Famoso no mundo todo, o carnaval é um dos maiores símbolos culturais do Brasil. Sinônimo de festa e folia, a data também é responsável por uma importante movimentação na economia do país, com impacto positivo sobre os mais diversos setores que aproveitam o período para vender muito.
Para o segmento de bares e restaurantes, o cenário é promissor. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o rendimento esperado é de cerca de R$4,8 bilhões, o que faz do setor o mais lucrativo entre os envolvidos diretamente no carnaval.
De acordo com a reportagem publicada pela Agência Brasil, o setor de alimentação pode vender muito no carnaval porque o movimento está justamente concentrado nos dias em que de fato acontece a festa.
Ou seja: demanda é o que não vai faltar, mas para realmente vender muito é preciso se preparar com antecedência. Já imaginou ter clientes, mas não conseguir atender todo mundo?
Não passe perrengue e veja a seguir tudo que você precisa para ter o melhor carnaval de todos!
Planejamento básico para vender muito no carnaval
Como já te adiantei ali em cima, a maior movimentação do setor alimentício acontece durante os dias de carnaval. Mas isso não significa que o trabalho começa só no dia 21 de fevereiro, para quem deseja vender muito o carnaval já começou!
Independente do setor, para dar conta da demanda, o trabalho dos varejistas tem início bem antes dos foliões tomarem as ruas. Lembre-se que muitos serviços – inclusive alguns fornecedores – não funcionam nos dias de festa, portanto é preciso deixar tudo bem planejado e pronto antes que o primeiro bloco chegue nas ruas.
Ficou pensando por onde começar o planejamento? Veja os principais passos que você deve trilhar para ter uma jornada de sucesso nesse carnaval!
Estoque
Para vender muito é preciso ter o que vender, certo? O volume de vendas certamente vai aumentar – e quem sabe triplicar – durante o carnaval e seu estoque deve estar abastecido para atender as necessidades dos seus clientes fiéis e também os foliões.
Mas isso não significa que você deve dobrar os pedidos de todos os produtos do estoque. O planejamento aqui é importante não só para fazer as compras com antecedência, mas também para gerenciar, ou seja, saber o que comprar – do contrário, você pode acabar com prejuízo e itens encalhados.
Pesquise as preferências do seu público-alvo e invista naquelas mercadorias que prometem voar das prateleiras. Se você tem um mercadinho, foco nas bebidas alcoólicas, refrigerantes e lanches rápidos. Se você tem um restaurante, estoque reforçado de bebidas também é um ótimo caminho a se seguir.
Equipamentos
De nada adianta estar com o armazém lotado se sua infraestrutura não der conta de manter a qualidade esperada dos produtos. Estou falando, é claro, dos freezers e cervejeiras. Além de ser uma questão de segurança para os consumidores, manter os produtos sob refrigeração adequada pode ser o seu diferencial para vender muito.
Boa parte das vendas no carnaval está vinculada à oferta de produtos para consumo imediato, principalmente bebidas alcoólicas. Em sua maioria, esses produtos são consumidos gelados, e nesse verão quanto mais gelado melhor.
A combinação de calor mais estoque cheio pode significar uma sobrecarga nos refrigeradores, por isso fique atento e regule a potência na temperatura adequada para essa situação. Assim seus clientes vão ter água e cervejas sempre bem geladinhas!
E quem sabe você não aproveita a oportunidade para repensar a organização dos produtos no freezer? Use técnicas de merchandising para dar destaque aos itens que você deseja impulsionar e tornar a experiência do cliente mais prática e fácil dentro da loja.
Equipe
Outro pilar estrutural importantíssimo em períodos de grande movimento é a equipe. Seus colaboradores devem estar preparados para receber os foliões e a lidar com um grande volume de pessoas dentro da loja. O atendimento deve ser ágil, mas sem abrir mão da cordialidade e da eficiência.
A segurança também não pode ser deixada de lado e pode ser necessário contratar um reforço temporário durante o período. É importante ficar atento com os clientes alcoolizados e ter sempre funcionários circulando pelo ambiente com atenção redobrada contra furtos.
Decoração de Carnaval
Estar de portas abertas durante o carnaval não significa abrir mão da festa! Na verdade é muito pelo contrário: quanto mais no clima a loja estiver, maiores serão as chances de chamar a atenção do público e se destacar da concorrência.
Essa identidade visual deve se estender em todos os canais de comunicação da empresa, ou seja, desde a fachada até as mídias sociais. Invista em uma linha de decoração de carnaval bem característica dessa época e a mantenha em todas as divulgações.
Mas lembre-se, os adereços nesse momento também cumprem a função de divulgar informações úteis como horários de funcionamento e produtos oferecidos, além de guiar os foliões dentro da loja, chamando atenção para os produtos que você deseja vender muito mais!
Anotou todas as dicas? O próximo passo é elaborar a lista de compras e encher o carrinho. Quer algumas dicas do que não pode faltar? Então vem comigo!