Home Segmento Bar Bebidas aperitivas? Saiba quais são e aposte nessa tendência hoje!
copos de bebida vermelha com gelo

Bebidas aperitivas? Saiba quais são e aposte nessa tendência hoje!

0
200

Em casa ou em uma confraternização em família e amigos, as bebidas aperitivas são uma boa pedida no cardápio. Embora sejam alcoólicas, são elas as mais indicadas para antes das refeições ou logo após, porque ajudam a abrir o apetite e auxiliam na digestão.

Além disso, elas atendem ao paladar de consumidores que não gostam de cervejas, por exemplo. São os consumidores que preferem optar por destilados e drinks em pequenas quantidades, enquanto aguardam o prato principal da ocasião.

Para ficar ainda mais claro sobre o que são as bebidas aperitivas, pense naqueles pratos de entrada quando você está em uma festa ou em um churrasco. Os petiscos e aquelas pequenas porções de salgadinhos ou mesa de frios são os chamados aperitivos.

Dessa mesma forma funciona a bebida aperitiva. São drinks que vão estimular a vontade de degustar as refeições de maneira mais apetitosa. Geralmente, alguns pratos de entrada são acompanhados por eles.

Se você tem um bar, vendê-las é fundamental. E se tem uma distribuidora ou supermercado, também. Vamos conhecer melhor as bebidas aperitivas? Veja o nosso mix e como vender:

Bebidas aperitivas alcoólicas

Bebidas como vermute, bitters, licor, conhaque, vinho do porto e whisky são os tipos mais utilizados como bebidas aperitivas. Importante você entender que os aperitivos considerados naturais costumam ser servidos frescos em copos ou taças/cálices.

Veja alguns exemplos:

Já as bebidas aperitivas artificiais se dividem em três estilos:

  • Amargos: Campari, Bitter Cinzano, Amaro Cora, entre outras bebidas clássicas;
  • Vínicos: derivados do vinho, com substâncias amargas e aromáticas;
  • Anisados (ou Pastis): feitas a base de anis e de sabor mais adocicado.

As bebidas amargas são transformadas em drinks sendo acompanhadas com gelo, casca de limão ou laranja, água, soda, entre outros ingredientes que também precisam constar no seu mix.

Exemplos mais tradicionais das bebidas aperitivas artificiais:

Já a bebida anisada tem um gosto mais doce e pode ser servida em copo misturado com água gelada. É o caso do absinto e licores à base de anis.

E os aperitivos vínicos são aqueles derivados do vinho, que podem ser servidos com gelo e limão. O mais tradicional é o Aperitivo Lillet, bebida francesa leve e aromática.

Venda de bebidas aperitivas

casal escolhendo bebida alcoólica em supermercado

As bebidas aperitivas devem ser expostas em evidência na sua loja no setor de bebidas. É uma forma comum de divulgação do mix, mas há ainda outras maneiras de fortalecer as vendas dessa categoria. Acompanhe só!

  1. Crie uma ilha de aperitivos para destacar as bebidas do seu mix;
  2. Faça um quiosque de degustação com mini doses para que o cliente conheça a bebida;
  3. Divulgue receitas de drinks aperitivos nos canais da loja, nas redes sociais ou até mesmo no quiosque de divulgação;
  4. Explore o mix de ingredientes e insumos complementares que vão acompanhar os drinks aperitivos como copos, taças, formas de gelo etc;
  5. Além disso, faça ações promocionais que atraiam o público na compra das bebidas alcoólicas. Aproveite principalmente as datas sazonais para movimentar essa venda.

Além dos componentes que citei que podem ser impulsionados juntamente à venda das bebidas aperitivas, é importante destacar alguns alimentos que acompanham muito bem na entrada.

O whisky é um dos aperitivos que harmoniza muito bem com chocolates, queijos mais suaves, pescado e castanhas em geral, por se tratar de uma bebida bastante versátil.

Os licores, por exemplo, também combinam muito bem com chocolates. Não é à toa que o bombom de licor é uma receita tradicional em muitas festas sociais.

A harmonização de bebidas amargas casa muito bem com salames, calabresa, bacon e outros embutidos que são utilizados como petiscos antes de refeições principais.

As bebidas mais cítricas, e por vezes adocicadas, combinam com petiscos fritos como batatas, bolinhos, cebolas empanadas e também queijos.

Certamente o seu supermercado tem todos esses alimentos. Agora basta você apostar nas estratégias certas a partir das dicas e arrasar nas vendas!

Aliás, vou aproveitar para sugerir outras leituras sobre bebidas, assuntos que já falamos aqui no FalaMart: mercado de gin; venda de cervejas; e as bebidas mais procuradas na quarentena e como abastecer o estoque.

Até a próxima!