Produtos de mostruário: quais cuidados adotar

Sumário

O cuidado adequado com os produtos de mostruário é fundamental para garantir que eles permaneçam em excelente estado, proporcionando uma impressão positiva aos clientes e prolongando sua vida útil. 

No varejo, os produtos de mostruário têm papel importante na atração e retenção de clientes. Quando o mix é exposto da forma correta na loja, a marca se torna mais visível e isso acaba influenciando na percepção dos consumidores e, claro, impactando as vendas. 

Mas para isso, o que é preciso fazer? No nosso bate-papo de hoje, vamos explorar sobre a importância dos produtos de mostruário no varejo, as estratégias eficazes de exibição e os cuidados como limpeza, rotação de produtos, armazenamento e formas de manusear.

Produtos de mostruário e a relevância ao varejo

Os produtos de mostruário são o “abre-alas” da loja, aquelas mercadorias que comunicam de imediato a qualidade e proposta de valor do mix e da marca. Quando o cliente tem a oportunidade de interagir fisicamente com os produtos, as chances de conversão de vendas aumentam significativamente. 

Além disso, os produtos de mostruário permitem que os consumidores experimentem a textura, peso e funcionalidade dos itens antes de tomar uma decisão de compra. 

Muitas vezes o cliente chega a pesquisar o produto na internet, mas é no ponto de venda que ele vai testar e manusear o produto para ver se atende às expectativas. O mostruário, associado com boas estratégias de venda, pode fazer com que ele dê a preferência para o seu negócio. 

Os produtos de mostruário tendem a oferecer uma série de vantagens que podem impactar positivamente a experiência do cliente, impulsionar as vendas e fortalecer a imagem da marca. Veja a seguir outros benefícios para o varejo:

  • Demonstração de funcionalidade;
  • Percepção da qualidade;
  • Feedback imediato;
  • Estímulo às vendas por impulso;
  • Impulso à experiência multicanal;
  • Base para estratégias de marketing (como teste de novos produtos).

Principais cuidados com produtos de mostruário

Mas para se ter sucesso com a estratégia, você não pode se descuidar. É preciso ter o cuidado adequado para manter os produtos de mostruário em perfeito estado. 

Por isso, mantenha uma limpeza regular dos itens para remover poeira, sujeira e até impressões digitais, principalmente de eletroeletrônicos.  

Ah! E no caso de eletrônicos, faça um monitoramento regular para se certificar que os aparelhos estão funcionando bem. 

Você também vai precisar capacitar a sua equipe para o manuseio e cuidados desses itens para que não haja qualquer dano. Seria interessante você alternar os produtos rotineiramente para que eles não se desgastem.

1. Limpeza correta

O ideal é que você possa criar um cronograma de limpeza para garantir que os produtos de mostruário estejam sempre livres de poeira e sujeiras que possam afetar negativamente a percepção do cliente sobre a qualidade dos produtos que você está vendendo.

Utilize escovas macias para remover poeira e partículas soltas. Evite esfregar para não danificar os itens. 

Outra opção é a lavagem a seco se o produto tiver textura de tecido. As telas e eletroeletrônicos demandam panos de polimento e panos antiestáticos. Nada de usar nada abrasivo na superfície das mercadorias. 

É muito comum, no dia a dia, o lojista fazer limpeza com álcool. Ele ajuda remover manchas de produtos em vidro ou cristal, por exemplo. Mas é preciso usar um pano limpo e optar pelo álcool isopropílico. 

Os produtos de madeira podem ser limpos regularmente com um pano úmido para remover poeira e sujeira. Há ainda aqueles produtos de limpeza específicos para madeira. Ponto de atenção: não deixe que o produto retenha água, caso contrário a madeira ficará danificada com o tempo.

Os acrílicos e plásticos podem ser limpos com pano macio embebido em água morna com sabão neutro. 

Para remover etiquetas e adesivos dos itens, utilize um removedor suave para não danificar as embalagens ou produtos. 

Dica: verifique as instruções do fabricante para cada tipo de produto, pois alguns materiais podem ter requisitos específicos de limpeza. Além disso, faça a limpeza em um local adequado, longe de clientes, para não interferir na experiência de compra.

2. Armazenamento adequado

O armazenamento de produtos expostos para experimentação dos clientes também deve ocorrer de forma adequada.

Para isso, faça a catalogação correta das categorias e etiquete todos os produtos de mostruário com código, descrição do produto e o preço. O inventário atualizado facilita muito o rastreamento e a reposição das mercadorias quando necessário.

Armazene as mercadorias semelhantes juntas, evitando misturar produtos que possam danificar uns aos outros.

Aproveite para utilizar embalagens protetoras para produtos mais delicados ou sujeitos a danos durante o armazenamento.

Os produtos, principalmente de madeira, papel e tecido, devem estar em ambiente livre de umidade excessiva. Variações extremas de temperatura também podem comprometer a estrutura dessas mercadorias.

Se possível, recorra a capas ou mantas para proteger os produtos contra a poeira e evite o contato deles direto com o chão.

3. Manuseio preciso

Para o manuseio correto dos produtos de mostruário, o primeiro passo é treinar a equipe para tratar os itens com cuidado e evitar danos acidentais. 

E reforçamos: os produtos eletrônicos requerem cuidados especiais devido ao alto valor agregado. Eles devem passar por manutenção preventiva regular para que estejam sempre em pleno funcionamento quando os clientes testaram. 

É muito importante também implementar medidas de segurança como câmeras e dispositivos antirroubo, a fim de proteger os produtos contra furtos e criar um ambiente mais seguro para os seus clientes.

Por falar em itens valiosos, você pode sugerir aos expositores usarem luvas adequadas para proteger os itens, por exemplo, da oleosidade natural da pele e eventuais arranhões.

Não permita que os produtos de mostruário entrem em contato com alimentos, bebidas ou substâncias que possam danificá-los de alguma forma. 

Evite sobrecarregar os displays ou prateleiras para que não ocorra danos acidentais durante a movimentação dos produtos. 

Caso o mix em exposição precise ser movido internamente, use carrinhos, bandejas ou caixas adequadas para garantir que permaneçam seguros e protegidos.

Quando você adota essas práticas de manuseio, você não apenas preserva a integridade das suas mercadorias, mas também demonstra o compromisso da sua loja com a qualidade e a apresentação do mix aos clientes, o que, como já vimos por aqui, pode influenciar positivamente a decisão de compra.

4 dicas para melhorar o mostruário

Mulher escolhendo produtos em prateleira de farmácia.

Além da limpeza, manuseio e armazenamento corretos, você pode aproveitar para utilizar alguns gatilhos e melhorar a imagem do mostruário da sua loja:

1. Cuide da iluminação

A iluminação é um dos grandes impactos na exibição de produtos. Você pode ter poucos produtos para demonstrar, mas um jogo de luz no mostruário fará toda a diferença! Destaque itens específicos com iluminação direcional aos produtos de destaque. Evite sombras excessivas que podem esconder produtos importantes. 

2. Tenha um layout atrativo

Seja criativo para construir um cenário atrativo para o cliente. Considere o espaço, fluxo de tráfego e a jornada do cliente e capriche no layout! Uma ideia é agrupar produtos relacionados para criar histórias visuais coesas que cativem os consumidores.

3. Crie uma história no ambiente

Uma ideia bacana é agrupar produtos relacionados para criar histórias visuais que despertem o interesse do cliente. Isso ajuda a criar aquela conexão emocional que comentamos acima, aproximando mais os clientes da sua marca. 

4. Dê rotatividade aos produtos 

Por fim, altere regularmente os produtos de mostruário para não só evitar o desgaste, mas ainda para manter a sua loja com uma aparência agradável, de novidade, incentivando os clientes a voltarem a comprar de você. 

Cuidar para lucrar!

A presença de produtos de mostruário não apenas estimula compras por impulso, mas também fortalece a conexão emocional entre os consumidores e a marca

Ao proporcionar ao cliente experimentar e testar um produto antes da compra, você melhora a experiência dele e a imagem do seu negócio. Então, não deixe de cuidar dessa parte para não perder vendas e ter prejuízos na hora de fechar as contas.

Capriche no seu mostruário e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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