Para todo negócio sempre existe a questão: como lidar com a concorrência? Como manter a competição, que muitas vezes pode ser bastante acirrada, e ainda assim manter uma relação de camaradagem e amizade?
A melhor maneira de lidar com a concorrência é através da paz e do espírito empreendedor. Todos querem crescer no mercado, e quando você faz alianças ao invés de rivais, toda a comunidade é favorecida com diversidade e todos os negócios crescem juntos.
Você anda brigando com os comércios vizinhos? De vez em quando há problemas por conta dos preços? E o pior de tudo: está com dúvidas sobre qual é a melhor maneira de lidar com a concorrência e ainda continuar crescendo? É neste artigo que você encontra essas respostas. Vamos ver?
Concorrência amigável é possível
Basicamente, concorrência é todo negócio que tem o potencial de atrair o mesmo público que o seu. Não é necessariamente porque ele vende o mesmo produto ou está no mesmo segmento, mas sim porque os produtos e os segmentos são próximos o suficiente para fazer com que ele perca clientes pra você e vice-versa.
Se você tem uma loja especializada em ar condicionado, a loja de móveis da esquina que vende ventiladores baratos também é sua concorrente. Se você vende vassouras, essa mesma loja pode vender aspiradores de pó e competir com você por clientes.
É por isso que é tão importante saber lidar com a concorrência. Ela está sempre a um passo de distância do seu negócio, e hoje em dia é praticamente impossível abrir um comércio sem competição. A relação, porém, não deve ser de inimizade, mas sim de colaboração.
Mas como realmente lidar com a concorrência com respeito? É simples: criando algumas regrinhas e estimulando o diálogo!
Evite a concorrência desleal nos preços
O primeiro passo para lidar com a concorrência com respeito é aplicar uma política de precificação que dê espaço para todo mundo lucrar.
A precificação é construída através de um cálculo que leva em conta os custos fixos e variáveis além da margem de lucro. Todos os lojistas têm os dois primeiros, sendo que o que realmente costuma mudar é a margem de lucro. Se você abaixa seus preços demais, comprometendo a sua margem de lucro só pra atrapalhar a concorrência, está praticando a concorrência desleal.
Essa não é a melhor forma de lidar com a concorrência. Com seu preço lá embaixo, muito fora do padrão do mercado, fica mais dífícil pra você faturar e os outros negócios perdem clientes por preços baratos demais.
O ideal para lidar com a concorrência é praticar preços próximos da realidade do mercado. Tudo bem que você quer se destacar, mas atrapalhar o negócio dos outros e ainda assim sofrer com uma margem de lucro pequena não faz sentido algum.
Para lidar com a concorrência, pratique a boa vizinhança
Seus concorrentes não são seus inimigos! Muito pelo contrário, eles podem ser grandes fontes de informação, já que muitas vezes podem estar no negócio há mais tempo do que você.
Visite a loja dos seus concorrentes e anuncie-se. Peça para falar com o dono e mostre que você está lá, é uma presença amigável e não está procurando guerra. Divida suas experiências, mas só tome cuidado pra não falar demais. Amizade é amizade, mas concorrência sempre vai ser uma competição, não é?
Tente vencer na calma e não no grito
Existem várias formas de lidar com a concorrência e respeitá-la o suficiente para não transformar tudo em uma guerra de preços e ações de marketing. A principal delas é focar no seu trabalho.
Muita gente que não sabe como funciona o mundo do marketing pode até discordar dessa afirmação. E a guerra Coca-Cola X Pepsi? E a BMW, que vive quebrando tudo com a AUDI? Isso é simples de responder: não é briga, é colaboração.
As duas marcas entendem que uma suposta “briga” entre elas traria grande repercussão, e decidem se unir em uma campanha para fazer o reconhecimento de marca das duas subir. É por isso que as mensagens são sempre tão bem humoradas e nunca pegam pesado demais.
Na nossa realidade, a dos micro, pequenos e médios empreendedores, o ideal é focar no seu trabalho e deixar a concorrência fazer o dela. Ações em conjunto funcionam, mas é preciso tomar cuidado para não perder vendas. Coca-Cola e Pepsi podem se dar a esse luxo, mas você tem contas a pagar, não é?
A colaboração é o melhor caminho para lidar com a concorrência no varejo. Seja aquele vizinho amigo que todo mundo acaba crescendo!
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