Home Dicas Datas Especiais Carnaval 2021: sem folia, mas com vendas no feriado prolongado
mulher sorrindo com confetes de carnaval

Carnaval 2021: sem folia, mas com vendas no feriado prolongado

0
669

O brasileiro espera a virada do ano para iniciar a contagem regressiva para a maior folia do planeta, o carnaval. Em todos os cantos do país, a festa toma conta das ruas por quase cinco dias. Mas em tempos de pandemia, a união entre multidões vai ficar um pouco mais para frente.

Apesar das incertezas que ainda rondam sobre a data, é importante você saber de duas coisas: A primeira é que as tradicionais e principais folias carnavalescas do Brasil foram adiadas e talvez ocorram em junho ou julho, caso a situação da Covid-19 esteja controlada. A segunda é que a data em fevereiro continuará no calendário como ponto facultativo. Sim, o carnaval nunca foi feriado nacional.

A medida de adiar as festividades é para evitar aglomerações e, consequentemente, um novo surto da doença no Brasil. Essa decisão partiu dos órgãos públicos, que mantiveram a data de fevereiro no calendário, deixando a cargo das empresas escolherem sobre prolongar ou não o feriado por quase cinco dias.

Este ano, o carnaval estava marcado para o dia 16 de fevereiro (terça). Como nos anos anteriores, a folia deve começar na sexta que antecede o feriado e se estende até meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas, data que dá início à Quaresma. Por mais que não estejam autorizadas as folias com milhares de pessoas, é certo que devem ocorrer reuniões familiares ou com amigos em pequenas proporções, dentro do permitido.

Está mais animado com a data? Esperamos que sim, pois o carnaval vai continuar movimentando a economia do país, mesmo em grupos menores.

mulher sorrindo com confetes de carnaval

Afinal, o que vender no carnaval?

Os supermercados estão na lista dos segmentos que se destacam no carnaval. Um dado que comprova essa preferência é de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com o estudo de 2019, 63% dos foliões pretendiam fazer suas compras de carnaval em supermercados.

Nada mudou de lá pra cá. Então, além de glitter, purpurina e máscara facial – independente do tamanho da festa esse glamour não deixa de existir – é importante preparar a sua loja para todos os tipos de foliões. Do mais sossegado ao mais agitado, eles vão às compras. Então, dê uma olhada nas nossas sugestões:

1. Foliões hidratados no carnaval

Sua loja precisa estar abastecida de produtos que garantam a hidratação de quem vai aproveitar os cinco dias de folga. Isso inclui:

2. Bebidas alcoólicas

Ainda falando de bebidas, mas dessa vez alcoólicas, a venda de cervejas dispara nesse período. Mas não se esqueça também de vodka, whisky, gin e outras bebidas para preparar drinks.

Ah, aproveite a alta demanda por bebidas e tenha na sua loja cooler, caixa de isopor, bolsa térmica, etc. Estes produtos combinam super bem com a venda de qualquer tipo de bebida.

mulher com garras de bebidas na mão

3. Carnes

Prepare o setor de açougue pois, assim como as cervejas, a venda de carnes também é alta no carnaval.

O churrasco é bem predominante no feriado prolongado, ainda mais este ano em que a tendência são festas com poucas pessoas, sem aglomeração.

E como todo bom churrasco, ele vem acompanhado de outros itens indispensáveis no carrinho de compras:

O cantinho do churrasco também pode ser explorado neste carnaval. Que tal oferecer churrasqueira elétrica, jogos de copos e de facas?

4. Pães e frios

Sanduíches também têm boa saída em ocasiões como o carnaval devido a praticidade. Pães e frios, como queijo, presunto e mortadela, entram em cena, assim como o papel alumínio para embalar e conservar o sanduba.

5. Snacks e salgadinhos no carnaval

Sem dúvida alguma, os snacks e os salgadinhos estão na lista de preferência dos consumidores que vão aproveitar o carnaval.

As marcas têm investido cada vez mais nesses produtos, lançando novos sabores e opções cada vez mais saudáveis para atender a demanda dos consumidores que mesmo na correria do dia a dia não abrem mão de um lanche rápido.

Os produtos citados nesses cinco itens são apenas uma amostra do que você pode focar na sua loja para as vendas no carnaval. A lista é gigantesca e para complementar sua leitura em relação ao mix, aqui mesmo no Blog do FalaMart você confere mais dicas do que vender neste período do ano.

E se você é do segmento de Farmácia, aposte também na data. Além de medicamentos, é hora de focar em preservativo, protetor solar, repelente, itens de Higiene e Beleza e Cuidados Pessoais.

Carnaval adiado e não cancelado

O carnaval de rua de cidades como Belo Horizonte (BH), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Recife (PE) estão suspensos em fevereiro devido a pandemia de Covid-19, assim como diversas cidades do país que também promovem folias. Apesar da incerteza das novas datas, já que depende da situação pandêmica, a expectativa é que as festividades ocorram ainda este ano, em meados de junho e julho.

Os tradicionais desfiles das escolas de samba também estão suspensos. No Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, a decisão pelo adiamento foi tomada pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Até o momento não há definição em relação a nova data.

Já em São Paulo (SP), os desfiles também foram suspensos, mas existe uma expectativa de que os eventos aconteçam no final de maio ou começo de julho deste ano.

Vamos aguardar o cenário da pandemia de Covid-19, mas uma coisa é certa: caso as novas datas se confirmem, teremos oportunidades em dobro este ano com as vendas no carnaval.

Antes de finalizar a leitura de hoje, dê uma passadinha no post que fizemos no ano passado e descubra tudo o que você precisa para vender muito no carnaval. Nele, abordamos questões ligadas à exposição, estoque, planejamento, decoração e muito mais.

Obrigado pela companhia e precisando de uma ajuda para organizar o seu estoque, conte com o Martins.

Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.