O relacionamento com os fornecedores parece uma situação natural no varejo. E de fato é. Só que muitas vezes ela passa despercebida e deixada em segundo plano nas estratégias do negócio. É hora então de repensar isso.
Sabe aquele momento que você precisa fazer uma compra imediata para repor o produto e já é fim de semana? Com um bom relacionamento com o fornecedor, você repõe o estoque e evita perder vendas.
Pense ainda nas vezes que as vendas do mês não estão indo como esperado e você precisa criar uma campanha promocional para conseguir melhorar o fluxo de caixa. Um bom relacionamento com os fornecedores também pode te auxiliar na negociação de produtos com preços baixos.
Hoje, o FalaMart vai reforçar a importância de conquistar uma boa relação com os fornecedores para ganhar em preço, produto, entrega e tantas outras vantagens que vão impactar no lucro da loja.
Importância de contar com bons fornecedores
Quando você se relaciona bem com os fornecedores, os benefícios para o seu negócio são muitos. Você consegue boas negociações e descontos especiais em razão da cordialidade e fidelidade com as marcas que você trabalha.
Os prazos para pagamento e entrega ficam ainda mais facilitados e você conseguirá se planejar melhor financeiramente e operacionalmente com a reposição de estoque e o mix no seu armazém.
A confiança nessa relação te faz comprar sem medo e com segurança. Quando, por exemplo, você efetua uma compra errada, as chances de conseguir a devolução ou troca sem burocracia são maiores.
No final das contas, você e os seus consumidores saem ganhando e muito com as facilidades que só seus fornecedores de confiança podem proporcionar.
Sobretudo, é importante que você tenha uma boa gestão de fornecedores para que esse relacionamento seja um ganho de mão dupla. Mas esse é um assunto para daqui a um pouquinho.
Como você escolhe os seus fornecedores?
Essa é uma pergunta que você pode responder mentalmente antes de prosseguirmos a conversa.
Se em algum momento você ficou na mão por causa de fornecedores que não cumpriram o combinado ou não adotaram a “política da boa vizinhança”, pode repensá-los para futuras compras agora mesmo.
Assim como os RCAs e fornecedores precisam ter uma carteira de clientes fiel, o lojista precisa de bons fornecedores para sobreviver ao mercado varejista sempre tão competitivo.
A escolha dos fornecedores certos nem sempre será tarefa fácil. O varejista precisa levar em conta pelo menos quatro C’s importantes:
- Credibilidade;
- Confiabilidade;
- Custo-benefício;
- Compra planejada.
Compre de fornecedores que tenham credibilidade no mercado e no segmento em que você atua. A confiabilidade nos produtos vendidos também é importante antes de fechar qualquer negócio.
Preço e vantagens devem ser considerados para valer o custo-benefício de comprar de um determinado fornecedor em detrimento de outro. E, claro, planejamento nessa relação de compra e venda não pode faltar.
Os fornecedores precisam conhecer bem as suas necessidades para oferecer o que é essencial e seguir com as compras planejadas para que você não amargue prejuízo com um mix supérfluo.
Martins: os melhores fornecedores estão aqui
Os fornecedores, de uma forma direta ou não, são responsáveis pelos impactos que suas vendas terão. Não há margem para erros, a escolha dos fornecedores precisa ser certeira.
Não é à toa que o Martins Atacado, ao se preocupar tanto com o bem-estar dos lojistas parceiros, só trabalha com os melhores fornecedores disponíveis no mercado. Assim, você compra com segurança e garantia no Martins.com.br.
Os sellers são selecionados e seja qual for o seu segmento de varejo, você será muito bem amparado pela nossa plataforma e os nossos seletos fornecedores.
No portal do Martins você tem à disposição centenas de fornecedores e milhares de itens para abastecer o seu estoque e compor o seu mix com versatilidade, variedade e muita qualidade.
De forma clara e prática, você consegue comprar tudo o que precisa em um só lugar, com muita opção e poucos cliques. E tem mais: o portal está de cara nova e tudo foi mudado, do layout à navegação. Dá uma passadinha por lá e confira as novidades.
Gestão de fornecedores
Nós já tratamos aqui no blog sobre gestão de fornecedores e não custa nada relembrar, não é mesmo? O tema é muito comum, mas nem sempre o varejista sabe aplicá-lo no dia a dia da loja.
Então, hoje voltamos aqui para reforçar algumas dicas de como fazer essa gestão de fornecedores e estreitar os laços com eles. Às vezes manter esse relacionamento saudável entre as duas partes pode ser muito desafiador.
A gestão de fornecedores surge para te ajudar a administrar isso de uma forma que seja favorável para os dois lados. E o foco é um só: reduzir custos, aumentando a produtividade.
O que te motiva a comprar de um determinado fornecedor? Arriscamos em dizer que são preços mais baixos, entrega grátis e qualidade dos produtos.
Acontece que com o tempo, algumas marcas perdem em qualidade por não investir na melhoria do bom atendimento. Sempre é hora de trocar de fornecedores, é verdade! Mas quando você tem uma boa relação com eles, seu feedback pode ajudá-lo a reparar erros e abrir espaço para mais vantagens.
Isso é gestão de fornecedores. Solucionar os problemas em conjunto e aplicar sempre boas estratégias que melhorem também o seu negócio. Você poupa tempo e desgaste em procurar outros fornecedores.
5 práticas para um bom relacionamento com fornecedores
Organizamos cinco práticas que vão te ajudar a construir um bom relacionamento com eles. Antes disso, é muito importante que você tenha consciência de que quando é honesto e transparente com suas negociações, naturalmente você consegue fidelizar seus fornecedores.
1. Parâmetro de mercado
Quando for escolher os seus fornecedores, cheque a credibilidade deles e influência no seu segmento. É uma marca confiável? Há garantias? Esse é o primeiro passo para você conseguir gerenciar essa relação antes de entrar em uma furada.
Às vezes você encontra uma mega promoção e começa comprar desse fornecedor, antes desconhecido no seu meio. Porém, a entrega é paga, demorada e pode ser que venha faltando alguns itens do pedido feito. Haja dor de cabeça, né?
Por isso é preciso pesar na balança antes de começar a negociar com fornecedores que você esteja comprando pela primeira vez. Uma rápida pesquisa no Google ou em sites como o Reclame Aqui você consegue ter uma ideia se a empresa é confiável ou não.
2. Margem para a negociação
A lista de compra foi planejada? O pedido está feito? Então é hora de iniciar as negociações. Seja aberto com seus fornecedores. Discuta preços, formas de pagamento e prazos planejados para a entrega.
Sabemos o quanto é ruim receber mercadorias em um horário de pico na loja. Os prazos de entrega negociados evitam esse tipo de obstáculo e te ajudam a organizar melhor o estoque.
4. Pagamento em dia
Honre com os compromissos com os seus fornecedores para receber muito em troca. É assim que funciona em qualquer lugar quando se é um bom pagador. Os fornecedores até te priorizam em campanhas promocionais, te avisam com antecedência de ofertas e garantem vantagens exclusivas.
Invista em sistemas que te ajudem a controlar o fluxo de caixa da loja e que ajudam na programação de pagamentos pendentes. Dessa forma, você consegue manter as contas em dia e se planejar melhor para alguma compra urgente.
5. Diálogo aberto
A última prática que vamos citar hoje é o diálogo. Sim, toda boa relação depende de um diálogo claro. Aqui não é diferente!
Mantenha contato constante com os seus fornecedores e representantes comerciais para poder minimizar os riscos e conseguir rápidas soluções para os eventuais problemas que poderão aparecer nas negociações.
Troque informações e seja realmente um parceiro do seu fornecedor. Faça isso sem formalidades.
Estreitando as relações com os seus fornecedores
Geralmente a construção de um bom relacionamento com fornecedores vai depender mais de você. Não fique com aquela ideia de que eles precisam mais de você do que você deles, pois não é a verdade.
Ter bons fornecedores, como já vimos, é muito vantajoso para o seu negócio e nem é tão fácil assim encontrar qualidade, preço e segurança por aí. O sucesso das suas vendas demanda fornecedores confiáveis. Então, fidelize-os!
Buscar aprimorar as suas técnicas de negociação também vai te ajudar na lida diária com o processo de compras e estreitar a relações com os seus fornecedores.
Lembra lá em cima que falamos do Martins? Então aproveite tudo que falamos sobre fornecedores para se aproximar ainda mais da gente.
Temos os melhores parceiros de cada segmento do varejo do nosso lado e para te ajudar um pouco mais no que estamos falando, confira nos links abaixo os conteúdos que fizemos direcionados para o seu tipo de negócio:
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.