Mesmo em tempos de rede social, o cartaz de promoção não pode ficar em segundo plano. Isso porque o material tem um grande poder sobre a decisão de compra do consumidor.
O cartaz de promoção é utilizado no comércio para promover e destacar uma oferta, desconto, evento ou produto específico. É uma forma de estratégia de marketing para atrair a atenção do cliente e influenciar nas vendas.
Alguns elementos gráficos e gatilhos visuais são fundamentais para que a comunicação seja assertiva. E é sobre isso que nós vamos falar hoje.
A seguir, você vai descobrir quais estratégias utilizar para atrair seu público por meio de um cartaz promocional. Boa leitura!
A relevância do cartaz de promoção
O cartaz de promoção é uma ferramenta importante para despertar o senso de urgência e a conscientização sobre ofertas e produtos de um negócio. Por causa da visibilidade no ponto de venda, o cartaz acaba atraindo de imediato a atenção do consumidor.
Ele também é um mecanismo barato e acessível para comunicar de forma clara e sucinta as ofertas da loja. Também gera interesse e curiosidade nos clientes, podendo até mesmo incentivar as compras por impulso.
O reforço da identidade da marca é outro ponto positivo do cartaz de promoção. O layout pode ser alinhado à identidade visual da marca, reforçando a imagem da empresa. Paleta de cores, logos e estilo de comunicação padrões da marca contribuem para o reconhecimento.
Os cartazes promocionais ainda facilitam a realização de promoções temporárias como liquidações, por se tratar de uma comunicação rápida e eficaz no PDV.
Além disso, o cartaz promocional pode ser adaptado a todos os tipos de promoções e estratégias de marketing. A versatilidade da ferramenta permite ao lojista criar uma experiência de compra completa e manter os clientes informados sobre as ofertas.
Como reter clientes com cartaz de promoção
Nós já entendemos a relevância do cartaz de promoção para o negócio. Agora, vamos entender melhor como atrair os clientes a partir da ferramenta.
O primeiro passo é apostar em um design atrativo com cores vibrantes e que seja fácil para compreender a mensagem. Para isso, conhecer seu público-alvo é essencial na hora de passar a mensagem.
Não deixe de destacar o principal benefício naquela oferta aos clientes. Por exemplo: era X valor e agora caiu para Y.
Dependendo de como for o tamanho do cartaz de promoção, você deve incluir o preço promocional, condições naquela promoção e até quando ela é válida. Tem sido muito comum o uso de QR Code para complemento das informações.
Anexe o cartaz em locais estratégicos da loja e que, preferencialmente, tenham amplo tráfego de clientes.
Já ouviu falar no CTA (Chamado para a Ação)? A aplicação dele no cartaz vai ser muito útil. É a forma de você comunicar a oferta de forma persuasiva com algumas frases de impacto. Elas ajudam a impulsionar as vendas daqueles produtos destacados.
Mas já, já eu vou falar mais detalhadamente sobre isso. Antes, vamos entender melhor como e de que forma confeccionar o cartaz de promoção.
1. Com que cor eu vou?
As cores têm um papel fundamental em um cartaz de promoção, pois geralmente elas são as primeiras a serem visíveis pelo consumidor.
As cores ainda podem influenciar as emoções e chamar a atenção dos clientes que passam pelo local.
Não é à toa que a escolha das cores que serão utilizadas deve estar alinhada com a identidade visual da sua loja, mas também com a natureza da promoção e o público que você está tentando alcançar.
Cores quentes como vermelho, amarelo e laranja são muito usuais para remeter a um senso de compra de urgência, mas outras cores podem ser perfeitamente utilizadas. Vejam as principais:
- Vermelho: é a mais usual para despertar no cliente a sensação de urgência;
- Amarelo: ideal para destacar ofertas especiais e criar uma atmosfera positiva;
- Azul: eficiente para promoções mais sofisticadas ou produtos de alta qualidade;
- Verde: usado para promover produtos relacionados à saúde, bem-estar e sustentabilidade;
- Laranja: ideal para promoções destinadas a um público jovem ou para destacar produtos relacionados à criatividade;
- Roxo: pode ser usada para destacar promoções de produtos de alta qualidade ou exclusivos;
- Preto: utilizado para promover produtos de luxo ou criar um visual mais refinado.
Você também pode combinar cores para destacar mais o cartaz. Só que leve em consideração a legibilidade, escolhendo cores que garantam que o texto seja facilmente lido.
2. Local adequado
Comentamos há pouco sobre a localização certa de colocar o cartaz de promoção: locais com fluxo maior de clientes. Mas não precisa ser necessariamente apenas os corredores, veja a seguir onde mais eles podem ser anexados.
- Entrada da loja;
- Vitrines;
- Salas e espaços de esperas;
- Área de checkout;
- Próximo a escadas e elevadores;
- Próximo a espelhos e provadores.
3. Ortografia
A ortografia também afeta e muito a visibilidade do cartaz de promoção. Ela precisa ser correta e clara para garantir a compreensão da mensagem que você quer transmitir aos clientes.
Então, habitue-se a usar uma ortografia padrão, seguindo as regras gramaticais e evite gírias que possam comprometer a sua mensagem.
Antes de imprimir ou escrever o cartaz, aposte em uma revisão ortográfica e gramatical cautelosa. Você não vai querer virar “meme” na internet devido a um erro grotesco no cartaz de promoção, né?
Destaque a mensagem principal da promoção com uso de negrito e fontes maiores. Atenção também à correta pontuação e acentuação das palavras e expressões.
Preparamos para você 20 frases para você se inspirar e criar o seu próprio cartaz de promoção. Veja:
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4. Modelos de cartaz de promoção
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Como nós vimos, há muitas maneiras de se criar um cartaz de promoção. No entanto, todas elas devem conter elementos que comuniquem claramente a oferta, incentivem a ação do cliente e se destaquem visualmente.
Seguindo essas dicas, você estará no caminho certo para desenvolver cartazes que não apenas chamam a atenção, mas também impulsionam o engajamento e as vendas.
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
