Home Dicas Colaboradores Como motivar a equipe e qual é o reflexo disso nas vendas

Como motivar a equipe e qual é o reflexo disso nas vendas

0
1066

Se os seus colaboradores e funcionários não estiverem tão empolgados e motivados quanto você para a Black Friday, as vendas não vão sair do lugar. Ninguém vende muito sozinho. Mas como motivar a equipe para tirar o máximo dessa data?

Com algumas dicas e levando sempre em conta o que é melhor para a sua equipe, nós podemos te ajudar a motivar a equipe a vender ao máximo e a não desistir de nenhum cliente nessa Black Friday.

Venha conferir!

Pessoas de mãos dadas para simbolizar foco no coletivo: tome atitudes para motivar a equipe.

Por que motivar a equipe

É muito simples entender a importância de motivar a equipe. Afinal de contas, você não atende os clientes sozinhos, certo? A vendas dependem de todos, não só dos vendedores. São eles que fecham o acordo, mas se a limpeza, os caixas, a segurança ou qualquer outro setor da sua loja estiver desmotivado, tudo ficará comprometido!

Com uma equipe motivada tudo fica melhor! O atendimento sobe o padrão, garantindo não só mais vendas, mas também a fidelização dos clientes. Vendedores que trabalham motivados não vão desistir de um comprador; a equipe de limpeza vai estar em cima de qualquer sujeira que aparecer; a segurança vai tomar cuidado dobrado, e assim por diante.

Não tem discussão: motivar a equipe é essencial para o sucesso da Black Friday. Além disso, os colaboradores são pessoas que você escolheu e confia, certo? Então nada melhor do que mostrar isso pra eles e ajudá-los a se sentir especiais por fazer parte do seu time.

Dicas para motivação

As sugestões a seguir vão te ajudar a motivar sua equipe e servem de base para você formular outras estratégias de acordo com o perfil dos seus colaboradores e da sua empresa.

Campanha de comunicação interna

Uma forma de motivar a equipe a trabalhar da melhor forma é promover uma campanha de comunicação interna que explique como agir nas situações que ocorrem na Black Friday, como furtos, filas grandes e problemas no estoque. Com isso, eles estarão mais seguros e preparados para tomar as medidas necessárias quando for preciso.

Comece pensando em situações hipotéticas difíceis que podem aparecer para seus colaboradores e também procure saber quais são as ocasiões em que eles ficam mais em dúvida sobre como agir.

A partir daí, atencipe-se: ofereça canais adequados para o solucionamento de dúvidas, esteja aberto para sugestões de melhora e garanta que todos estejam na mesma página. Uma equipe que se entende e sabe o que de fato vai acontecer no dia da Black Friday é uma equipe motivada por natureza.

Você também pode fazer um workshop pré-Black Friday para falar sobre tudo que vai acontecer na data e aproveitar para trazer algum palestrante especializado para ajudar a motivar a equipe.

Reunião de um grupo de trabalhadores: para motivar a equipe, aceite o feedback sobre a situação de trabalho.

Respostas para as reclamações

Estabeleça um canal que permita que os colaboradores reclamem sobre certas situações que estejam causando incômodo. É possível que um processo ou equipamento esteja atrapalhando o trabalho dos funcionários, além de outros problemas que podem surgir no dia a dia.

Nomeie um supervisor que possa atender a essas reclamações e ajudar a solucionar tudo com certa autonomia, servindo de intermediário entre os profissionais e os chefes. Assim você não fica sobrecarregado e a equipe se sente acolhida.

Faça com que as reclamações dos funcionários virem melhorias para a empresa. Isso vai motivar a equipe, que se sentirá mais responsável pela qualidade do ambiente de trabalho.

Benefícios formais

É comum que se tenha, hoje em dia, muitas pessoas trabalhando em regime terceirizado. Isso pode ajudar nas contas da empresa, mas atrapalha na hora de motivar a equipe.

Se a maioria dos seus funcionários for terceirizado, você corre o risco de ter um time que se sente no prejuízo.

Profissionais em regime CLT, com benefícios como plano de saúde e décimo terceiro, costumam se sentir muito mais conectados com o negócio onde trabalham. Oferecer esse tipo de vantagem é importante para motivar a equipe e fidelizar os colaboradores à empresa.

Lembre-se também de recompensá-los financeiramente em caso de insalubridade no ambiente de trabalho e ofereça prêmios para aqueles que se destacarem. Essa é a melhor maneira de motivar a equipe a trabalhar com um sorriso no rosto e sempre oferecer seu melhor, independente da função.

Mão segurando carteira com dinheiro

Não atrase os salários

Um salário digno e pago em dia é um direito do trabalhador. Não levar esse compromisso a sério é o caminho mais rápido para se ver diante de funcionários desmotivados e sem foco.

Pense da seguinte forma: você quer a melhor equipe trabalhando com você? Então seja também o melhor chefe possível para motivar a equipe a ser fiel.

Bonificação para metas batidas

Para deixar a Black Friday melhor ainda, crie bonificações para metas batidas. Dessa forma, a equipe vai lutar para fazer as melhores vendas.

O ideal para motivar a equipe é não estabelecer metas individuais, mas uma grande meta coletiva que será dada caso as vendas gerais superem o valor que você irá determinar. Dessa forma é mais fácil premiar pessoas que não estão diretamente envolvidas com as vendas – mas são essenciais para o sucesso do negócio – e os próprios colaboradores vão estar investidos em motivar uns aos outros.

Não adianta colocar uma meta irreal e impossível de ser alcançada, ok? A única forma de motivar a equipe através de metas é através de um valor possível, mas acima do que é esperado naturalmente.

Feedback

É muito importante lembrar de dar feedback positivo quando os colaboradores fizerem um serviço bem feito. Se você só chama os funcionários para conversar quando há algo de errado, o clima no trabalho fica ruim. Mas se eles também podem ser chamados para receber elogios, então vão se empenhar em sempre dar o melhor.

Crie critérios de avaliação que possam indicar quem são os trabalhadores mais motivados e lembre-se de parabenizá-los na frente do resto da equipe. Dessa forma você vai motivar a equipe a seguir o exemplo.

Mulher e homem fazem aperto de mão em meio a reunião de trabalho: a harmonia é importante para motivar a equipe.

Colaboradores motivados para a Black Friday

Essa época do ano é desgastante e pode exigir muito dos funcionários. Por isso, é importante elogiar e motivar a equipe na Black Friday, para que eles lutem contra o cansaço e deem um gás extra durante todo o período.

A Black Friday é uma ótima data para fazer uso dessas estratégias de motivar a equipe, mas é importante que isso se torne parte da cultura da sua empresa, não só em datas especiais, para que o negócio funcione sempre a todo vapor.

Se tiver dúvidas sobre como planejar sua Black Friday da melhor forma, para que o esforço dos funcionários vá de encontro com o que você preparou para a data, em busca dos melhores resultados possíveis, confira agora mesmo nossas respostas para as perguntas mais frequentes sobre a data.