Passado o dia das mães, os comércios começam a se agitar para deixar tudo preparado para o dia mais romântico do ano. Uma das principais datas comemorativas do comércio brasileiro, o dia 12 de junho é um convite à criatividade e à oportunidade de lucrar com uma boa promoção do Dia dos Namorados.

No último ano as vendas para o Dia dos Namorados voltaram a crescer e atingiram a marca de 1,63% no saldo positivo, faturando mais de R$150 milhões no total. Se você ainda não planejou uma promoção do Dia dos Namorados, essa é a sua chance!
Quer faturar? Separamos algumas dicas para cinco segmentos do varejo. Algumas ideias são simples e baratas para você colocar em prática rapidamente e começar a lucrar agora mesmo!
Dicas para promoção do Dia dos Namorados
Mercearia
Uma boa ideia para se diferenciar dos concorrentes é oferecer na promoção do Dia dos Namorados alguns produtos para quem prefere passar a data em casa. Você pode vender os itens separadamente ou fazer “kits românticos” com preço único. Confira exemplos:
Café da manhã romântico
Nessa promoção do Dia dos Namorados, ofereça cesta com pães e bolos em formato de coração, cestas de frutas com morangos e cerejas, geleias caseiras, etc, tudo isso numa bandeja com temas românticos.

Jantar romântico
Aqui você pode usar a criatividade para surpreender com o que você já costuma oferecer no varejo.
Aproveite a chegada do inverno para criar kits de fondue, com panela e talheres especiais, além de itens para receitas doces e salgadas. Imprima as instruções de preparo e proponha atividades para a noite de seus clientes. Ações como esta ajudam a fidelizar o público, pois criam uma relação de proximidade entre o varejo e os clientes.
Não deixe de manter seu estoque de vinhos e outras bebidas em dia e, junto com eles, sugestões de pratos que possam ser harmonizados. Para os vinhos, aposte em uma seleção de tintos e brancos, principalmente os franceses. Tenha também uma carta de bebidas quentes, como uísque e rum envelhecidos, para os paladares mais refinados.
Como promoção do Dia dos Namorados, faça descontos para quem optar por levar o pacote completo.
Precisa de mais dicas como essa? Temos conteúdo completo para o Dia dos Namorados em bares e restaurante.

Hotéis e pousadas
Além dos pacotes promocionais, com hospedagem a preços mais baixos, que tal apostar em comodidade para incrementar sua promoção do Dia dos Namorados?
Para os casais sozinhos, ofereça serviço de quarto em todas as refeições e decoração especial. Pétalas de rosas, champanhe e pratos especiais com ingredientes afrodisíacos podem fazer parte do pacote.
Para os que têm filhos, disponibilize um espaço kids que funcione na hora do jantar e grupos de recreação infantil na área de lazer, assim o par tem tempo para descansar e aproveitar momentos a sós.
Aproveite a promoção do Dia dos Namorados para mostrar que seu hotel é uma boa opção tanto para viagens românticas como para férias em família!

Além disso, verifique a necessidade de comprar novos equipamentos para garantir o conforto de seus hóspedes, como colchões, ar condicionado, TVs ou frigobares, e esteja pronto para atender mais clientes do que de costume.
Sabia que você encontra tudo isso na linha hoteleira do Martins?
Farmácias e perfumarias
Para uma promoção do Dia dos Namorados em sua farmácia ou perfumaria, invista em kits criativos!
Você pode apostar nas vendas de conjuntos de beleza, com creme hidratante, óleo de massagem e perfumes, incluindo produtos como depiladores e barbeadores elétricos, que são mais difíceis de se vender. Outra opção são os kits de banho, com sais, aromatizantes e sabonetes especiais para banheiras.
Os kits podem ser montados em embalagens especiais, para que os produtos saiam juntos, ou você pode lançar uma política de descontos progressivos para itens selecionados, estimulando compras mais volumosas..
Lojas de departamento
Na hora de montar a promoção do Dia dos Namorados da sua loja, basta escolher alguns itens que sejam o foco da ação e investir bastante na divulgação e na atmosfera do ambiente.
É um bom momento para apostar nos eletrônicos, como TVs e notebooks. Grandes datas comerciais como Natal e Dia das Mães costumam ser as melhores para vender esses produtos e o público já está acostumado a esperar por elas para investir nesses itens.
Pensando nisso, que tal ousar? Coloque o Dia dos Namorados no calendário da sua loja e prepare-se para vender muito!
Restaurantes

Restaurantes são os estabelecimentos mais procurados no dia 12 de junho e por isso é preciso se diferenciar. Invista na decoração e num cardápio especial, além de uma boa oferta de vinhos e ações de marketing na sua promoção do Dia dos Namorados.
Reforce o treinamento da equipe para que nada saia dos eixos com o aumento do movimento e garanta que a sua dispensa esteja cheia, equipada com todos os ingredientes necessários para os pratos especiais e também para os favoritos da casa.
Não se esqueça das redes sociais na promoção do Dia dos Namorados! Incentive os clientes a fotografarem seus pratos e registrarem o momento romântico marcando o estabelecimento: além de aumentar o engajamento da sua página, a ação torna o restaurante mais conhecido. Ofereça brindes ou descontos para quem participar e aposte em uma hashtag especial!
Quer se preparar para todas as próximas datas especiais que ainda faltam pro ano? Acesse o Calendário do Varejo 2019!