Home Segmento Casa Agropecuária Produtos que não podem faltar em uma loja agropecuária

Produtos que não podem faltar em uma loja agropecuária

1
2000

Um dos segmentos mais promissores para a economia em 2020 é o da agropecuária. Segundo a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB específico do setor deve bater o recorde e subir quase 10% em relação a 2019. Sabe o que isso significa? Hora de sair da monotonia e investir na sua loja agropecuária!

 

A pesquisa da CNA aponta que o agronegócio deve faturar cerca de R$702 bilhões, contra R$638,8 bilhões faturados ano passado. Esses valores impactam desde os produtores primários até os comerciantes especializados em fornecer insumos para toda essa cadeia, e é aí que a loja agropecuária entra no jogo.

A reportagem aponta para um aumento específico na demanda de milho e da cadeia produtiva dos suínos, mas cada região do país possui potenciais específicos de acordo com os focos da produção. Para o varejista, o importante é oferecer variedade e qualidade na hora de conquistar os clientes, com atenção para as diferentes necessidades de cada um.

Para te ajudar a aproveitar esse crescimento e dar um impulso na loja, separei alguns produtos que não podem faltar em uma loja agropecuária.

Imagem de vários bois de coloração branca no pasto verde.

Mix de produtos para loja agropecuária

A agropecuária é, sem dúvidas, um dos segmentos comerciais mais diversos do país, um reflexo das diferentes atividades que podem ser enquadradas no setor. Existe a produção local, voltada para a subsistência, e o agronegócio que mira a escala industrial. Não dá pra esquecer também o mercado veterinário, um pilar que tem crescido bastante nesse segmento.

Uma loja de materiais agropecuários pode, portanto, atender desde o pequeno produtor interessado em sementes e produtos para o controle de pragas, até o veterinário que busca medicamentos e outros itens necessários no trato dos animais.

Dependendo do perfil e do tamanho da loja, é possível oferecer de tudo um pouco, ou então focar em algum nicho específico e buscar a maior variedade de produtos dentro dele. Quer entender melhor? Então confira minha lista com os destaques que toda loja agropecuária deve ter!

Produtos agrícolas

Uma loja de agropecuária com sementes dispostas sobre um balcão e prateleiras nas paredes cheias de produtos diferentes.

Vamos começar pelo mais óbvio? Uma loja agropecuária precisa vender tudo que envolve a rotina no campo e o manejo das plantações. Todo agricultor certamente vai buscar:

  • Herbicidas: que envolvem os produtos químicos para acabar com as plantas daninhas. E na hora de posicioná-los no PDV, coloque junto com o seu mix de sementes para plantio, mostrando sua gama de diferentes culturas;
  • Materiais para a manutenção do terreno: cavadeiras e enxadas são essenciais para a rotina diária de cuidados na fazenda de muitos agricultores;
  • Inseticidas: importantes para completar o mix de produtos, eles são fundamentais para garantir a saúde da lavoura. Experimente colocar perto das sementes os inseticidas que são de uso veterinário (usados no extermínio de carrapatos, pulgas e piolhos) atraindo o olhar do consumidor para uma necessidade que ele pode ter.

Na hora de selecionar os produtos de combate, é importante pesquisar quais são as pragas mais comuns na sua região e que, portanto, não podem faltar de jeito nenhum no estoque! Pode ter certeza que o consumidor vai procurar por eles na sua loja.

O mesmo cuidado deve ser observado na seleção das sementes: dê prioridade para as plantas típicas de sua região. Já que elas são as mais procuradas por ter mais chances de sobrevivência devido a terra e o clima da sua cidade.

É importante também incluir algumas ferramentas úteis no dia a dia da plantação e que complementam bem os itens principais do seu mix. Estou falando, por exemplo, dos pulverizadores usados para espalhar os herbicidas e inseticidas, e até mesmo de inseticidas para uso doméstico, essenciais para espantar ratos, formigas, baratas e mosquitos das casas e fazendas.

Produtos pecuários

Em um celeiro cheio de vacas e bois se alimentando, há uma mulher agachada cuidando de uma vaca.

Outro foco importante em qualquer loja de agropecuária é o nicho de produtos voltado para a saúde e bem-estar dos animais. É comum associar o setor agro com os animais de grande porte, como bovinos e suínos, mas muitas lojas apostam também no mercado de pets, com mercadorias voltadas para os animais domésticos.

Os principais pilares da categoria pecuária são os medicamentos. Assim como existem as pragas de plantações, os animais também sofrem com a ação de insetos e parasitas. Por isso, é importante ter à disposição alguns produtos:

  • Anti-inflamatórios: responsáveis por tratar inflamações e reduzir dores nos animais, com certeza podem ser um diferencial no PDV. Mas não são apenas os injetáveis que o consumidor procura: os colírios e diuréticos também precisam de espaço na sua loja!
  • Antibióticos: remédios fundamentais para a saúde dos animais, por isso oferecer marcas reconhecidas pelas agências reguladoras faz toda diferença na hora de aumentar as vendas. Um mix com qualidade é muito importante nessa hora!
  • Analgésicos: quando se trata de diminuir a dor e oferecer qualidade de vida aos animais, ter opções injetáveis ou em pomadas facilita a experiência do consumidor em sua loja agropecuária, já que rapidamente ele pode encontrar o que está precisando;
  • Vermífugos: a saúde de cães, gatos, equinos, bovinos, aves e suínos depende do uso de vermífugos ao longo de todo o ano. Por isso, é interessante ter um mix variado para que o seu cliente encontre uma diversidade de produtos, sem necessidade de ir até o concorrente pesquisar!

Já ficou claro que para fazer sua loja agropecuária se destacar é importante ir além do básico, certo? Um bom exemplo disso na prática, é trabalhar com produtos mais específicos da indústria, como é o caso do Ciprolac e do Mastifin. Esses medicamentos são indicados para o tratamento de mastite nos bovinos, impedindo que a seca prejudique a quantidade de leite produzida pelo animal.

Outros acessórios para sua loja agropecuária

Em uma terra, há um homem de regata mexendo em plantação que parece ser uma horta.

Falando em variedades, para ampliar o ticket médio da sua loja agropecuária, aumente a gama do seu mix de produtos e forneça alguns acessórios e ferramentas usadas em fazendas e hospitais veterinários. Isso vai ser um diferencial na sua loja, já que os frequentadores desse tipo de estabelecimento também precisam de materiais para a infraestrutura do campo.

Vamos conhecer alguns? Olha só:

  • Telas: muito comum na construção de galinheiros, mosquiteiros, cercas, o mix de telas é enorme e inclui até mesmo opções plásticas para cobrir produtos e oferecer sombra em determinados espaços;
  • Cordas: quem tem fazenda precisa de corda! Isso não quer dizer que só algumas opções são suficientes para aumentar o ticket médio da sua loja agropecuária. Disponha os produtos de forma organizada e treine sua equipe para entender as necessidades de quem procura na hora de fechar negócio!
  • Seringas de vacinação: lembra que falamos dos medicamentos acima? São bons complementos para o mix de medicamentos. Para tornar o produto ainda mais atrativo, considere oferecer desconto para quem comprar todo o kit vacinação!

Por último, não se esqueça do consumidor doméstico do setor dos pets. O check-out é um bom lugar para colocar petiscos para cães e gatos e atrair vendas de última hora.

Agora que você já conhece alguns produtos que não podem faltar em uma loja agropecuária, que tal expandir ainda mais os horizontes?

O setor agro e materiais de construção podem ser uma ótima alternativa para aumentar os lucros do seu negócio! No próximo texto te conto como montar um mix de materiais de construção e ainda te deixo mais seguro para ser referência nas duas áreas!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.