A mercearia está mudando! Tendências para inovar em 2019

Tempo de Leitura: 4 minutos

Sumário

Na rotina corrida do mundo moderno, as pessoas estão preferindo fazer compras nos negócios locais em vez de se deslocarem até uma rede maior, e por isso a mercearia está mais relevante do que nunca.

É bem mais fácil pegar o pão do café da manhã na esquina de casa do que ir de carro ou ônibus até um supermercado, e essa comodidade é um dos grandes trunfos das mercearias de bairro!

Porém, não basta contar com uma boa localização para atrair a clientela: assim como a modernidade tornou nossas vidas mais corridas, ela também transformou o perfil dos consumidores. Para que seu negócio não fique para trás, é preciso atualizar o seu minimercado para abraçar o novo comportamento dos clientes.

O Fala Mart vai te preparar para esse novo perfil de consumidor: jovem, exigente e moderno. Separamos algumas dicas pra você colocar sua mercearia com a cara de 2019!

Bar Mercearia

Unir um bar a uma mercearia pode parecer estranho em um primeiro momento, certo? Mas esse tipo de espaço tem um grande potencial para fazer seu negócio lucrar ainda mais!

O bar mercearia trabalha com os produtos tradicionais de minimercado e oferece serviços típicos de bares quando o sol começa a se pôr, como uma cervejinha gelada, uma batatinha frita ou espetinho feito no capricho. Tudo isso em um espaço confortável para o happy hour ou para o encontro de universitários ao fim do dia.

Nesse modelo, as pessoas podem fazer as compras rápidas e essenciais do dia a dia e curtir seu bar para relaxar com os amigos e colegas de trabalho, tudo num mesmo lugar. Olha que mistura interessante! Quer saber mais? Confira nosso artigo especial sobre Bar Mercearia.

Mix 2019 para inovar em produtos

Ter um mix com os produtos certos é fundamental para qualquer comércio. E com as novas tendências do mundo moderno, inovar em seu leque de produtos é uma ótima estratégia para despertar a atenção do público e conseguir mais clientes.

Pesquisar sobre o perfil e o comportamento do público da mercearia pode ser um divisor de águas para definir quais tipos de produtos investir para diversificar o mix. Pense no que você está vendendo hoje: a saída está satisfatória? Será que não dá pra melhorar um pouquinho dando uma variada?

Pergunte para os seus clientes o que eles acham que falta no seu mercadinho. Veja quais são os produtos que eles costumam comprar e faça uma pesquisa de sabores. A oportunidade para inovar começa assim, com a variação de produtos que você já tem. Dependendo da aceitação, você pode ir comprando produtos novos e analisando de perto as vendas!

Autoatendimento

Essa inovação é bastante popular no exterior e, aos poucos, está sendo incorporada no cotidiano brasileiro. Imagine um cenário em que o cliente não precise passar muito tempo na fila do caixa e possa fazer todo o processo sozinho? É vantagem para todo mundo!

A automação permite maior praticidade e agilidade para os consumidores, além de ser sinônimo de economia para o negócio: ao instalar os terminais de autoatendimento, reduz-se a necessidade de vários funcionários na função de caixa, uma vez que basta apenas um para supervisionar a operação e orientar os clientes menos acostumados a esta tecnologia.

Mercearia moderna é a nova tendência

Infraestrutura moderna

Uma boa aparência causa um impacto positivo nas pessoas. É preciso investir na apresentação da sua mercearia, deixando de lado a cara de “vendinha” e se mostrando como um minimercado profissional – organizado, limpo, aconchegante e moderno.

Na falta de tempo do dia a dia, as pessoas buscam a comodidade que a mercearia oferece. Por isso, quanto mais você facilitar a vida do seu consumidor, melhor será para seu negócio. E isso está diretamente ligado à organização interna.

Os produtos devem estar dispostos corretamente, o ambiente tem que estar bem iluminado e as gôndolas precisam chamar a atenção dos clientes. Mercados que aparentam ser apertados, desorganizados ou mal conservados fazem a clientela passar longe!

Marketing

O marketing mudou bastante com o passar do tempo: além de investir na divulgação tradicional com panfletos, jornais de bairro e até mesmo carros de som, seu negócio precisa investir no digital.

Começando, o melhor a se fazer em questões de marketing é trabalhar com o Whatsapp nas vendas. Esse canal de possibilita um contato muito maior com os seus clientes e, dependendo das suas estratégias, te permite um canal ideal para o disparo de mensagens em massa. Pensando nisso, você consegue enviar promoções, avisar que chegaram produtos novos, fazer aquele relacionamento próximo e até inovar em outros aspectos.

Já pensou em enviar para todos os seus clientes, na sexta feira, que os produtos para churrasco estão com 20% de desconto? Já pensou mandar uma mensagem pra todo mundo meia hora antes do pão sair do forno?

Conecte-se ao seu cliente

Ainda pensando na importância da internet, é fundamental saber em quais canais seu público está: é no Facebook? Instagram? WhatsApp? Vale a pena divulgar sua mercearia nesses canais, mas só se você perceber que essa é a melhor abordagem para o seu negócio. O exemplo do Whatsapp ali em cima é bem interessante, mas só se for simples conseguir os números e só se você não soar muito insistente.

Em um terreno tão vasto e fértil, a concorrência digital é grande e buscar um diferencial nesse meio também é importante. Várias empresas já estão desenvolvendo seus próprios aplicativos para ações específicas, como mostrar suas ofertas, usar o clube de benefícios e outras possibilidades.

Modernize sua mercearia!

E aí, anotou todas as nossas dicas?

Além dessas inspirações, para ter um negócio competitivo é essencial contar com um fornecedor confiável e que disponha de um grande leque de produtos: o Martins é o seu parceiro ideal para ter as melhores mercadorias na sua mercearia e vender mais. Vem ver o que o Martins tem pra te oferecer!

Mart Martins

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Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
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