Home Dicas Covid-19 5 ideias de negócios: novas oportunidades que surgiram na pandemia

5 ideias de negócios: novas oportunidades que surgiram na pandemia

0
702

Quem disse que crise não pode ser sinônimo de oportunidade? Apesar de todas as dificuldades do momento, as transformações sofridas pelo mercado nos últimos meses estão fazendo nascer ideias de negócios a partir das novas demandas trazidas pela pandemia.

 

Os números não mentem: só entre março e julho, o Portal do Empreendedor registrou 551.153 novos microempreendedores no país, 16.788 a mais do que no mesmo período de 2019.

Essa alta também é um reflexo do aumento do índice de desemprego, outro impacto da pandemia na realidade brasileira. Segundo o IBGE, só em junho de 2020 o Brasil registrou cerca de 700 mil novos desempregados.

Nesse cenário, a busca por uma nova fonte de renda abriu os olhos de muitos empreendedores para ideias de negócios que oferecessem a possibilidade de reinvenção e crescimento. Até quem não perdeu o emprego pode encontrar no tempo livre da quarentena a oportunidade que precisava para tirar aquele velho sonho do papel.

Se você também está em busca da sua próxima oportunidade, continue a leitura e veja quais são as ideias de negócio mais promissoras para o momento!

mulher de máscara e luvas segurando placa escrito OPEN na porta de loja

Oportunidades na pandemia: 4 novas ideias de negócios

Já ouviu aquele ditado que a vida pode até fechar uma porta, mas logo abre uma janela? Essa é uma sabedoria que vale até mesmo para esses tempos de pandemia, em que tudo é tão incerto. No entanto, é preciso saber enxergar a oportunidade em meio a tantas mudanças, transformando as dores do momento em ideias de negócios lucrativos!

Pense na sua família e nas dificuldades enfrentadas nessa nova realidade: o que poderia fazer o dia a dia mais fácil? Como você pode usar suas habilidades e recursos para facilitar esse processo? Caso você precise de um empurrãozinho, hoje vou apresentar algumas ideias de negócios que estão bombando na pandemia!

Delivery de marmitas

Conciliar as atividades domésticas com a vida profissional tem sido um dos maiores desafios de quem está trabalhando remotamente. Com os restaurantes fechados, pedir comida virou rotina: durante a pandemia, os gastos com delivery subiram 226%!

Enquanto o isolamento se estende, aumenta também a demanda por soluções que combinem economia, praticidade e dieta equilibrada e é aí que está sua oportunidade. Um delivery de marmita é uma das ideias de negócio para resolver essa equação!

marmitas de comida saudável sobre superfície de madeira

Quem tem bar ou restaurante pode adaptar o cardápio para marmitas com refeições caseiras, que podem ser servidas frescas ou congeladas. Essa também é uma boa alternativa para quem está em casa, em busca de uma nova fonte de renda, já que você só precisa de uma cozinha para começar, e seus vizinhos e familiares podem ser o público-alvo inicial.

Fala, Mart! Para impulsionar o empreendimento, faça pacotes com preços especiais para quem quiser comprar refeições para a semana inteira. Outra forma de reduzir custos é escolhendo um atacadista como fornecedor, assim você consegue preços mais baixos e benefícios exclusivos!

Lojas virtuais

Vender pela internet se tornou a alternativa número 1 dos varejistas que precisaram fechar as portas no início da pandemia, inserindo de vez o e-commerce nos hábitos de consumo dos brasileiros. Agora que a ferramenta faz parte do nosso dia a dia, o que não faltam são ideias de negócio para colocar no ar!

De colchões a produtos artesanais, tem lugar pra todo mundo! O segredo do sucesso está no planejamento, que demanda uma boa pesquisa de mercado para te ajudar a entender o que as pessoas precisam para definir seu nicho e as melhores estratégias.

notebook aberto sobre mesa com imagem de e-commerce na tela próximo de smartphone, mouse, caderno aberto, óculos de grau e caneta

Veja algumas ideias de negócios:

  • Produtos artesanais: quanto mais rústico e personalizado, melhor! Aposte em objetos de decoração, acessórios, roupas customizadas, etc;
  • Revenda de mercadorias: de eletrônicos a cosméticos, escolha o que tem mais a ver com você, encontre um fornecedor parceiro e agregue valor à experiência de compra!;

Padarias de bairro

O futuro é local. Por mais incerta que seja a realidade pós-pandemia, pesquisas são unânimes em afirmar que a tendência para as cidades é descentralizar o comércio, oferecendo mais conveniência para os consumidores nos varejos de vizinhança.

Nem todo bairro, no entanto, possui uma infraestrutura de comércio adequada às necessidades do cotidiano, e sua oportunidade pode estar aí. Já pensou em abrir uma padaria? Só em 2018 o setor faturou R$90,3 bilhões!

mostruário de padaria com pães diversos sobre o balcão e pessoa de costas usando touca ao fundo

Para testar o terreno, você pode começar em casa com uma produção pequena, fazendo quitutes por encomenda que podem ser entregues via delivery ou retirados no local. Além de produtos frescos, como pães e bolos, você também pode investir em alguns itens congelados para quem não abre mão de praticidade, como o famoso pão de queijo.

Kits para todas as necessidades

A quarentena deixou os consumidores mais dispostos a colocar a mão na massa, e é aí que entram os kits! Muitos restaurantes, por exemplo, resolveram inovar ao vender ingredientes separadamente em vez do prato pronto, criando uma nova experiência para quem deseja cozinhar em casa e ampliar o repertório culinário.

A curadoria também tem sido valorizada em diversos segmentos como oportunidade para agregar valor às mercadorias e aumentar o ticket médio da loja. Ao comprar um kit de queijos e vinhos ou uma cesta de doces, o cliente leva para casa não só as mercadorias, mas também a garantia de estar escolhendo itens de qualidade, que harmonizem entre si.

kit de ferramentas de papel sobre tapete com ilustrações de ferramentas

Outras pessoas, no entanto, buscam apenas praticidade na pandemia. Kit de ferramentas facilitam a vida de empreiteiros de primeira viagem que vão reformar a casa na quarentena, enquanto os kits de produtos de cabelo ajudam quem deseja pintar o cabelo em casa mas não sabe por onde começar.

Dentre tantas ideias de negócios, basta escolher qual alternativa se adequa melhor à sua realidade do momento e colocar a mão na massa! E para começar com o pé direito, conte com as marcas parceiras do Martins e os benefícios que você só encontra no nosso site!