Ir para o conteúdo
Logo falamart
  • Estratégias Empresariais
    • Marketing
    • Notícias
    • Novidades do Mercado
    • Tecnologias
    • Planejamento Estratégico
    • Tendências
    • Datas Comemorativas
    • Black Friday
  • Gestão Empresarial
    • Legislação
    • Logística
    • Colaboradores
    • Finanças
    • Estoque
  • Segmento
    • Academia
    • Bar
    • Casa Agropecuária
    • Farmácia
    • Hotel
    • Loja de Eletro-Eletrônicos
    • Loja de Eletrodomésticos
    • Loja de Informática
    • Loja de Móveis
    • Materiais de Construção
    • Mercearia
    • Padaria
    • Papelaria
    • PetShop
    • Restaurante
    • Supermercado
    • Suprimentos
  • Programa BEM
Menu
  • Estratégias Empresariais
    • Marketing
    • Notícias
    • Novidades do Mercado
    • Tecnologias
    • Planejamento Estratégico
    • Tendências
    • Datas Comemorativas
    • Black Friday
  • Gestão Empresarial
    • Legislação
    • Logística
    • Colaboradores
    • Finanças
    • Estoque
  • Segmento
    • Academia
    • Bar
    • Casa Agropecuária
    • Farmácia
    • Hotel
    • Loja de Eletro-Eletrônicos
    • Loja de Eletrodomésticos
    • Loja de Informática
    • Loja de Móveis
    • Materiais de Construção
    • Mercearia
    • Padaria
    • Papelaria
    • PetShop
    • Restaurante
    • Supermercado
    • Suprimentos
  • Programa BEM
Início » Uniformes profissionais são uma boa pedida no seu negócio?

Uniformes profissionais são uma boa pedida no seu negócio?

  • Mart Martins
  • janeiro 10, 2019
  • Academia, Bar, Casa Agropecuária, Destaque, Farmácia, Hotel, Loja de Eletro-Eletrônicos, Loja de Eletrodomésticos, Loja de Informática, Loja de Móveis, Materiais de Construção, Mercearia, Padaria, Papelaria, PetShop, Restaurante, Supermercado, Suprimentos
Tempo de Leitura: 4 minutos

Sumário

Uniformes profissionais: usar ou não usar? Muita gente prefere deixar de lado a vestimenta padronizada nas lojas e acaba optando por um dress code restritivo em vez de investir na criação das suas próprias peças. Outros simplesmente nem pensam nisso, e vão deixando de lado até que a necessidade se mostra.

A questão é que, no atendimento ao cliente, uma boa apresentação deve ser sua primeira preocupação e os uniformes profissionais são, na maioria das vezes, o primeiro contato que o cliente tem com a loja. Antes de falar “oi”, ele percebe o vendedor uniformizado. Muitas vezes, ele só vai falar com quem estiver com roupas que indiquem a posição da pessoa na loja.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais a questão dos uniformes profissionais e o que eles trazem de vantagem em lojas de qualquer segmento. Está curioso? Então vamos começar a conversa!

três colaboradores usando uniformes profissionais

Uniformes profissionais aumentam a relevância da marca

Existe um preceito no marketing e na publicidade – que também funciona muito bem para os pequenos negócios – relacionado à relevância da sua marca. Quanto mais o cliente se identificar com a sua marca e o que ela representa, mais feliz ele ficará em comprar. Isso quer dizer que o produto é importante, mas a sua loja e o que ela representa é muito mais.

Você já ouviu aquela expressão “vestir a camisa da empresa”, não é? Ela está associada a boas interpretações, como “ser fiel à empresa”, “trabalhar duro para ajudar a loja”, “ter visão de dono”, etc. Quando seus colaboradores literalmente vestem os uniformes profissionais, é isso o que eles estão transmitindo, mesmo que no subconsciente.

Isso daí nada mais é do que uma ferramenta para fazer um bom trabalho de marca na sua loja. E não estamos nem contando com a possibilidade de sua logo e sua paleta de cores estarem em grande evidência dentro do salão, algo que toma o imaginário dos clientes e faz com que eles se identifiquem ainda mais com a sua loja.

Uniformes profissionais distinguem vendedores e melhoram o atendimento

homem em supermercado usando uniforme profissional dando boas vindas ao cliente

Imagina você em uma loja de materiais de construção que nunca entrou antes. Ela é enorme, com várias fileiras, e você está tendo dificuldades para encontrar o que está procurando. O que fazer? Perguntar para algum funcionário onde está o seu produto.

Mas pra quem você pergunta? A menina de gola polo andando pelos corredores? O rapaz de regata preta? O senhor de moletom? É claro que não. Você vai procurar alguém vestindo um uniforme para não correr o risco de incomodar alguém que nem trabalha lá.

Se o cliente tiver que procurar pelo vendedor, você já está com problemas. E se ele não encontrá-lo, problemas ainda maiores. O pior dos casos é quando os atendentes estão no salão, o cliente o procura e mesmo assim não os acha. Vestir a equipe com uniformes profissionais resolve esses três problemas e pode melhorar bastante o seu atendimento.

Uniformes profissionais transmitem profissionalismo

Parece meio redundante, mas é verdade. Os uniformes profissionais conseguem transmitir uma imagem de profissionalismo justamente porque eles são todos iguais e, na medida do possível, neutros.

Uma senhora de 75 anos entra na loja e é atendida por um rapaz de bermudas. É pouco provável que esse rapaz, que pode até ser um perito nos produtos que vende, consiga fechar a venda, pois corre o risco de não ser levado a sério. Esse é um exemplo extremo para ilustrar um ponto simples: todos nós julgamos a vestimenta alheia, conscientemente ou não.

Os uniformes profissionais resolvem esse problema por dois motivos. Primeiramente, não há como alguém criticar a escolha de vestimenta de um vendedor se ele não a escolheu. Os uniformes precisam ser usados, todos entendem isso.

Em segundo lugar, os uniformes tendem a ser neutros, de uma só cor e mais voltados para cortes conservadores. Calças simples e discretas, camisa com a cor da marca, logo no peito e pronto. Mesmo que alguém realmente queira tirar conclusões em cima disso, fica muito difícil, não há nada pra ver e julgar.

É assim que é construída a imagem de um profissional, da forma mais neutra possível. Mesmo mesmo que o uniforme puxe um pouco para o lado da inovação, não foi o colaborador que escolheu se vestir assim, foi a sua empresa.

E falando nisso…

A escolha dos uniformes profissionais depende da sua marca e identidade

Dois colaboradores em setor de verduras usando uniformes profissionais

Para definir como serão os uniformes profissionais, você vai precisar definir antes de tudo a identidade visual da sua empresa.

Os uniformes precisam transmitir não só suas cores e a sua logo, mas também a maneira como sua empresa se apresenta ao público. Não dá para trabalhar em uma loja agroveterinária e ter funcionários vendendo químicos controlados para fazendeiros vestindo uma regata. Não combina.

O que você precisa fazer é justamente isso, combinar. E sabe qual é a melhor maneira de identificar os cortes, cores e formatos dos seus uniformes profissionais? Olhando para o seu cliente. Como ele se veste diz muito sobre como os seus próprios colaboradores deveriam se vestir.

Os uniformes profissionais são muito importantes, não dá pra ignorar isso. Comece agora mesmo a definir os seus modelos!

Ah, e não vai perder o próximo artigo, hein? Estamos falando sobre como gerenciar bem a loja e evitar que problemas aconteçam durante a sua gestão!


Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
AnteriorAnteriorEquipamentos para restaurante que vão te ajudar a trabalhar melhor
PróximoEquipamentos para hotel e produtos que você precisa ter antes de abrirPróximo
Posts Relacionados

Carro de som ainda vale a pena no varejo?

A resposta é simm, mas vai depender do seu negócio e da finalidade.

Leia mais »
Mart Martins 16/09/2025
Como transformar a loja no destino oficial de presentes para o Dia dos Pais

Como destacar na loja presentes para o Dia dos Pais

Prepare-se para uma das datas mais importantes do calendário comercial.

Leia mais »
Mart Martins 15/07/2025
Promoção de vendas: como criar campanhas que vendem de verdade

Promoção de vendas: como criar campanhas que vendem

A ideia não é só vender, mas criar relacionamento e fortalecer a marca.

Leia mais »
Mart Martins 11/07/2025
Segmentos
Academia icon

Academia

Bar Icon

Bar

Agropecuária Icon

Casa Agropecuária

Farmácia Icon

Farmácia

Hotel Icon

Hotel

Eletronicos icon

Loja de Eletro-Eletrônicos

Eletrodomesticos Icon

Loja de Eletrodomésticos

Informática Icon

Loja de Informática

Moveis Icon

Loja de Móveis

Materiais de construção Icon

Materiais de Construção

Mercearia Icon

Mercearia

padaria

Padaria

Papelaria Icon

Papelaria

PetShop Icon

PetShop

restaurante

Restaurante

Supermercado

Supermercado

suprimentos

Suprimentos

Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Facebook-f Instagram Linkedin Youtube

Martins Comércio e Serviço de Distribuição – S/A
Rua Jataí, 1150 – B. Aparecida – Uberlândia – MG
E-mail: site@martins.com.br

Compre através do nosso site
www.martinsatacado.com.br

Compre agora!

Atendimento: (34) 3301 5819
Vendas: (34) 98428-2779
Ouvidoria Martins: 0800 722 1953

Benefícios Exclusivos Martins

  • Sistema Martins:
  • Sistema Martins:
Rolar para cima