Home Destaque Equipamentos para restaurante que vão te ajudar a trabalhar melhor

Equipamentos para restaurante que vão te ajudar a trabalhar melhor

0
1039

Os melhores equipamentos para restaurante são aqueles que realmente tornam os processos mais rápidos e simplificam a sua vida. É importante procurar sempre os melhores produtos para estar à frente da concorrência.

Os melhores equipamentos para restaurantes que agilizam os processos através da automatização e deixam os colaboradores mais confortáveis para fazer seu trabalho da melhor forma possível.

Vamos conhecer mais!

equipamentos para restaurante: mulher olhando computador

Automação nos equipamentos para restaurante

Existem muitas formas de pensar na automação dos equipamentos para restaurante. Embora essa ideia esteja normalmente associada a tecnologias de ponta, basta que a ferramenta tenha um temporizador, como um forno que desliga sozinho após o tempo necessário, para que ela seja considerada uma ferramenta automática.

A implementação da automação pode ser muito boa para o ramo dos restaurantes, já que ajuda a padronizar os processos e entregar produtos de maior qualidade. Digamos, por exemplo, que você sirva petit gateau. Existe um tempo certo que a receita precisa ficar no forno para alcançar seu ponto específico que é característico do prato.

Sem a automatização, o preparo do petit gateau exige uma atenção fixa e uma dedicação exclusiva do responsável pelo preparo para que eles saiam do forno do jeito certo. Num forno automatizado, basta programar o tempo e o colaborador fica livre para cuidar de outras receitas enquanto o doce está assando.

equipamentos para restaurante: chef de cozinha olhando pedidos

O uso da automação pode ir além da sua cozinha! A automação comercial ajuda muito em no processo que costuma ser o mais complicado para todos os estabelecimentos: as finanças. Com equipamentos para restaurante que ajudam a manter um controle maior do estoque, por exemplo, ou dos gastos e outros produtos, tudo fica mais simples.

Da mesma forma que na cozinha, a automação comercial permite que seu colaborador se preocupe com as coisas realmente importantes. Ter os equipamentos para restaurante certos permite uma economia de tempo e dinheiro que não seria possível de outra forma.

Como fazer a automação comercial no seu restaurante

Se você quer dar esse passo, para começar você precisa investir em alguns equipamentos para restaurante. O principal deles é um computador, onde você vai operar a parte financeira de forma muito mais ágil do que à mão.

Além da máquina principal, você vai precisar também de mouse, teclado, monitores e pelo menos uma impressora de cupom fiscal. A partir daí, o restante é quase opcional, o importante mesmo é pensar nas melhores formas de usar os equipamentos de restaurante a seu favor.

Por exemplo: você pode instalar uma impressora térmica na cozinha e distribuir tablets para os garçons registrarem os pedidos. Conforme os pedidos são realizados e confirmados, a impressora solta a orientação para o responsável da cozinha, que deve colocá-lo na fila. Assim os equipamentos para restaurante agilizam o processo de comunicação interna e garantem eficiência nas entregas.

Isso também ajuda a reduzir o tempo de atendimento, o que permite aos garçons atender os clientes com mais atenção e ainda agiliza a chegada do prato para o cliente. Outra vantagem é que isso permite que o cliente fique menos tempo no restaurante, liberando espaço para que o fluxo de pessoas seja maior, aumentando consequentemente o consumo e o lucro por hora do estabelecimento.

equipamentos para restaurante: mulher passando compras no caixa eletrônico

Controle de estoque e gestão

Como já falamos, outra vantagem enorme de usar equipamentos de restaurante para automatização comercial é o controle de estoque, que pode ser agilizado com leitores de códigos de barra e a instalação de um sistema operacional para gerenciar tudo a partir dos computadores.

Dessa forma, fica mais fácil controlar a validade das mercadorias, sua quantidade e saída, e também saber quando é hora de repor algum produto.

A compra de equipamentos para restaurante também pode ser um passo importante na gestão do seu estabelecimento. Se você pensa em crescer como negócio e eventualmente talvez até estabelecer franquias, é preciso dedicar ao menos um pouco do seu investimento na automação comercial.

Se você está apenas começando seu restaurante e deseja saber mais sobre como integrar a automação comercial e outras desde o início, então precisa dar uma olhada no nosso artigo sobre como montar um restaurante.