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mulher com casal de aposentados na farmácia
Pharmacist in pharmacy with senior couple

Dia do Aposentado na farmácia: vantagens de vender para os idosos

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As pessoas com 65 anos de idade ou mais representam 9,25% do total da população brasileira. Ou seja, 19,2 milhões de pessoas do nosso país são idosas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018, último censo demográfico realizado pelo órgão.

As projeções de crescimento desse público também são confirmadas pelo IBGE. Chegaremos em 2060 com 58,2 milhões de idosos no país, ou seja, 25,5% da população brasileira será da terceira idade.
Você está de olho nesse potencial consumidor? É hora de entender mais sobre esse público e promover ações certeiras para realizar na sua farmácia, em especial no dia 24 de janeiro: Dia do Aposentado.

Aposte nos idosos para a data e transforme a sua farmácia em um centro de referência com foco na saúde – não somente um lugar para comprar remédios.

Queremos ajudar você a promover sua farmácia como centro de saúde e bem-estar, e o melhor momento para começar essa transformação é no Dia do Aposentado! Vamos às dicas de como promover ações no seu varejo farmacêutico?

Faça promoções

Todo brasileiro tem interesse em promoções. Já que existe esse apelo, use-o no Dia do Aposentado para dar descontos, seja em medicamentos, produtos que estejam relacionados aos Cuidados Pessoais ou até mesmo em alguns itens que estejam parados no estoque. Pagar menos é algo que sempre agrada a clientela.

Faça a divulgação da promoção dentro da loja, com displays na parte superior, e entregue panfletos aos clientes que entrarem na farmácia. Use esse mesmo material para distribuir na região de atuação do seu negócio. A tática é infalível para atrair os consumidores, assim como o famoso carro de som, que tem custo reduzido e chama bastante atenção nas ruas.

Não descarte as redes sociais e até mesmo o Whatsapp para falar com os idosos no Dia do Aposentado. Muitos ainda usam o rádio e até mesmo jornais impressos como fonte de informação. Mas, os conectados estão aí e você precisa pensar neles também.

Compre um, ganhe outro

Pague um, leve outro grátis também é uma prática muito comum e que chama a atenção dos consumidores. No Dia do Aposentado, aproveite o conhecimento que tem do segmento de farmácia e do seu público e elabore ações nesse sentido.

A venda pode estar relacionada a um shampoo, que ao ser adquirido o cliente ganha outro igual ou um condicionador da mesma marca. A comunicação do que está sendo ofertado precisa ser bem clara para não gerar confusão e perder vendas.

Serviços para oferecer no Dia do Aposentado

homem aferindo pressão dia do aposentado

Vamos listar pra você alguns serviços que podem ser ofertados na farmácia no Dia do Aposentado (24 de janeiro) e, com isso, fidelizá-los ainda mais:

A oferta de serviços gera movimento para a sua farmácia e, consequentemente, vendas. Isso porque o cliente se sentiu bem com a ação, acolhido, e decidiu comprar algo.

Que tal pensar em uma parceria com faculdades na área da saúde para te dar uma mãozinha na oferta desses serviços? É uma boa oportunidade para promover experiência para os estudantes. E, por outro lado, você ganha braço para atender um número maior de clientes na sua farmácia.

O que vender no Dia do Aposentado?

Você pode ter pensando em medicamentos, mas queremos abrir seus olhos para um universo bem mais amplo. Hoje, o que mais os idosos têm feito é cuidar da saúde. Nada de sedentarismo. A atividade física tem atraído esse público não apenas por prazer e bem-estar, mas também por vaidade.

O estudo Os Hábitos de Consumo dos 50+ mostra que 89% das pessoas com mais de 50 anos são responsáveis pela compra da casa de Higiene e Beleza. Pensando nesse perfil de idosos, vamos a algumas dicas de produtos desta categoria:

Nessa idade, é recomendado que os idosos façam a ingestão de nutrientes adequados como foco na saúde e qualidade de vida. Ainda de acordo com a pesquisa Os Hábitos de Consumo dos 50+, 83% dos idosos são responsáveis por fazer a compra de alimentos complementares.

Esses dados mostram o poder de compra desse público e mais: além de gastar, o shopper desse perfil aumenta o valor do ticket médio das compras das marcas que investem nele. Então, pense nessa estratégia de marketing para atrair o seu público. Veja alguns produtos que podem ser ofertados:

Viajar também está nos planos dos idosos, que aproveitam a aposentadoria e até mesmo o tempo livre para momentos de lazer. Na mala de viagem, alguns itens são indispensáveis:

Conectados

Os Hábitos de Consumo dos 50+ traz ainda informações sobre como esse público se mantém informado:

  • 85% declararam usar sites de notícias
  • 83%, redes sociais.
  • 68%, TV por assinatura
  • 59%, TV aberta
  • 42%, rádio
  • • 39%, blogs
  • 26%, jornal impresso

Em relação aos canais usados para se manterem conectados:

  • 85%, Google ou outro buscador
  • 83%, sites especializados
  • 68%, amigos, conhecidos e familiares
  • 59%, lojas online.
  • 42%, sites de comparação de preços
  • 39%, lojas físicas
  • 26%, redes sociais

Relacionamento com o cliente

Aproveite que o seu cliente está na farmácia para ter o cadastro dele. Se já tem, atualize os dados de telefone e e-mail regularmente para saber se ele está precisando de algo. Não se esqueça do endereço para envio de produtos, caso faça entregas na sua farmácia. Se ainda não, é bom pensar no assunto.

Além disso, é lei, mas não custa reforçar: disponibilize vagas de estacionamento para idosos e lembre-se do atendimento prioritário na hora de passar as compras no caixa. Adapte sua farmácia com corrimão e rampas para quem não consegue usar escadas.

São dicas que podem parecer básicas, mas fazem toda a diferença no relacionamento com o seu cliente.

Envelhecer não é novidade, né?

O que precisamos entender é que o perfil desse público tem mudado e cada dia mais está se afastando dos estereótipos.

O maduro de hoje está em busca de liberdade, que acaba refletindo em novos hábitos de consumo. Mas, um hábito que não muda é o de se sentir em casa ao fazer compras em uma farmácia. O motivo é essa relação de afinidade, bom atendimento, gentileza e cordialidade.

Pense nisso e use as dicas acima para fazer do Dia do Aposentado uma rotina na sua farmácia.

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