Cartaz de promoção ajuda na decisão de compra

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Influência do cartaz de promoção na decisão de compra

Sumário

Mesmo em tempos de rede social, o cartaz de promoção não pode ficar em segundo plano. Isso porque o material tem um grande poder sobre a decisão de compra do consumidor.

O cartaz de promoção é utilizado no comércio para promover e destacar uma oferta, desconto, evento ou produto específico. É uma forma de estratégia de marketing para atrair a atenção do cliente e influenciar nas vendas.

Alguns elementos gráficos e gatilhos visuais são fundamentais para que a comunicação seja assertiva. E é sobre isso que nós vamos falar hoje. 

A seguir, você vai descobrir quais estratégias utilizar para atrair seu público por meio de um cartaz promocional. Boa leitura!

A relevância do cartaz de promoção

O cartaz de promoção é uma ferramenta importante para despertar o senso de urgência e a conscientização sobre ofertas e produtos de um negócio. Por causa da visibilidade no ponto de venda, o cartaz acaba atraindo de imediato a atenção do consumidor.

Ele também é um mecanismo barato e acessível para comunicar de forma clara e sucinta as ofertas da loja. Também gera interesse e curiosidade nos clientes, podendo até mesmo incentivar as compras por impulso

O reforço da identidade da marca é outro ponto positivo do cartaz de promoção. O layout pode ser alinhado à identidade visual da marca, reforçando a imagem da empresa. Paleta de cores, logos e estilo de comunicação padrões da marca contribuem para o reconhecimento.

Os cartazes promocionais ainda facilitam a realização de promoções temporárias como liquidações, por se tratar de uma comunicação rápida e eficaz no PDV. 

Além disso, o cartaz promocional pode ser adaptado a todos os tipos de promoções e estratégias de marketing. A versatilidade da ferramenta permite ao lojista criar uma experiência de compra completa e manter os clientes informados sobre as ofertas. 

Como reter clientes com cartaz de promoção

Nós já entendemos a relevância do cartaz de promoção para o negócio. Agora, vamos entender melhor como atrair os clientes a partir da ferramenta. 

O primeiro passo é apostar em um design atrativo com cores vibrantes e que seja fácil para compreender a mensagem. Para isso, conhecer seu público-alvo é essencial na hora de passar a mensagem.

Não deixe de destacar o principal benefício naquela oferta aos clientes. Por exemplo: era X valor e agora caiu para Y. 

Dependendo de como for o tamanho do cartaz de promoção, você deve incluir o preço promocional, condições naquela promoção e até quando ela é válida. Tem sido muito comum o uso de QR Code para complemento das informações.

Anexe o cartaz em locais estratégicos da loja e que, preferencialmente, tenham amplo tráfego de clientes. 

Já ouviu falar no CTA (Chamado para a Ação)? A aplicação dele no cartaz vai ser muito útil. É a forma de você comunicar a oferta de forma persuasiva com algumas frases de impacto. Elas ajudam a impulsionar as vendas daqueles produtos destacados.

Mas já, já eu vou falar mais detalhadamente sobre isso. Antes, vamos entender melhor como e de que forma confeccionar o cartaz de promoção.

1. Com que cor eu vou?

As cores têm um papel fundamental em um cartaz de promoção, pois geralmente elas são as primeiras a serem visíveis pelo consumidor. 

As cores ainda podem influenciar as emoções e chamar a atenção dos clientes que passam pelo local. 

Não é à toa que a escolha das cores que serão utilizadas deve estar alinhada com a identidade visual da sua loja, mas também com a natureza da promoção e o público que você está tentando alcançar. 

Cores quentes como vermelho, amarelo e laranja são muito usuais para remeter a um senso de compra de urgência, mas outras cores podem ser perfeitamente utilizadas. Vejam as principais:

  • Vermelho: é a mais usual para despertar no cliente a sensação de urgência;
  • Amarelo: ideal para destacar ofertas especiais e criar uma atmosfera positiva;
  • Azul: eficiente para promoções mais sofisticadas ou produtos de alta qualidade;
  • Verde: usado para promover produtos relacionados à saúde, bem-estar e sustentabilidade;
  • Laranja: ideal para promoções destinadas a um público jovem ou para destacar produtos relacionados à criatividade;
  • Roxo: pode ser usada para destacar promoções de produtos de alta qualidade ou exclusivos;
  • Preto: utilizado para promover produtos de luxo ou criar um visual mais refinado.

Você também pode combinar cores para destacar mais o cartaz. Só que leve em consideração a legibilidade, escolhendo cores que garantam que o texto seja facilmente lido.

2. Local adequado

Comentamos há pouco sobre a localização certa de colocar o cartaz de promoção: locais com fluxo maior de clientes. Mas não precisa ser necessariamente apenas os corredores, veja a seguir onde mais eles podem ser anexados.

  • Entrada da loja;
  • Vitrines;
  • Salas e espaços de esperas;
  • Área de checkout;
  • Próximo a escadas e elevadores;
  • Próximo a espelhos e provadores.

3. Ortografia

A ortografia também afeta e muito a visibilidade do cartaz de promoção. Ela precisa ser correta e clara para garantir a compreensão da mensagem que você quer transmitir aos clientes.

Então, habitue-se a usar uma ortografia padrão, seguindo as regras gramaticais e evite gírias que possam comprometer a sua mensagem.

Antes de imprimir ou escrever o cartaz, aposte em uma revisão ortográfica e gramatical cautelosa. Você não vai querer virar “meme” na internet devido a um erro grotesco no cartaz de promoção, né?

Destaque a mensagem principal da promoção com uso de negrito e fontes maiores. Atenção também à correta pontuação e acentuação das palavras e expressões. 

Preparamos para você 20 frases para você se inspirar e criar o seu próprio cartaz de promoção. Veja:

  1. Descontos imperdíveis: sua chance de economizar é aqui!
  2. Explosão de ofertas: aproveite enquanto duram!
  3. Loucura de preços: somente hoje, somente aqui!
  4. Promoção relâmpago: não deixe escapar essa chance única!
  5. Descontos que fazem a diferença no seu bolso!
  6. Oportunidade única: compre mais, pague menos!
  7. Reduzimos os preços, mas a qualidade é a mesma!
  8. Estoque limitado, descontos ilimitados: não perca!
  9. A maior liquidação do ano: seus produtos favoritos a preços incríveis!
  10. Descontos para todos os gostos: escolha o seu agora!
  11. Descontos que vão fazer seu dinheiro render mais!
  12. Ofertas que você não pode recusar: corra para aproveitar!
  13. As melhores promoções estão aqui!
  14. Celebre economizando!
  15. Compre agora!
  16. Últimas chances para comprar mais barato!
  17. Economia com estilo: promoções que fazem a diferença!
  18. Promoção relâmpago: corra e garanta a oportunidade de economizar!
  19. Saldão de preços baixos: sua chance de comprar muito pagando pouco!
  20. Descontos que vão além das expectativas: descubra agora!

4. Modelos de cartaz de promoção 

1. OFERTA IMPERDÍVEL!

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Utilize o cupom: VALE30

*Essa promoção é válida até durar o estoque.

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Como nós vimos, há muitas maneiras de se criar um cartaz de promoção. No entanto, todas elas devem conter elementos que comuniquem claramente a oferta, incentivem a ação do cliente e se destaquem visualmente. 

Seguindo essas dicas, você estará no caminho certo para desenvolver cartazes que não apenas chamam a atenção, mas também impulsionam o engajamento e as vendas. 

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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