O Dia do Gamer é celebrado no dia 29 de agosto e pode ser uma data incrível para movimentar os produtos de informática e eletroeletrônicos.
O avanço da comunidade gamer e a crescente popularidade dos jogos eletrônicos potencializam esse mercado varejista e tornam o Dia do Gamer uma data estratégica para as vendas.
A seguir, vamos destacar como você pode aproveitar essa oportunidade e destacar um mix direcionado e fazer uma campanha de vendas lucrativas na sua loja.
Por que Dia do Gamer?
Antes de mais nada, vamos fazer um breve resumo sobre o Dia do Gamer para você entender o contexto da data.
O Dia do Gamer surgiu em 2008, na Espanha, quando revistas especializadas em games – Hobby Consolas, PlayMania e PC Mania – decidiram criar uma data comemorativa para celebrar a comunidade mais apaixonada por jogos eletrônicos.
A ideia era poder oficializar um dia para celebrar a importância dos games para diversas culturas, a diversidade dos jogos e reconhecer o impacto que eles têm na vida das pessoas.
O dia 29 de agosto foi basicamente aleatório, mas, desde então, a data vem ganhando popularidade no mundo todo impulsionando um mercado que movimenta bilhões de dólares globalmente.
Mais da metade dos brasileiros jogam
Conforme a 11ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), 74% dos brasileiros afirmam jogar jogos digitais. Destes, 85% veem os jogos eletrônicos como a principal forma de entretenimento.
As plataformas que os consumidores mais costumam jogar são:
- Consoles (63,2%)
- Computadores e notebooks (55,5%)
- Smartphones (52,9%)
A maior parte (50,8%) dos consumidores confirmaram que jogam, em média, entre uma e três horas seguidas ao dia.
O estudo revela crescimento no número de adeptos aos eSports e comprova o quando o Dia do Gamer pode ser uma data estratégica para as vendas no varejo. Basta saber segmentar as ações e contar com sortimento de produtos.
Mix para o Dia do Gamer

O varejista deve oferecer um mix atrativo e diversificado, porém segmentado para atrair o público gamer.
Os consoles de videogame, por exemplo, são um dos itens mais procurados por esse público. No Dia do Gamer, aproveite para oferecer modelos mais recentes e populares, como PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.
Sabe aquele console estacionado há mais de ano aí no seu estoque? Bote ele para jogo e promova alguma oferta. Se não der para mexer na precificação, considere fazer um combo com brindes ou uma condição de pagamento diferenciada.
Os jogos são essenciais no mix para o Dia do Gamer. Mantenha um estoque diversificado de jogos, incluindo lançamentos recentes e títulos clássicos.
Uma experiência completa de jogo demanda bons acessórios: controles, headsets de Realidade Virtual (VR), cadeiras e mesa gamers, teclados e mouses específicos para games, entre outros, são uma boa pedida para o mix da campanha.
Os PCs e laptops gamer de alta performance entram no combo. Um mix adicional de pôsteres, camisetas e personalizados em geral pode ser um bom incremento para as vendas.
Veja a lista completa do mix que não pode faltar na sua loja para a ação de Dia do Gamer:
- PC gamer
- Computador
- Cadeira gamer
- Console
- Videogame
- Jogos
- Mesa gamer
- Notebook
- Tablet
- Smartphone
- Cooler
- HD
- Fonte
- Processador
- Monitor
- Rede Wireless
- Cabo USB
- Cabo de rede
- Adaptador USB
- Fones de ouvido
- Headset
- Mouse
- Teclado
- Caixas de som
- Câmeras
Como fazer uma campanha para trabalhar a data
A cereja do bolo para trabalhar uma campanha lucrativa para o Dia do Gamer é apostar na criatividade. Que tal começar sugerindo uma celebração para os clientes?
Inserindo o cliente no Dia do Gamer
- Promova uma ação que permita aos clientes contarem suas histórias favoritas sobre jogos. Abra o espaço para eles nas redes sociais da loja, para que compartilhem essas experiências.
- Convide-os a jogar algum game do portfólio oferecido na loja e partilharem as impressões deles.
- Convide os clientes a reunir os amigos para uma maratona de games ou promova, com a chancela da sua loja, um torneio online de jogos na data. Pense em alguma premiação com o mix da loja ou com o apoio de parceiros.
- Organize eventos interativos e demonstrações ao vivo de jogos. São atividades que criam experiência memorável, aumentando a probabilidade de fidelização dos clientes.
Ações gerais
- Para o Dia do Gamer, crie ainda promoções que sejam realmente irresistíveis para atrair os clientes. Depois de escolher os produtos selecionados, pense em quais promoções fazer e cogite a criação de pacotes especiais, com descontos progressivos ou “leve dois, pague um”.
- Monte na loja o “cantinho do gamer” com os produtos da campanha e destaque-os com uma decoração temática. Uma ideia é montar uma mini sala gamer e expor os produtos em meio a ela.
- Ofereça brindes exclusivos para agregar valor para a compra do Dia do Gamer, como personalizados da loja ou de parceiros. Negocie esses brindes com os fornecedores.
Foco nas redes sociais
Não deixe de investir em campanhas de marketing digital para alcançar um público mais amplo e direcionar as ações do Dia do Gamer para o público que realmente interessa para as vendas.
Os anúncios pagos em plataformas como Google Ads e Instagram podem trazer bons resultados e engajamento para a marca.
Crie ainda conteúdos nas redes sociais que sejam relevantes e direcionados aos gamers. Dica: faça uso de hashtags populares como #DiaDoGamer e #GamerLife para melhorar o alcance dos posts.
Promova a sua loja e os seus produtos com influenciadores digitais gamers. As redes sociais exercem grande influência sobre esse público-consumidor, vale apostar em ações por lá.
Encare o Dia do Gamer mais do que apenas uma data. Celebre o momento com os seus clientes e promova a eles uma campanha de vendas incrível!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
