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Perfis de consumidores: quais são e como lidar com eles?

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Os clientes da sua loja possuem perfis variados, é muito provável que você já tenha reparado nisso, não é? Basta um dia trabalhando atrás do balcão pra conhecer gente de todo tipo, todas as idades e com várias personalidades.

Conhecer os perfis de consumidores é muito importante para todos os varejistas, pois permite vendas mais dinâmicas e de acordo com o que o cliente espera.

Para te ajudar a identificar os perfis de consumidores que existem por aí, nós fizemos uma lista com os mais comuns. Também separamos seus traços distintivos e o que eles costumam exigir. Vamos lá conhecer um pouco mais sobre os perfis de consumidores?

O Exigente

De todos os perfis de consumidores, o Exigente pode parecer o mais complicado de se atender. Mas isso é só aparência: uma vez que você sabe o que ele quer, é só oferecer o seu melhor serviço!

O Exigente é aquele que quer comprar sempre os melhores produtos, das melhores marcas e com os melhores preços. Ele vai precisar de uma atenção especial durante toda a compra, buscando uma ótima experiência. Isso vai desde o layout da sua loja até o embrulho pra presente, então tome cuidado!

Para conquistar um exigente é preciso estar realmente por dentro das novidades, ser um especialista de vendas. Mostre que você conhece tudo sobre o produto a ser vendido, indique produtos especiais e não tenha pressa. Para todos os perfis de consumidores, a pressa é a inimiga da perfeição, mas o Exigente, como seu nome já diz, vai exigir um pouco mais de atenção.

O Cliente Amigo

Sabe aquele tipo de consumidor que chega na loja já conversando e contando tudo sobre a vida? Esse é o Cliente Amigo! De todos os perfis de consumidores, ele é o mais próximo dos vendedores e o mais propenso a te recomendar caso a experiência seja boa.

O segredo, nesse caso, é não só ouvi-lo, mas interagir com ele e aproveitar cada uma de suas histórias para conhecê-lo melhor. E conhecer o Cliente Amigo não é só uma questão de educação: você passa a conhecer sua rotina e pode oferecer uma experiência de compra personalizada. Vai viajar? Ofereça produtos! Vai fazer um churrasco? A mesma coisa.

O Cliente Amigo é, de longe, um dos melhores perfis de consumidores para se trabalhar e uma ótima oportunidade de vender muito. O maior segredo é não deixá-lo falando sozinho.

O Cheio de Dúvidas

Aqui, se enquadram dois perfis de consumidores: o que muda de ideia o tempo todo e o que nunca sabe o que levar.

São perfis delicados, mas que com alguma atenção especial, são fáceis de conquistar. O mais importante é não se mostrar desesperado para vender, empurrando produtos e demonstrando impaciência.

É preciso mostrar interesse não na venda, mas no que o Cheio de Dúvidas realmente precisa. A partir daí, é só encontrar o que você oferece para sanar essa necessidade. Se ele mudar de ideia, mude junto com ele!

O Cliente Calado

Todos os perfis de clientes que mostramos até agora interagem com os vendedores sem problemas, o que faz da venda uma questão de habilidade, confiança e um leve toque de sorte. Mas como lidar com o Cliente Calado?

Diferente de perfis de consumidores mais ativos, alguns clientes possuem mais dificuldade de expressar o que buscam e até mesmo de conversar com vendedores. Em uma situação como essas, cabe ao profissional perceber dois pontos importantes: se ele prefere mais espaço ou o oposto, se precisa de mais atenção.

De qualquer forma, apresente-se e deixe-o com mais liberdade. Esses consumidores preferem ter mais autonomia e só chamam o vendedor caso realmente estejam precisando da sua ajuda. Percebeu a oportunidade? É só ficar por perto e atento aos seus sinais!

O Fã de Descontos

Mas os perfis de consumidores que nós vimos até agora podem ser muito bem atendidos com dedicação e paciência. Mas o que fazer quando chega aquele que quer desconto mas você não pode dar?

Esse momento pode ser um pouco embaraçoso, principalmente se a equipe for orientada a evitar a situação. Mas não tem o que dizer: omelhor a se fazer é se mostrar disposto a encontrar uma solução que agrade o consumidor.

Mesmo sabendo que o desconto não vai acontecer, procure o seu gerente e tente. Explique para o Fã de Descontos que você tem outras condições que podem ser mais proveitosas que o próprio desconto, como grandes parcelamentos sem juros. O que esse perfil de consumidor está procurando, na verdade, é dedicação.

E por isso, o que acontece muitas vezes é que ele compreende que o máximo foi feito para conseguir o melhor preço e, mesmo sem o desconto, acaba por comprar.

Conhecer os perfis de consumidores é bom, mas você também precisa de variedade

Vale lembrar que, apesar dos principais perfis de consumidores, cada cliente é único e os pontos de venda devem usar de técnicas para compreender melhor todos os seus clientes.

 

O diálogo é a primeira forma de entender seus perfis de consumidores recorrentes e também é a melhor maneira de vender mais! Mas será que dá pra levar só na conversa?

Não mesmo. O melhor é ter grande variedade de produtos e uma equipe muito bem treinada. Que tal visitar o Martins.com.br para conhecer nosso catálogo amplo e variado? E não deixe de acompanhar o Fala Mart para saber mais sobre como preparar sua equipe!


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