Home Destaque A profissionalização dos funcionários e como estimulá-la

A profissionalização dos funcionários e como estimulá-la

0
199

A profissionalização dos funcionários gera diferenciais para as empresas. No caso de uma loja ou um hotel, é preciso considerar tanto o atendimento ao cliente quanto o trabalho operacional de rotina. A especialização dos colaboradores permite que, durante essas atividades, a empresa ganhe tempo e não tenha problemas diante de eventualidades.

Pense em um profissional que consiga deixar o consumidor satisfeito e que saiba lidar com diferentes necessidades burocráticas com naturalidade: pessoas assim geram dinamismo no dia a dia e trazem resultados.

Quer saber como investir corretamente na sua equipe e como isso vai otimizar a gestão do seu negócio? Veja a seguir!

m-os-unidas-profissionaliza-o-dos-funcion-rios

Por que capacitar os colaboradores?

Em termos financeiros, costuma ser muito mais vantajoso para uma empresa preparar um funcionário para atuar em alto nível do que contratar uma pessoa “pronta”, já reconhecida no mercado.

Mesmo um profissional já experiente precisa de tempo até se adaptar aos diferentes processos de uma nova empresa. Ele pode ser o melhor da área, mas ainda assim não é o melhor para o seu negócio, já que nem o conhece. Investir no crescimento interno é a melhor saída.

Pense assim: o melhor vendedor de geladeiras do mundo é ótimo no que faz, mas ele vai ter que suar a camisa para aprender a vender lavadoras. Nesse caso, quem já trabalha com o produto há 5 anos, bate meta mais rápido do que esse nosso superstar dos refrigeradores.

Quem conhece o produto, vende melhor. Por isso, a profissionalização dos funcionários tende a gerar resultados melhores e muito mais rápidos para um negócio. O segredo para conseguir isso é um só: treinamento. Quanto mais treinada for a sua equipe, mais preparada para suas funções ela estará.

O ideal é que o profissional tenha vivido experiências diversas no setor em que atua para que, diante das necessidades, tenha jogo de cintura para evitar problemas e um bom desempenho em geral.

Nessa lógica, fica a pergunta: como fazer esses treinamentos e dar ao colaborador a especialização necessária para a empresa? Veja a seguir.

gente-de-terno-profissionaliza-o-dos-funcion-rios

O que pode ser feito

Existem diferentes formas de conseguir a profissionalização dos funcionários em sua área de atuação. Conheça algumas possibilidades.

Treinamentos in house

É um método em que a empresa contrata especialistas para tratarem de temas pertinentes ao universo do negócio.

O treinamento é feito dentro da empresa mesmo e funciona em um regime de horas previamente decidido. Alguns dão treinamentos de um dia, uma semana, um mês e por aí vai.

É a solução ideal para demandas específicas, pois esses treinamentos podem ser feitos por meio de palestras e cursos dentro do ambiente de trabalho.

Existem profissionais que trabalham só com isso. Eles se preparam para levar às empresas seu conhecimento em relação a determinada necessidade e solucionar problemas pontuais. É como se fosse uma consultoria, só que mais prática e voltada para o aprendizado.

Parcerias

Empresas como o Sebrae têm presença nos mais diferentes municípios do país, sempre oferecendo cursos voltados para a profissionalização dos funcionários e às melhores práticas empresariais.

Ao criar parcerias com grupos assim, você pode dar aos seus colaboradores orientações a respeito de procedimentos tidos como os mais atuais e, dessa forma, aperfeiçoar o trabalho da equipe.

Esse tipo de parceria se torna mais interessante quando os cursos são feitos de maneira recorrente, dando aos profissionais a possibilidade de estarem sempre em dia com as melhores práticas de mercado.

Cursos online

A tecnologia fez surgir plataformas avançadas o bastante para o desenvolvimento de cursos online. Ao adotar essa solução, o aluno não precisa sequer sair de casa para ter acesso às aulas e aos materiais exclusivos.

É uma alternativa especialmente interessante para quem não tem tempo disponível ou precisaria percorrer longos trajetos entre a casa e a instituição de ensino.

O Flix do Varejo é um exemplo de plataforma que pode ajudar você nesse processo. Nela, é possível ter acesso a conteúdos como artigos, séries, entrevistas e produções da Universidade Martins do Varejo, especializada em tudo o que diz respeito ao varejo.

Como começar a profissionalização dos funcionários

É preciso definir regras e processos dentro da empresa. Para isso, faça um planejamento, mapeando as ações necessárias e estabelecendo os meios ideais para que as atividades sejam realizadas.

Em função das exigências, pense naquilo que os profissionais estão oferecendo para a empresa e, consequentemente, crie programas de treinamento focados na correção de erros ou na especialização em si. É importante destacar que a prioridade deve ser a resolução de problemas, pois sem que isso aconteça, dificilmente a equipe conseguirá evoluir.

trabalho-em-equipe-profissionaliza-o-dos-funcion-rios

Enfim, essas dicas certamente ajudarão você a treinar melhor a sua equipe e dar condições para que ela cresça no dia a dia.

Lembre-se de que seus colaboradores são a base da sua empresa. Consequentemente, investir em sua evolução é uma maneira de investir no próprio sucesso do negócio.

Para ir mais a fundo na profissionalização dos funcionários, confira nosso artigo sobre a capacitação da equipe: invista certo nos colaboradores.

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome