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Mulher de avental vermelho perto de uma prateleira com recipientes cheios de diferentes tipos de doces e alimentos a granel.

Ideias de PDV criativos para quem quer vender mais

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Receber o cliente na loja é o equivalente a receber uma visita muito especial em casa, aquela que a presença faz toda a diferença, sabe? Preço baixo e atendimento de qualidade são atrativos importantes, mas isso é o básico. Os PDV criativos vão além e oferecem aquele algo a mais que faz o cliente querer voltar.

 

Assim como uma casa só se transforma em um lar quando incorpora a personalidade dos moradores, o espaço físico da sua loja deve fazer o mesmo. A diferença é que a prioridade deve ser o cliente, com soluções que otimizem a experiência dele desde a entrada até a saída da sua loja. No entanto, também é importante que as ações sejam coerentes com o mix oferecido e os objetivos do seu negócio.

Independente do segmento, todos estabelecimentos podem construir seus próprios PDV criativos. Com a organização certa e atenção aos detalhes, farmácias, mercadinhos, bares e restaurantes podem incorporar estratégias nesse sentido que certamente irão se refletir nos resultados das vendas.

Como sempre falo aqui no blog, essa é mais uma daquelas situações que não são difíceis, só precisam de planejamento e foco na execução. É uma prática que compensa muito! Vamos desvendar o segredo dos PDV criativos?

Fachada de loja com vários vasos de plantas verdes de diferentes tamanhos na vitrine.

PDV criativo: como começar?

Uma crença comum entre os pequenos empresários é aquela que diz que os PDV criativos são um capricho que apenas grandes redes podem oferecer. Aposto que você também já pensou que não tem tempo ou dinheiro para investir nessas melhorias, estou certo?

Essa ideia não poderia estar mais equivocada. Para começar, você não precisa fazer todo o esforço sozinho. É importante para as marcas que o desempenho de seus clientes seja bom, por isso muitas investem em parcerias com os comerciantes na construção de PDV criativos.

Mulher de avental vermelho perto de uma prateleira com recipientes cheios de diferentes tipos de doces e alimentos a granel.

Para se destacar dentro das lojas, elas oferecem material para decoração e até mesmo consultoria com profissionais de merchandising, que são responsáveis por utilizar técnicas de apresentação de produtos da melhor maneira no ponto de venda. Entre em contato com suas empresas parceiras e, caso a prática não seja comum entre eles, proponha uma ação em conjunto!

As equipes também podem ser engajadas na missão dos PDV criativos. Depois de definido o plano de ação, selecione alguns colaboradores e divida com eles as tarefas, principalmente aquelas relativas à manutenção do espaço. Se cada um ficar responsável por um setor, o trabalho fica muito mais fácil e o espírito de equipe é fortalecido.

Ideias de PDV criativos para vender mais

Agora que já dei algumas dicas de como operacionalizar os PDV criativos, é hora de colocar a mão na massa! Para te ajudar, selecionei alguns exemplos a partir de casos de sucesso com marcas conhecidas no mercado.

Decoração

Há um quiosque com um chinelo de borracha gigante na cor amarela, bancos de madeira e caixas com chinelos coloridos diferentes.

Quando se fala em PDV criativos, decoração certamente é o primeiro aspecto que vem à mente. Já foi mais do que provado que o apelo visual possui um forte poder de influência nas decisões de compras do cliente.

A Havaianas é referência nessa área. Muitos mercadinhos apostam no “Espaço Havaianas”, usando banners, adesivos e materiais da marca para chamar atenção para o setor de calçados. Além da decoração em si, alguns detalhes fazem toda a diferença, como colocar pufes de apoio para quem deseja experimentar os chinelos.

Não basta só pensar no que é bonito e chama atenção, mas também naquilo que vai tornar a experiência do cliente mais prática, fácil e confortável. Lembre-se que essa vivência positiva do cliente na sua loja é o seu foco principal.

Marketing sensorial

Em uma loja de cosméticos, uma mulher sorri e testa um bastão corretivo na mão direita perto de outros produtos de beleza.

O marketing sensorial usa estímulos vindos dos nossos cinco sentidos para conquistar o público e criar uma atmosfera propícia para as vendas. Usando a criatividade, dá para adaptar algumas estratégias sensoriais nos mais diferentes segmentos.

Deixar que os clientes tenham fácil acesso aos produtos é marketing sensorial na prática! Se você trabalha com produtos de higiene e beleza, disponibilizar itens para serem testados é essencial. Deixe que as cores, cheiros e texturas das mercadorias trabalhem a seu favor!

Estímulos sensoriais generalizados também ajudam a compor os PDV criativos. Um ambiente climatizado, com um aroma bem atraente faz as pessoas quererem passar mais tempo na loja. Até ter aquele cafezinho e biscoitos à disposição também ajuda.

Espaço Kids

 A imagem mostra uma sala infantil com tapete emborrachado colorido, com brinquedos infantis e mesa para colorir.

Quer deixar a visita dos clientes mais tranquila dentro da loja? Invista em um espaço para crianças! A Nesquick já deu o exemplo quando instalou um jogo de amarelinha na região em frente aos produtos da marca, assim as crianças podiam brincar enquanto os pais faziam as compras.

A solução traz a fórmula perfeita dos PDV criativos: simplicidade, baixo custo e proveitoso para o cliente, enquanto ao mesmo tempo aumenta a visibilidade dos produtos. No caso da Nesquick, a estratégia também é certeira em relação ao público alvo da marca.

Dependendo dos seus recursos, é possível incorporar o espaço kids para a loja toda: reserve uma área perto do caixa, invista em alguns brinquedos e coloque um monitor à disposição. Se não for possível, otimize sua loja para ser mais amigável a adultos com crianças pequenas: carrinhos com cadeirinha já fazem uma enorme diferença!

A vitrine também é muito importante na hora de conquistar os clientes, e pode ser seu primeiro passo na construção e otimização de um PDV criativo. Vem comigo que no próximo texto, te ensino a montar uma vitrine especial para sua loja se destacar da concorrência!

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