Depois de tanto preparo, você está prestes a abrir sua empresa para o atendimento ao público. Sabemos que esse é um momento muito importante. Inclusive, crucial para os negócios. Portanto, reunimos ideias criativas para a inauguração de loja.
Seja um primeiro empreendimento ou filial, toda loja que entra no mapa do consumidor precisa ser bem apresentada. Por isso, recomendamos que você não descuide do primeiro dia de operação.
Especializada em eventos corporativos, Roberta Arqueiro fala sobre como a inauguração de loja é essencial. Confira a seguir a avaliação compartilhada em reportagem na edição online da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
“Estamos saturados de informação por todos os lados. Se um bar ou restaurante for aberto em um shopping ou em uma região que já tenha vários outros negócios do mesmo ramo e não fizer nada para mostrar que é novo no pedaço, as pessoas vão olhar para ele como se ele sempre tivesse estado ali. Pode ser o primeiro bar de cabeça para baixo e decorado com luzes roxas do Brasil: sem inauguração, não chama a atenção”, enfatiza.
E se o seu empreendimento não chamar a atenção, também não vai atrair público. Ela ainda estima que o planejamento da inauguração de loja deve estar pronto em até 90 dias antes do evento.
De olho no planejamento
Achou o prazo acima exagerado ou muito curto? Então saiba que ele é um período médio de segurança para sua organização junto a fornecedores. Nessa conta também entram parcerias, como o apoio de influenciadores digitais.
Contudo, isso não significa que a inauguração de loja precisa ser cara, luxuosa. Lembre-se de que, antes de tudo, estamos falando da apresentação do seu empreendimento.
É nessa ocasião que as pessoas vão identificar a proposta desse novo comércio. Com a inauguração de loja, você vai deixar claro a que veio e o que tem a oferecer. Assim, torna-se cartaz e filtro para o consumidor.
Vale a pena investir na inauguração de loja?
A resposta é sim. A inauguração de loja vale mesmo que você tenha o primeiro e único empreendimento do tipo em uma determinada localidade. Vamos refletir juntos: você entraria em uma casa sem ser convidado?
Pois acompanhe essa história ocorrida há alguns anos em uma pequena cidade do interior do Brasil. Nela, um empresário decidiu construir uma galeria shopping.
Situada bem no centro e com paredes variando entre o vermelho e o verde, a construção atraía a curiosidade. Você pode imaginar que tudo caminhava para uma sucedida inauguração de loja. Afinal, estava ali uma grande novidade.
Contudo, não foi o que ocorreu. Quando as portas foram abertas, ninguém estava avisado sobre esse fato. Após uma semana, o proprietário resolveu fazer um coquetel para o anúncio. Errou novamente, pois focou no convite a outros comerciantes e passou longe de quem tinha potencial para ser cliente.
Ou seja, por ser único em uma cidade de 10 mil habitantes, o empresário superestimou o potencial do seu empreendimento. Por outro lado, ao tentar fazer uma inauguração, subestimou os consumidores.
Se esse empreendedor tivesse planejado a inauguração de loja, como você está fazendo agora, o resultado seria completamente outro. Não tenha dúvida.
Mas fica o exemplo para reforçar que o trabalho não termina com a abertura de portas. Para sua empresa passar à próxima fase, deve-se cuidar da apresentação.
Planejamento da inauguração de loja
Pode não parecer, mas o planejamento da inauguração de loja começa antes da empresa existir. Isso porque é essencial para o sucesso desse evento conhecer o público alvo e ter uma rede de contatos.
Com essas informações em mãos, ficará mais fácil definir como será o grande dia da empresa. O passo seguinte é determinar o orçamento a ser direcionado para essa finalidade.
Independentemente da escolha, seja intencional. Você pode fazer uma cerimônia restrita ou abrir para os consumidores em geral. Pode realizar o evento de dia, de noite, com coquetel, lanches ou brindes.
Mas esteja ciente do objetivo que o levou a fazer cada opção. Particularmente, recomendamos que a inauguração de loja contemple ao menos uma atividade voltada aos consumidores.
Se o orçamento permitir, faça um evento restrito, para fortalecer o relacionamento. Todavia, não se esqueça de preparar algo para os clientes.
A inauguração de loja não precisa envolver, necessariamente, uma cerimônia. Muito menos é obrigatório ter atos simbólicos, como o corte de faixa de vermelha na entrada.
Como a lógica da inauguração de loja está em demarcar o início das atividades, há ações de execução mais simples. As opções vão desde promoções a gincanas.
Para a inauguração de loja, deve-se também estar atento ao calendário. Desse modo, é possível evitar que o evento coincida com feriados ou datas comemorativas. Ou pode coincidir, desde que você identifique vantagens.
Um conselho: às segundas-feiras tendem ser menos atrativas para esse tipo de destaque. Avalie ainda se compensa realizar a abertura durante ou após o horário comercial.
Divulgação
Agora, vamos definir os meios que serão utilizados para divulgar a inauguração de loja. Nas redes sociais e sites, planeje posts e artigos específicos sobre o assunto.
Uma estratégia interessante envolve influenciadores digitais, que podem ser convidados do evento antecipado para network. Além disso, há a possibilidade de contratá-los para ajudar a espalhar a notícia. É a sua loja que está chegando na área.
Lembre-se de avaliar o uso de mídias tradicionais, seja por meio de publicidade, seja estimulando a atenção da imprensa. Nesse caso, você vai gerar uma propaganda espontânea ao apresentar dados de interesse público, como número de contratações e investimento.
WhatsApp, mensagens SMS e e-mails também são aliados nessa hora. Os contatos podem ser captados pelas redes sociais. Para tanto, basta criar uma campanha que deixe claro o uso dessa informação. Assim você retém dados de quem realmente está interessado sem ferir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Por exemplo, sua loja pode patrocinar uma campanha no Instagram para falar da inauguração. Quem assistir terá a opção de clicar em “Saiba mais” para ter acesso a detalhes e fazer um breve cadastro.
Em outro modelo, nos stories, ou mesmo em post do feed, a pessoa é convidada a acessar um link na bio. Nesse link, está o cadastro. Dessa maneira, você deixa claro que o cadastro é uma opção e qual a finalidade.
Modelos de mensagens
De posse dessas informações, monte sua rede de contatos para enviar mensagens por e-mail ou aplicativo de bate-papo, como o WhatsApp.
O importante é ser uma mensagem clara, simples, objetiva e em tom de proximidade com o cliente. Então, seguem algumas sugestões de texto para esse tipo de comunicação:
– Seu pedido é uma ordem: a partir do dia xx tem uma loja xx pertinho de você. Venha nos visitar!
– Olá, (nome da pessoa)! Hoje é o grande dia. A loja xx está de portas abertas na rua xx, nº xx, bairro ou centro. Vai ser um prazer receber você e sua família nas nossas instalações. Estamos à sua espera das x horas às x horas.
– Faltam x dias para a gente se conhecer. A loja xx será inaugurada dia xx às xx horas. Enquanto esse grande momento não chega, venha conferir as ofertas que estão à sua esfera. Para conhecer as ofertas, acesse: (contatos das redes sociais e site, se tiver)
– Oi, xx! Que bom saber que você quer estar perto da gente! Logo logo a loja xx estará aberta para receber você. Anote aí data e hora da inauguração: dia xx, a partir das x horas no endereço xx.
– Convite especial para você! Vamos inaugurar a loja xx no dia xx. Sua presença é muito valiosa. Contamos com você! A loja xx fica… (endereço).
7 dicas criativas para inauguração de loja
Agora que concluímos o checklist para inauguração de loja, confira dicas que separamos como inspiração. Trata-se de sugestões para ajudá-lo a tornar esse dia inesquecível na trajetória da sua empresa.
1. Crie promoções exclusivas: essa é uma estratégia eficiente para criar expectativa e chamar a atenção. Não falo aqui só de oferecer descontos, mas de estimular a venda em combos de produtos e serviços.
2. Distribua brindes: você pode obter brindes por meio de fornecedores, o que barateia os custos.
3. Invista em fidelização do cliente: atue desde o primeiro dia para fidelizar o cliente. Programas de relacionamento, de fidelidade, que envolvem cashback são uma boa pedida.
4. Crie hashtags de compartilhamento: essa é uma maneira de ampliar o engajamento da sua loja nas redes sociais.
5. Crie um mistério: os preparativos para a inauguração de loja podem virar um tipo de caça ao tesouro. Estimule a participação do público em potencial.
6. Explore os sentidos do consumidor: rádio indoor, música, aromas que remetem a conforto e otimismo. Essas são formas de chamar a atenção do consumidor e criar referências sobre sua loja.
7. Leve parcerias para o PDV: está aí mais uma estratégia que pode baratear os custos da inauguração de loja; é ainda um meio de aproximar o consumidor das marcas com quem você se relaciona.
Temos certeza de que algumas dessas dicas se enquadram perfeitamente na sua proposta. Então, siga firme e conte conosco para qualquer dúvida.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.