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Duas mães segurando seus vouchers e lembrancinhas em ação de endomarketing.

Colaboradores importam: conheça o poder das ações de endomarketing

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As datas sazonais, principalmente aquelas com um apelo emocional, como o Dia das Mães, são marcos importantes para qualquer empresa. Justamente por isso, ações de endomarketing são bem comuns nessa época.

 

E o marketing interno pode vir nas mais diferentes formas: como aquela lembrancinha especial, uma mensagem de carinho, um presente e por aí vai. A maioria das mães adora ser reconhecida no seu dia especial e a empresa que toma tempo para dar o devido valor às suas colaboradoras é sempre mais querida.

Mas não é só de Dia das Mães e lembrancinhas que vive o endomarketing, hein?

Aproveitar as datas comemorativas para pensar em ações de endomarketing faz toda a diferença no clima organizacional e tem tudo a ver com produtividade, isso é verdade. Mas essa é só uma forma de enxergar as ações de marketing voltadas para a equipe: ter uma estratégia de comunicação interna, sempre pensando nos colaboradores e no crescimento pessoal e profissional de cada um deles, é um dos pontos fortes de grandes empresas e representa o verdadeiro significado de valorizar o funcionário para além do que fica bem na foto.

Quer aprender como fazer? Se inspire em uma história de 65 anos de sucesso! Aqui, preparamos algumas dicas para te ajudar a fazer o melhor endomarketing na sua empresa.

Endomarketing? O que é isso?

Vamos começar pelo começo? Afinal, o que é endomarketing? A palavra une “endo” – que remete a “dentro” – ao termo “marketing” e se refere a um esforço coletivo da empresa para manter seus colaboradores engajados e motivados com ações pontuais e a longo prazo.

Duas mães segurando seus vouchers e lembrancinhas em ação de endomarketing.

Ou seja: se o marketing é a “venda” da empresa para o público fora dela, o endomarketing é a venda para seus colaboradores.

Ações de um endomarketing inteligente: o que fazer?

O endomarketing começa muito antes de ações pontuais em datas comemorativas: exige pesquisa a trabalho constante. Nessa missão, o primeiro passo é ouvir seus colaboradores, entender qual é perfil da sua equipe e adaptar-se a ele.

Quando bem feito, o endomarketing busca criar um ambiente de cooperação e coletividade, com respeito às individualidades. Aquela pessoa tímida não se sentiria bem com um trabalho que envolve muita comunicação com diferentes setores desde o primeiro dia. Um funcionário comunicativo, por sua vez, precisaria justamente desse tipo de ambiente para se desenvolver.

Falando nisso, veja como a comunicação interna pode evitar ruídos e aumentar a produtividade.

A partir daí, o endomarketing pode levar em consideração várias frentes de trabalho . Por exemplo:

  • Setor de RH empenhado na resolução de conflitos e na melhoria das condições de trabalho;
  • Preocupação com questões de ergonomia e segurança do trabalho; Clima geral de cooperação e trabalho em equipe;
  • Liderança que reconhece talentos e auxilia quem precisa;
  • Ações pontuais em datas comemorativas.

Tudo isso é endomarketing! E tá vendo esse último? Aí está a oportunidade para deixar suas ações mais palpáveis, visíveis e próximas dos colaboradores.

Datas comemorativas: endomarketing que dá pra ver

Depois que a casa estiver arrumada e você tiver entendido as necessidades de seus colaboradores, começa o trabalho de endomarketing visível em ações que vão deixar à mostra o cuidado da empresa com quem trabalha por ela.

Nós do Martins, por exemplo, trabalhamos ações de bastidores para depois investir no endomarketing que encanta os olhos. Na nossa empresa, a organização de pessoal é impecável: lideranças preparadíssimas, uma estrutura voltada para o crescimento de todos os colaboradores e 65 de tradição em valorização de quem trabalha conosco. Ao mesmo tempo, para celebrar esse laço com uma família de mais de 4 mil pessoas, em todas as datas comemorativas do ano preparamos algo especial.

Dia das Mães no Martins

As homenagens no Dia das Mães no Martins duraram o dia todo. Em 2019, por exemplo, uma apresentação de crianças flautistas de Uberlândia – sede do Martins – surpreendeu as mamães tocando lindas canções tanto no pátio quanto em alguns dos setores mais movimentados dos complexos administrativos da empresa.

Crianças tocando flauta em homenagem ao Dia das Mães.

De presente às mamães que trabalham na empresa foram entregues lindos cactos como lembrancinhas. Além disso, fotos com os colaboradores e suas mães tomaram todas as TVs internas, painéis de LED, site e redes sociais com a marca Martins.

Achou pouco? Quer mais? Com o apoio de empresas parceiras, as mamães e gestantes levaram para casa vouchers com brindes e descontos em inúmeros serviços e produtos. Um dia de pura festa e muita emoção!

Mas você deve estar se perguntando: o que eu ganho com isso? Quais resultados essas ações de endomarketing podem te trazer? Pois para quem é mais desconfiado, mostramos, a seguir, um grande caso de sucesso.

Orgulho de pertencer: o resultado de um bom endomarketing

Se uma ação de marketing é pautada por um conceito, as ações de endomarketing também devem ser. Marcas procuram transmitir o que elas são com o objetivo de encantar seus clientes e empresas podem usar a mesma tática para encantar quem trabalha. O resultado no Martins é incrível.

Colaboradores do Martins em fila de mesa de café da manhã.

No Martins, o maior atacado distribuidor do Brasil, é bonito ver o reconhecimento dos colaboradores como parte da família.

De Norte ao Sul do país, as redes sociais da empresa recebem diariamente diversas mensagem de muito carinho, não só de colaboradores, mas também de pessoas que já fizeram parte dos seus 65 anos de história. “Orgulho de pertencer” é o sentimento mais presente em várias postagens.

Sr. Alair Martins e funcionários comemorando o aniversário da empresa.

Não é à toa que, de 2017 para cá, o Martins passou da 22º para a 9º no ranking de melhores empresas para trabalhar no varejo segundo a Great Places to Work (GPTW). Tudo isso tem como base um excelente trabalho de endomarketing, onde a valorização e o reconhecimento de todos os profissionais é um ponto fundamental para o sucesso da organização como um todo.

Ter o reconhecimento do GPTW traz mais visibilidade na comunidade empresarial, o que leva a mais conexões, mais clientes e grandes oportunidades de negócio. O resultado disso tudo: uma grande expansão em todos os 65 anos de história.

É tudo um ciclo: com profissionais preocupados na gestão de pessoas e a construção de um plano de marketing interno, que parte de ações pequenas, e que são diárias, até eventos em datas comemorativas, fica fácil alcançar um excelente ambiente de trabalho. Com isso, o que se reflete para a empresa é a formação de uma equipe que sente orgulho de pertencer e carrega consigo a essência e os valores da organização.

Ficou animado com tudo que o endomarketing pode fazer pela sua empresa? Veja também como fazer o mesmo que o Martins com a profissionalização e valorização dos seus funcionários.

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