O Dia dos Namorados pode ser uma ótima data para o comércio varejista, especialmente para os bares e restaurantes. A data dedicada aos casais apaixonados é uma excelente oportunidade de se promover e cativar a clientela. Por isso, fazer uma boa promoção nessa época, pode significar casa cheia, conquista de novos clientes e fidelização dos antigos.
A data quase nunca passa em branco: uma pesquisa conduzida em 33 países, inclusive no Brasil, mostra que 82% dos casais gostam de comemorar o Dia dos Namorados. Segundo os dados, sair para jantar em bares e restaurantes é a comemoração preferida entre as mulheres – a maioria delas espera um momento a sós e uma boa refeição – e 40% dos pares comemora o dia 12 de junho exclusivamente com um jantarzinho especial.
Esses dados justificam o aumento de 50% do público nos bares e restaurantes na data. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o número de reservas no Dia dos Namorados é bem maior do que em qualquer outra data, desbancando até mesmo o Dia das Mães.
Na briga para atrair clientes, fazer uma promoção de Dia dos Namorados vai muito além de preparar um prato especial ou providenciar algumas luzes: a qualidade no atendimento, a decoração do local, a música ambiente e até mesmo a disposição das mesas contam para que seus clientes fiquem satisfeitos e retornem em outras datas. Além disso, quando o serviço recebido pelos casais é realmente especial, a experiência se torna um gatilho para as recomendações “boca a boca”.
Pensando nisso, reunimos aqui no FalaMart algumas dicas que vão te ajudar a organizar e transformar a visita dos seus clientes apaixonados em uma grande experiência!
Seguindo as sugestões, você vai caprichar na promoção de Dia dos Namorados!
Faça do seu bar ou restaurante um lugar especial
Organize as mesas para dar mais privacidade aos casais
É comum que os restaurantes tenham mesas maiores, perfeitas para quatro ou seis pessoas, mas, no Dia dos Namorados, esse não é o tamanho adequado. O ideal é que os lugares estejam organizados em pares e, se for possível, que ofereçam o máximo de privacidade possível. Isso significa que é importante reservar um espaço dentro do seu salão que seja mais “romântico”.
Claro, invista nas mesas com menor número de cadeiras, mas não exclua definitivamente as acomodações com mais lugares. Alguns casais levam os filhos ao jantar de Dia dos Namorados e precisam de um pouco mais de espaço. Não deixe essas famílias na mão!
Decore o ambiente
Para a decoração do ambiente, não se preocupe em gastar muito dinheiro com ideias mirabolantes. Alguns toques especiais têm o poder de fazer toda a diferença!
Deixe a luz do ambiente um pouco mais baixa – só um pouco! Ninguém quer comer no escuro – e decore as mesas com velas ou luminárias de papel. Para dar um clima mais romântico, você pode colocar toalhas brancas nas mesas e deixar uma rosa vermelha em cada uma delas, esse é um mimo do restaurante para os clientes.
Se o seu restaurante contar com uma área externa, que tal decorar o espaço com fios de luzes de LED? Você pode encontrar esse tipo de luminária em diversos lugares. Na internet, por exemplo, basta um Google para achar opções bem baratinhas.
Verifique a necessidade de mais garçons
Um ponto muito importante e que não pode faltar na hora de planejar sua promoção de Dia dos Namorados diz respeito à equipe. Será que seu time é suficiente para atender a todos os clientes no dia?
Como já falamos, o aumento do público chega a 50%, portanto, verifique a necessidade de contratar alguns funcionários temporários – no caso, atendentes, garçons, operadores de caixa e ajudantes de cozinha. Fazendo isso, você evita transtornos comuns em datas cheias, como a demora na entrega dos pedidos ou a falta de um atendimento de qualidade.
Investir em uma equipe maior, que vai possibilitar serviço de primeira, pode ser o diferencial que os seus clientes estavam buscando.
Abra as reservas com antecedência
Mesmo se você não tiver o hábito de fazer reservas em seu restaurante, abrir uma lista de mesas reservadas para o Dia dos Namorados pode ser interessante.
Com uma lista de reservas, você pode ter um controle maior de quantas pessoas serão esperadas no seu bar ou restaurante e isso vai deixar toda a logística por trás mais fácil. Antecipando os números, fica muito prático verificar estoque, fazer as compras com o seu fornecedor, organizar o ambiente e, até mesmo, pensar em brindes especiais. Além disso, você ainda pode oferecer um serviço personalizado para cada um de seus clientes apaixonados – muitos casais adoram surpreender seus pares e você pode fazer parte disso.
Ações de marketing são essenciais para atrair o público
De nada adianta uma decoração especial, um prato diferente e uma equipe preparada, se você não divulgar o seu negócio. Por isso, o ideal é investir em formas de se comunicar com o público para que todos saibam da sua promoção.
Utilize as redes sociais
Se você já tem uma página no Facebook ou perfil do Instagram, ótimo! Aproveite essas mídias para divulgar sua promoção de Dia dos Namorados. Agora, se seu bar ou restaurante ainda não entrou na onda das redes sociais, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de alcançar o seu público. Que tal começar agora?
Para uma boa divulgação na internet, faça postagens que informem sobre o grande dia com antecedência. Duas semanas é o ideal! Conforme o dia 12 de junho for se aproximando, coloque mais informações, como o cardápio especial, tipo de música que vai tocar, promoções, carta de vinhos, etc.
Para completar essa estratégia de marketing e deixar a casa cheia, invista em anúncios pagos no Facebook e Instagram. Com um orçamento bem pequeno você consegue ter um alcance maior para as suas publicações nas redes – é ainda mais fácil que anunciar no Google.
Faça alguns panfletos
Muita gente tem o costume de dizer que os panfletos não fazem efeito. Nem sempre isso é verdade! Quando entregues na hora e local certos, eles podem influenciar muito a decisão das pessoas.
Para a data, um tipo de ação interessante é fazer alguns panfletos anunciando a promoção de Dia dos Namorados e deixá-los junto ao balcão de pagamento. Se o cliente fecha a conta na mesa, não tem problema! Instrua a equipe de garçons para, depois de oferecer aquele cafezinho, informar aos visitantes sobre a data especial e entregar o folheto.
Outra opção é fechar uma parceria com uma loja de presentes e deixar os seus panfletos por lá. Com tudo acertado, você pode até oferecer um desconto ou um brinde especial para quem apresentar o folheto. Seja criativo!
Hora de botar em prática!
Com todas essas informações, pode ter certeza: você está preparado para transformar o dia 12 de junho em um sucesso. E sabe o que é melhor? Algumas dessas dicas você deve colocar em prática não só na promoção de Dia dos Namorados, mas pode utilizar para aumentar ainda mais as vendas do seu bar ou restaurante em qualquer outra época do ano.
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