamente vai encontrar uma boa clientela entre a galera que curte economizar.

Não se esqueça também que depois de toda a maratona de vendas de fim de ano vem a baixa temporada para vários setores e são as promoções que mantém o fluxo de caixa aquecido. Se você seguiu meu conselho e aproveitou o Black November do Martins para abastecer o estoque, dá para oferecer bons descontos sem levar prejuízo em janeiro e fevereiro.

3. Se organize para o Natal

O Natal vem aí e os dados do pós-Black Friday podem te ajudar a vender ainda mais e melhor. Muitos comerciantes, inclusive, usam a Black Friday como uma espécie de treinamento para o Natal. Assim é possível adaptar a loja de acordo com as estratégias bem sucedidas, repensando ou até abandonando o que não funcionou.

Aproveite as informações sobre os produtos mais vendidos para já abastecer o estoque. O Martins não descansa e já estamos preparados para atender às demandas de Natal no varejo, com a qualidade e as vantagens que você já conhece e muitas novidades no nosso mix. Tudo pensado especialmente para a temporada de festas.

Quer aumentar o ticket médio? Então pense em estratégias que combinem mercadorias novas e aquelas que ficaram para trás no pós-Black Friday para fazer kits temáticos ou sugestões de presente!

4. Dê atenção ao cliente

Durante o mês de novembro você investiu bastante na divulgação e fez de tudo para atrair o cliente até a loja, certo? Agora é o momento de cultivar esse relacionamento. A Black Friday costuma apresentar a empresa para muitos consumidores novos e de nada adianta abrir essa porta sem ter alguma estratégia para fidelizar esse público.

O pós-Black Friday, portanto, também é o momento de colocar em prática algumas técnicas de pós-venda. Uma boa forma de contato é através do e-mail, agradecendo pela preferência e convidando os clientes a participarem de uma pesquisa de satisfação. Para estimular todo mundo a responder, ofereça um cupom de desconto nas próximas compras.

Esses dados podem ser usados para estruturar promoções no futuro e também para te orientar no marketing de relacionamento. Use os canais de comunicação para manter o cliente informado de ofertas e novidades.

Gostou da nossa conversa? Então me acompanhe até o próximo artigo com mais dicas de fidelização, para o pós-Black Friday e depois dele também. Aproveite e faça seu cadastro no Martins para receber em primeira mão nossas ofertas de Natal!

Banner divulgação BEM do Martins. Imagem de mulher segurando cartão e ao lado o texto: Compre e receba cashback pelo BEM.