Qual mensagem para o Dia das Crianças usar?

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Qual mensagem para o Dia das Crianças usar?

Sumário

O dia 12 de outubro está bem próximo e se você ainda não pensou em uma campanha para a data não se preocupe! Hoje vamos te munir com um pacote de mensagem para usar nas suas peças para o Dia das Crianças, além de dicas para vender mais na data.

O Dia das Crianças é uma das melhores datas comerciais para destacar o faturamento do varejo brasileiro. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o setor cresceu 13% na semana do Dia das Crianças em comparação com igual período do ano passado.

As vendas em lojas físicas cresceram 11,7% e o varejo online teve alta de 26%. As expectativas para esse ano seguem altas. Por isso, o momento exige uma campanha especial de vendas para chamar a atenção da criançada e atrair os responsáveis legais para a loja.

Hoje vamos trazer algumas dicas para oferecer um Dia das Crianças especial aos seus clientes. Além disso, vamos te ajudar a escolher uma mensagem para o Dia das Crianças para ajudar na sua campanha.

Mensagem para o Dia das Crianças

Quando você planeja uma campanha especial de vendas, pensar uma frase de efeito é o primeiro passo antes de definir as peças de divulgação. Por isso, preparamos um pacote de mensagem para o Dia das Crianças.

A ideia é que você possa se inspirar nesses modelos ou simplesmente copiar e colar e assim ganhar tempo para a ação de vendas para a data. Confira:

  1. O presente perfeito para o seu filho você encontra em nossa loja.
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  7. Feliz dia para aquelas que enchem nossos dias de amor e alegria!
  8. A felicidade no olhar de quem nos alegra todos os dias.
  9. Uma infância feliz antecipa um futuro de esperanças.
  10. Que nesta data especial enxerguemos o mundo com doçura de uma criança.

De olho no vocabulário

É preciso ficar atento à linguagem usada para divulgação. Além de falarmos com os pais e responsáveis, estamos, sobretudo, conversando com as crianças. Não se esqueça!

De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), por envolver uma campanha infantil, alguns cuidados precisam ser adotados. 

Vamos aos principais pontos. É vedado:

  • Utilizar expressões no imperativo como “compre”, “colecione” e “peça para o seu pai comprar”.
  • Explorar conteúdos que desvalorizem a família, o ambiente escolar, a vida saudável e sustentável, e conteúdos discriminatórios
  • Disseminar medo por meio de propagandas que exponham crianças a situações de perigo e constrangimento
  • Incentivar o consumo desregrado de alimentos e bebidas que não são saudáveis
  • Ações de merchandising utilizando personagens infantis ou crianças para atrair a atenção desse público para algum tipo de consumo

O guia completo com todas as orientações está disponível gratuitamente no site da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap).

Dá para vender outras categorias?

Dá e muito! Sei que esse costuma ser o terror de muito lojista que não costuma ter produtos infantis para vender na loja. Só que dá para adaptar o mix e ter uma experiência incrível com a data comercial. 

O importante é usar a criatividade para usar o mix que você tem à disposição para a data e assim atrair as crianças e os pais. Pode até ser que seja aquele consumidor que de última hora precisa achar algo de qualquer forma e seu varejo pode ser o socorro dele.

Vamos te ajudar nessa empreitada com a sugestão de alguns itens pelos principais segmentos de varejo. Bora lá!

1. Supermercado

No varejo alimentar as possibilidades são muitas. Você pode preparar um mix especial com kits de guloseimas com balas, chocolates, pirulitos e doces em geral.

Se for possível contar com uma seção de brinquedos, melhor ainda. Aposte nos itens básicos como bonecas, carrinhos e alguns jogos de tabuleiro. A criançada ama!

Outra ideia é explorar os itens de papelaria para estimular o brincar criativo nas famílias. Venda lápis de cor, canetinhas, caderno de desenho, massa de modelar, giz de cera, livros etc. 

Criei uma mensagem de Dia das Crianças com um conteúdo bem bacana ensinando brincadeiras saudáveis e criativas a partir de desenhos e escrita. Exemplos: forca, o que é o que é, adedonha etc.

2. Eletro e Informática

O Dia das Crianças na loja eletro e informática também pode ser muito lucrativo. As novas gerações são altamente digitalizadas e estão conectadas. 

Entre os principais itens para vender na data se destacam smartphones, tablets, notebooks e PC gamer.

Acessórios de telefonia e informática podem ser agregados a essas vendas como fones de ouvido, jogos para videogame etc.

3. Farmácia

Quem disse que farmácia não entra na campanha de Dia das Crianças? A começar pela categoria de produtos para bebês, há muitas ideias criativas para vender na data.

Monte kits presenteáveis com produtos de bebês e faça uma super promoção na categoria. Muitas famílias vão se sentir incluídas nessa esfera e vão aproveitar o momento para incrementar o estoque de produtos em casa.Para os maiorzinhos, prepare o mix de perfumes, itens de higiene pessoal e de acessórios infantis como óculos, prendedores de cabelo, kit maquiagem entre outros. A criançada vai amar!

4 dicas para vender mais na data

Menina olhando tablet com as mãos na cabeça. Ela está sentada em uma mesa e usa uma tiara colorida.

Depois de escolher sua mensagem para o Dia das Crianças e as categorias que você vai explorar para a data, o próximo passo é pensar nas estratégias de venda para atrair os clientes para a sua loja, física ou online. Aí vão quatro dicas importantes:

1. Atente-se ao WhatsApp

A essa altura você já deve ter uma boa lista de contatos de clientes fiéis à sua marca. Hora de montar uma lista de transmissão para divulgar a campanha de Dia das Crianças e as ofertas para a data.

Aproveite a oportunidade para criar um cupom de desconto exclusivo para essa clientela. De acordo com um estudo realizado pela RD Station, o WhatsApp é uma das plataformas preferidas dos clientes. Os lojistas conseguem fechar até 40% mais vendas pelas conversas comerciais que são mantidas por lá. 

2. Inicie a campanha com antecedência

É bom realizar a campanha de Dia das Crianças entre 15 dias ou uma semana de antecedência. Vale lembrar que dia 12 de outubro também é feriado nacional em homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

O feriado cai numa quinta-feira e muitas escolas aproveitam o período para o recesso da “semana do saco cheio”. Como muitos consumidores devem viajar, as compras costumam ser feitas a partir da semana que antecede a data. 

3. Disponibilize kits

Como comentamos acima, farmácias e supermercados podem pensar em kits presenteáveis para a data. Esse tipo de “lembrancinha” é uma forma de ajudar aqueles consumidores mais indecisos ou que deixam o presente para a última hora.

Por isso, explore o seu mix e veja o que dá para virar combo de Dia das Crianças para incentivar as compras por consumo. 

4. Pense uma campanha criativa

Seja um sorteio, um concurso cultural ou apenas um movimento legal para as redes sociais. Para o Dia das Crianças, a ideia de pensar uma campanha criativa para fortalecer a sua marca cabe muito bem! 

Você pode, por exemplo, pedir para os seus clientes compartilharem fotos antigas com os filhos e fazer um grande mural na loja física ou criar vídeos para postar nas redes sociais da loja. 

Os clientes vão se sentir muito especiais e o engajamento da sua marca vai melhorar ainda mais, já que muitos vão compartilhar a experiência. Esse tipo de ação também ajuda a aproximar mais a marca do cliente, humanizando o atendimento.

Atrações infantis enriquecem!

Ainda que a sua loja não tenha nada a oferecer para o público infantil (o que achamos difícil!), existe uma forma bem legal de atrair público para o Dia das Crianças: oferecendo recreação e atrações infantis.

Na semana das Crianças, você pode disponibilizar na sua loja uma brinquedoteca ou um pequeno espaço para pintura, oficinas de desenho e brincadeiras infantis com monitores. Assim, as crianças se divertem enquanto os pais podem fazer suas compras tranquilamente.

Está preparado para vender mais em outubro? Então comece a planejar agora as ações que você quer fazer e saia na frente dos concorrentes.

Até a próxima!

Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
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