Home Destaque Equipamentos para hotel e produtos que você precisa ter antes de abrir

Equipamentos para hotel e produtos que você precisa ter antes de abrir

0
5596

A melhor forma de entender os equipamentos para hotel que você precisa ter é analisando os diferentes setores do hotel.

Algumas ferramentas são necessárias em toda a estrutura. É o exemplo de itens de segurança obrigatórios perante a lei - que incluem placas de sinalização, seja para indicar o piso molhado ou para mostrar as saídas de emergência, além daqueles equipamentos que são específicos para cada um dos cômodos: cozinha, recepção, quartos e produtos para limpeza geral. Quer saber o que comprar para cada um dos ambientes do hotel? Vem com a gente!

Equipamentos para cozinha

Cozinha industrial para hotel com fogão, superfície de trabalho, panelas, livros de receita e um prato montado

Segurança e agilidade são tudo em uma cozinha do setor de hotelaria, né? Para que o serviço funcione da forma mais prática possível, é importante ter nela equipamentos para hotel que ajudem na organização de todos os processos.

Além dos equipamentos para hotel mais específicos e obrigatórios que toda cozinha industrial deve ter - como toucas de proteção, luvas térmicas e aventais de PVC -, não podemos deixar de citar os utensílios que são essenciais para o funcionamento do espaço:

Entre outros produtos que você pode encontrar no Martins.com.br!

Equipamentos para recepção

Duas mulheres trabalhando em recepção de hotel.

Assim como a cozinha, a recepção deve estar totalmente preparada para receber os seus hóspedes!

O foco aqui é na operacionalidade do hotel. Portanto, para que ocorra tudo com praticidade e sem erros, é fundamental que todos os equipamentos estejam em ordem para não faltar nada, seja na hora de imprimir uma reserva ou fazer anotações esporádicas.

Para facilitar na hora de fazer o checklist dos equipamentos para hotel, nós listamos alguns itens que toda recepção deve ter. Entre eles estão:

Equipamento para os quartos

Um quarto de hotel bem arrumado e bastante espaçoso.

É muito importante pensar em todos os equipamentos para hotel que os quartos devem ter, antes mesmo de abrir o estabelecimento.

Para que o hóspede tenha uma experiência completa, há alguns itens que não podem ficar de fora na hora de planejar o que colocar no quarto, principalmente se você quer se diferenciar dos outros hotéis e oferecer acomodações mais aconchegantes. Por exemplo:

Você também pode complementar colocando bebidas dentro do frigobar - água, cervejas, refrigerantes, sucos, vinhos, dentre outras de sua preferência. Ah, não se esqueça de oferecer alguns snacks no cardápio, eles são perfeitos para matar a fome da madrugada e tornar a experiência dos seus hóspedes ainda melhor!

Equipamento para limpeza

Mulher com carrinho de limpeza em frente à porta de quarto de hotel.

Ao contrário das outras áreas que oferecem menos riscos aos colaboradores - como o trabalho na recepção do hotel, por exemplo -, a equipe de limpeza merece atenção especial. Esse olhar atencioso vale principalmente quando se fala dos equipamentos para hotel, já que o trabalho desse time é mais pesado e requer cuidados especiais.

O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI’s) não é só importante para proteger a equipe do hotel de possíveis riscos do trabalho, mas também faz com que os funcionários se sintam mais valorizados e trabalhem com uma maior segurança, podendo assim desempenhar suas funções com mais produtividade!

Veja só alguns equipamentos para hotel que não podem ficar fora da sua lista na hora de pensar no trabalho dos colaboradores da área da limpeza:

Entre outros produtos. Confira a lista completa de EPI’s aqui!

Parece muita coisa? É verdade, mas pode ter certeza que com todos esses equipamentos para hotel, você estará preparado para receber com excelência os seus hóspedes, além de proporcionar uma estadia incrível para todos!

E você, já fez a lista de tudo o que o seu hotel precisa para funcionar bem? Não se esqueça de nada e, se precisar de ajuda, é só entrar no site do Martins. Lá você encontra todos os equipamentos para hotel com muita facilidade, além de comprar com benefícios exclusivos e ainda sair lucrando muito!

Como manter os equipamentos para hotel em ordem?

Você já ouviu aquele ditado: “Deus está nos detalhes”? No caso da hotelaria, o segredo do sucesso também. Existem alguns equipamentos para hotel que são tão essenciais para garantir uma experiência agradável quanto uma cama confortável. Mas isso você já viu com a nossa lista ali em cima, certo?

Agora o assunto é outro: não adianta só comprar, esses equipamentos para hotel precisam de manutenção adequada e controle de qualidade.

Uma cama confortável, aliás, só existe com bons colchões e lençóis limpos, e é do cuidado com esses detalhes que falaremos agora.

Mulher sentada no sofá da recepção do hotel segurando copo de café e olhando para fora

É importante que a manutenção dos equipamentos seja periódica. Esse controle deve ser rigoroso para evitar aquela situação desagradável em que o hóspede precisa ligar na recepção atrás de algum item de necessidade básica.

Quem se antecipa às necessidades do cliente ganha em credibilidade ao oferecer praticidade além de conforto.

O segredo aqui é estabelecer uma rotina de checagem dos equipamentos para hotel por meio de um cronograma ou planilha que pode ser dividida entre colaboradores de diferentes áreas do estabelecimento.

Para te ajudar a estruturar esse sistema, preparamos uma lista com alguns detalhes aos quais você e sua equipe devem estar sempre de olho.

Folha branca de checklist

Produtos para hotel: no que ficar de olho?

Quartos

Os jogos de toalhas e lençóis precisam estar sempre limpos e a pessoa responsável pela arrumação tem que garantir que eles sejam trocados dentro da periodicidade adequada. Por questões de padronização e também de higiene, a roupa de cama para hotel deve ser branca, o que pede atenção redobrada a possíveis manchas.

Quarto de hotel com duas camas, lençóis brancos, televisão e escrivaninha.

Já os banheiros tem que estar sempre abastecidos com sabonetes e outros produtos de higiene pessoal, principalmente papel higiênico. Fica a dica: se quiser um toque extra de sofisticação, invista em sabonetes personalizados com embalagem própria - se o trabalho for bem caprichado, podem até servir de souvenir!

Quanto aos colchões, tão importante quanto investir em bons produtos para hotel é fazer o controle de qualidade adequado. Mesmo bem conservados, os colchões possuem prazo de validade, portanto mantenha um registro de quando eles foram adquiridos e se programe para realizar trocas de acordo com a vida útil dos materiais.

Ao preparar o quarto para um novo hóspede, verifique se os aparelhos eletrônicos estão funcionando adequadamente, bem como seus controles remotos. Os chuveiros devem ter temperatura e pressão reguladas e precisam receber uma boa limpeza de tempos em tempos, assim como os filtros do ar condicionado.

Operacional

Internet sem fio eficiente é quase tão importante quanto uma cama confortável. A velocidade do sinal deve ser rápida não só nas áreas comuns, mas também nos quartos. Ou seja, equipamentos para hotel como roteadores e reprodutores de sinal wi-fi precisam ser constantemente checados e testados, o que funciona hoje pode parar de funcionar do nada amanhã.

Nas áreas comuns, principalmente no saguão e no salão de eventos, é preciso checar todo dia o funcionamento das lâmpadas e do ar condicionado.

O saguão também envolve outras questões bem sensíveis que valem a checagem logo pela manhã. As chaves estão todas no lugar? Há algum recado da turma da madrugada? Os filtros estão cheios e os copos são suficientes para o dia?

Recepção de hotel vazia com cadeiras, sofás e balcão de atendimento

Não se esqueça também de sempre testar os equipamentos para hotel usados em conferências, como projetores, microfones e telões - principalmente se eles não forem ligados com frequência.

Ter à disposição adaptadores de tomada e até alguns modelos de carregador de celular é um diferencial! O cliente que for “salvo” por um desses recursos vai valorizar ainda mais seu serviço. São detalhes assim que levam à fidelização.

Por último, não dá pra esquecer de sempre checar o mobiliário de hotelaria na conferência dos equipamentos para hotel. Peças quebradas ou muito desgastadas, cadeiras rasgadas, armários que rangem ou com cheiro de mofo passam uma imagem de desleixo e fazem um estrago na sua reputação.

Sala de jantar

Aqui não tem muito segredo: na sala de jantar, seu foco principal será os pratos, talheres e toalhas de mesa. Hoje é possível encontrar equipamentos para hotel exclusivos, como louças pensadas para hotelaria que se diferenciam das outras por serem mais resistentes a choques e arranhões.

Mesa com forro azul posta com pratos, taças e guardanapos de pano

Mesmo com material de qualidade e cuidado no manuseio, alguém precisa ficar responsável por verificar peças rachadas e trincadas, que não só oferecem perigo aos hóspedes como passam uma péssima impressão. O mesmo vale para a limpeza das toalhas de mesa, principalmente se forem brancas.

Outros produtos para hotel que precisam de reposição rápida são os sachês de sal, açúcar e outros temperos, guardanapos e canudos. Nesse setor, vale a pena designar um responsável que fique de olho durante as refeições, garantindo que a reposição seja sempre rápida para não deixar ninguém na mão.

Equipamentos para hotel na sala de jantar devem se apresentar assim: com detalhes sutis!

Cozinha

Você já viu quais são os equipamentos para hotel necessários para montar sua cozinha, não é? É muito importante contar com a estrutura de uma cozinha industrial para atender os hóspedes com agilidade, eficiência e segurança. Mais importante ainda é fazer a gestão adequada desses materiais.

Cozinha industrial para hotel com fogão, superfície de trabalho, panelas, livros de receita e um prato montado

Na gestão de uma cozinha industrial, você não pode esquecer de estar sempre em dia com as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O não cumprimento das normas pode acarretar em multas ou até no fechamento do local, além de colocar em risco a saúde dos clientes e dos colaboradores.

Então, vale a pena estudar as documentações do órgão, especialmente a Resolução RDC ANVISA 216/04, e ter um responsável interno por fazer fiscalizações periódicas. Lembre-se: uma cozinha interditada atrapalha todo o funcionamento do seu hotel.

Piscina

A piscina e a área de lazer podem se tornar o coração do espaço, principalmente se o estabelecimento tiver um perfil familiar e estiver localizado em regiões quentes. Nesse ambiente, certos cuidados e equipamentos para hotel são muito necessários, independente do tamanho ou público do seu negócio.

Toda piscina necessita de manutenção, mas uma de uso coletivo e constante demanda atenção especial. Além de ter um ou mais funcionários responsáveis pela limpeza, é preciso ter sempre em estoque alguns produtos para hotel adequados para esses cuidados, como cloro, algicidas e kits para medir os parâmetros da água, como pH e alcalinidade.

duas mulheres de costas dentro de piscina de hotel cercada de mesas e cadeiras de frente para o mar

Outro ponto importante é a segurança. Além de equipamentos para hotel, como placas de sinalização e kit de primeiros socorros, em algumas regiões do Brasil já é obrigatória a presença de salva-vidas em piscinas de uso coletivo.

Mas mesmo se esses profissionais não forem exigidos pela legislação da sua cidade, vale a pena considerar a contratação de um, principalmente se a piscina do seu hotel for muito frequentada por crianças. As famílias certamente agradecerão o cuidado extra.

Agora que você já sabe como administrar uma rotina de cuidados com equipamentos para hotel, você precisa pensar em outro ponto: a temporada de férias escolares está chegando! Confira nosso post sobre o assunto!