Confira 5 ações de vendas para o Dia do Gamer

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Dia do gamer

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O Dia do Gamer é comemorado no dia 29 de agosto e pode ser uma boa aposta de vendas para quem é do segmento de informática e eletrônicos

O mercado gamer alcança números impressionantes e vem dia a dia conquistando novos jogadores das mais variadas idades. Esse público representa importante fatia para o varejo.

Por isso, o Dia do Gamer pode ser transformado em um momento especial de vendas. Hoje vamos falar sobre como o Dia do Gamer pode ser utilizado como data comercial para a sua loja. Além disso, pode trazer os potenciais itens para vender no estabelecimento. Esperamos que a leitura ajude a inspirar o seu planejamento.

Bons atrativos

A data não é antiga e ainda é pouco disseminada. O Dia Internacional do Gamer surgiu em 2008, na Espanha, por um conglomerado de mídia impressa que teve a intenção de prestigiar os amantes de jogos eletrônicos.

O Dia do Gamer se fundamenta na representatividade relevante e estatisticamente comprovada desse público. De acordo com a 10ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), 70% da população brasileira afirma jogar algum tipo de jogo eletrônico.

Ainda conforme o estudo, cerca de 20% jogam de duas a quatro horas na semana, enquanto 18,8% passam de oito a 20 horas em frente a uma tela considerando toda a semana. Veja outros insights do estudo sobre o mercado gamer. 

  • O maior público tem entre 25 e 29 anos (16,2%). Em seguida são os jovens de 20 a 24 anos (15,1%) seguidos dos adultos de 30 a 34 anos;
  • Classe média representa a maior parte dos gamers brasileiros (B2, C1 e C2), com quase 66% de representatividade;
  • 51,7% dos brasileiros usam o smartphones para jogar
  • Consoles domésticos são a segunda plataforma favorita dos gamers (20,5%);
  • 29% dizem já terem gasto até R$ 500 com jogos no ano passado
  • Eles gastam com moedas virtuais (31,2%), expansões de jogos (29,6%) e itens de melhoria (27,5%)

Dia do Gamer: 5 ações para vender mais 

Agora que você conhece as principais caraterísticas do público gamer, fica mais fácil planejar as ações para a data na sua loja. Para te ajudar no desafio, preparamos 5 sugestões para bombar as suas vendas no Dia do Gamer.

1) Foco nas redes sociais

Como mais da metade dos gamers utilizam o smartphone, isso mostra que a conectividade é presente na rotina. Além de jogos, eles também estão na internet e navegando pelos aplicativos e redes sociais.

Uma das principais ações para o Dia do Gamer é usar as redes sociais a favor do seu negócio. Crie uma publicação criativa e transforme ela em anúncio pago nas redes da loja.

Filtre o post para que ele atinja o público gamer. Você pode apostar numa live commerce para vender os produtos ou pelo menos apresentá-los antes da campanha para dar aquele gostinho de expectativa nos clientes.

Por fim, comunique também os clientes mais antigos por e-mail ou pelo WhatsApp sobre a campanha que está por vir. Além disso, das novidades que os esperavam na loja para o dia 29 de agosto.

2) Promoções e cupons

As ofertas do mix promocional são um grande atrativo para as vendas, mas ainda assim é preciso pensar alternativas para que a campanha seja definitivamente um sucesso, no curto período.

Você pode oferecer, por exemplo, cupons de descontos na internet ou um programa de cashback para que os gamers possam ter vantagens maiores e se aproximarem mais da marca.

As promoções progressivas também cabem para a venda de itens da categoria gamer. O desconto dos produtos aumenta à medida que o cliente vai comprando outros itens. O cliente pode levar um console e ganhar desconto nos jogos, por exemplo.

Agora, se o momento não couber muitos descontos em razão das finanças da loja, não se preocupe. A alternativa é flexibilizar as formas de pagamento oferecendo mais prazo para pagar e sem juros.

3) Sala gamer na loja

Homem de costas usando headset gamer no escuro em frente a monitor com jogo na tela.

Tem um cantinho sobrando na loja? Ou um espacinho que dê para fazer algumas mudanças? Então aproveite para montar uma sala gamer para celebrar a data e chamar os consumidores para a loja.

Veja a possibilidade de alugar fliperamas ou coloque alguns PCs e consoles com controles disponíveis para a galera jogar no período de compras. Você pode até planejar um mini campeonato de e-sports com o pessoal. Vai ser um sucesso!

4) Parceria com influenciadores

Essa é uma forte tendência para as lojas de eletroeletrônicos e informática. Contar com parceiros influenciadores digitais pode te poupar de um árduo trabalho de marketing digital

Procure saber na sua localização geográfica quem são os influencers e gamers de referência e providencie uma parceria para divulgar seus produtos e a campanha do Dia do Gamer.

5) Mix completo

O mix para a data sazonal precisa ser especial. Claro que você pode aproveitar para dar um gás nas vendas dos produtos que há muito tempo não saem das prateleiras ou do estoque. Mas não pode deixar de lembrar de outros itens importantíssimo da sazão. São eles:

Bônus: observe as métricas

Aproveite o Dia do Gamer 2023 para filtrar todas as informações possíveis sobre o comportamento de consumo dos clientes. Isso vale para a loja física, mas também para as interações dos clientes nas mídias digitais.

Os resultados adquiridos servirão de parâmetro para futuras campanhas. Além disso, no pós-venda, você pode perguntar aos clientes se ficaram satisfeitos com a campanha e as sugestões que eles têm para melhorar as próximas ações.

 Boas vendas e até a próxima!

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