A sua loja passou por uma grande campanha no final de novembro e com certeza você quer manter o ritmo de vendas, certo? Então, entenda que a pós-Black Friday também é uma ação importante para os negócios.
O trabalho só está começando! Esse é o momento de reorganizar o estoque, de fazer liquidações e repensar estratégias de vendas já pensando no Natal.
O pós-Black Friday é um período de grandes oportunidades para quem deseja manter as vendas lá em cima e quer queimar estoque antes das festividades de final de ano.
É por isso que hoje vamos trazer dicas valiosas para você aproveitar a ocasião, aumentar seus lucros e se preparar para uma grande campanha de Natal. Confira!
Queima de estoque de pós-Black Friday
A pós-Black Friday demanda uma avaliação minuciosa do estoque que restou. Então, analise quais produtos tiveram uma boa saída e quais ficaram estagnados nas gôndolas e no estoque.
É hora de dar uma atenção especial para as mercadorias que não venderam tanto quanto você esperava. Essas categorias podem ser a chave para aumentar as vendas no final de ano.
Assim que o estoque for analisado, considere criar promoções específicas para esses produtos remanescentes, como descontos progressivos, combos ou frete grátis para incentivar a venda.
Caso você ainda tenha itens de coleções anteriores ou lançamentos antigos, ou ainda produtos com baixo giro e próximos do vencimento, crie liquidações para desocupar as prateleiras e criar espaço para os novos produtos que vão chegar para as vendas de Natal.
Entendemos que muitos pequenos e médios varejistas têm receio de oferecer grandes descontos pós-Black Friday, acreditando que isso pode desvalorizar o valor dos produtos.
Mas tem tudo para dar certo, com descontos muito atrativos aos consumidores, desde que realizados de maneira estratégica. O lojista só precisa considerar três pontos importantes para que a liquidação seja efetiva:
- Segmentação: dividir o estoque em categorias e criar promoções exclusivas para cada uma delas. Por exemplo: lançar descontos maiores para produtos de linhas mais antigas e menores para produtos novos ou sazonais.
- Urgência: aplicar a estratégia de ofertas limitadas no tempo, como descontos por 24 ou 48 horas, para gerar sensação de urgência e despertar o interesse de compra por impulso nos clientes.
- Descontos: oferecer descontos progressivos conforme a quantidade comprada é uma das ações mais acertadas para a pós-Black Friday. Eles permitem que o cliente reconsidere comprar mais itens em razão da vantagem.
Ofertas combinadas (cross-selling e upselling)
O pós-Black Friday é também uma excelente oportunidade para realizar ações de cross-selling e upselling. Já falamos muito sobre elas aqui no blog e não custa reforçar.
O cross-selling ocorre quando o varejista sugere produtos complementares ao que o consumidor já está comprando.
E o upselling envolve sugerir uma versão mais cara ou com mais benefícios de um produto similar ao que o cliente procura.
Vamos a um exemplo fácil! Se um consumidor comprou um smartphone durante a Black Friday, você pode sugerir, no pós-Black Friday, a venda complementar de acessórios como capas e fones de ouvido com um bom desconto.
Além disso, você pode criar pacotes com produtos relacionados e oferecer um preço promocional. São técnicas que aumentam o ticket médio da venda e ajuda a reduzir o estoque de pós-Black Friday de itens complementares.
Natal antecipado
E por que não começar a campanha para o Natal? Entrou dezembro, provavelmente a sua loja já está toda decorada ou prestes a decorar, certo?
O pós-Black Friday é o momento perfeito para se planejar. Aproveite que muitos consumidores já entraram no clima de compras e começam a antecipar os presentes para o final do ano.
A dica aqui é mesclar a queima de estoque com as promoções de Natal. Você pode criar uma seção de “últimas unidades” ou “liquidação de Natal”, onde itens mais antigos e que não foram vendidos na Black Friday podem ser adquiridos a preços muito atrativos, mas com a temática de presentes de Natal.
Assim você chama a atenção dos consumidores que buscam ofertas para a sazonalidade e, ao mesmo tempo, começa a preparar a sua loja para as principais datas do ano: Natal e Réveillon.
Marketing digital
Se tem uma ferramenta que você precisa contar para a divulgação das ações do pós-Black Friday é, sem dúvidas, o marketing digital.
Com estratégias boas, você conecta a sua marca com o seu público e ainda aumenta a conversão de vendas. Por meio do marketing digital, você pode:
- Enviar newsletters para seus clientes, destacando produtos em promoção e ofertas de pós-Black Friday;
- Investir em anúncios direcionados no Facebook, Instagram e Google Ads. A segmentação pode ser muito eficaz quando feita corretamente, atingindo exatamente quem tem mais chances de comprar;
- Criar conteúdos nas redes sociais, incluindo WhatsApp e TikTok, para divulgar as promoções e criar engajamento com seus seguidores. Lives, sorteios e contagem regressiva para promoções são formas de atrair a atenção.
Fidelização do shopper
O pós-Black Friday também serve para trabalhar a fidelização dos clientes que realizaram compras durante a data comercial. Sabe aqueles consumidores que aproveitaram alguma oferta específica da Black e que têm grande potencial de retorno para as compras de Natal?
Pois é. É sua missão tentar fidelizá-los. Aproveite para oferecer programas de fidelidade, descontos exclusivos ou brindes para quem comprou na sua loja. Essa é uma maneira de construir um relacionamento mais próximo com o cliente e aumentar as chances de ele voltar a comprar durante a campanha de Natal.
Você pode apostar na criação de cupons de desconto exclusivos para compras futuras. Se um cliente comprou uma peça de roupa ou eletrônicos, envie um cupom com validade até o final de dezembro, incentivando-o a completar a compra no período de Natal.
Atendimento otimizado
No pós-Black Friday, a experiência do cliente ainda precisa ser impecável. Muitos consumidores compram em grande quantidade durante a Black Friday e, com isso, o atendimento e a logística de entrega precisam ser rápidos e eficientes.
Aproveite a pós-venda para se certificar de que a compra do cliente saiu como o esperado. A entrega chegou? Deu tudo certo com o pedido?
Se algo deu errado, tente remediar. Você pode ofertar novos produtos e descontos exclusivos com foco nas compras de Natal.
Se a entrega não foi legal, dessa vez precisa estar redondinha para garantir que os produtos cheguem a tempo para o Natal. Ofereça diferentes opções de frete, como entrega expressa, para atrair clientes que precisam de seus produtos com urgência.
Equilíbrio é o segredo das estratégias!
Pronto! Você está mais do que preparado para começar uma nova ação de vendas na sua loja.
Mas saiba que é preciso encontrar o equilíbrio entre uma queima de estoque de pós-Black Friday e a preparação para o Natal. Nossa intenção não é apenas esvaziar as prateleiras do armazém e do estoque. Precisamos também oferecer produtos atrativos para as vendas de fim de ano.
É fundamental liquidar o estoque de maneira estratégica, sem comprometer a sua oferta para o Natal.
Não esqueça de fazer a combinação de promoções de liquidação com lançamentos e novidades para a temporada de festas de final de ano. Assim, você pode atender tanto os clientes que buscam descontos quanto aqueles que querem novidades para presentear.
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.