Pintura de casa: tempo bom para reforçar o mix de tintas

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tempo bom para reforçar o mix de pintura de casa

Sumário

O mercado de tintas terminou 2023 levantando as expectativas das vendas para este ano. O momento é muito bom para o varejo promover ações e incentivar a pintura de casa aos consumidores. 

De acordo com os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), o volume total de vendas foi superior a 1,8 bilhão no ano passado. 

As tintas imobiliárias lideraram o crescimento, com um aumento de 3,6% no volume vendido, sendo a região sudeste do País a principal compradora, com aumento de 5,6% nas vendas no período.  

A expectativa para este ano é de aumento médio nas vendas de tintas entre 2% e 2,5%. Vamos aproveitar essa fatia do mercado e impulsionar as vendas na sua loja de material de construção? Então, siga a leitura que o texto de hoje é para você. 

Pra vender de tudo um pouco 

É muito importante focar nas ações de vendas para a pintura de casa porque o período é muito propício para isso. As chuvas tendem a cessar a partir do próximo mês e muita gente aproveita para dar aquela revigorada nas paredes de casa. 

Mais do que tintas, você deve oferecer ao seu cliente um mix amplo de produtos para pintura de casa e pequenos reparos. O portfólio deve contar pelo menos com os acessórios para pintura de casa: 

Se estamos falando em pintura de casa, você pode ampliar o mix de produtos com alguns itens para acabamento e decoração. Assim, o cliente vai ter tudo o que precisa em apenas um lugar. Por exemplo:  

Quando você diversifica o mix de produtos, a loja pode se tornar um destino completo para atender todas as necessidades dos clientes relacionadas à pintura de casa e pequenos reparos. Mas, para isso, é muito importante que você se mantenha atualizado sobre as tendências do mercado de decoração e construção

Identificando oportunidades 

Além de garantir sortimento e diversificação para os seus clientes, é fundamental que você e sua equipe saibam identificar as oportunidades de vender mais. Isso vai facilitar bastante o processo de compra para o cliente.  

O primeiro passo é conhecer bem os produtos comercializados. O segundo é saber quais cenários são mais favoráveis e orientar o consumidor sobre a pintura de casa. As condições climáticas, por exemplo, impactam demais.  

As estações outono e primavera, de clima mais ameno, são as mais ideais aqui no Brasil para fazer pinturas externas.  

Que tal fazer uma ação para lembrar o seu cliente que o outono começa no próximo dia 20 e é o momento perfeito para ele ir às compras de pintura de casa? 

Pintar a casa durante os períodos mais secos – nem muito frio e nem muito quente – garante que a tinta não fique comprometida ao ir para uma superfície. 

Você pode ainda divulgar nas redes sociais da loja ou até mesmo com cartaz na loja física algumas orientações para os seus clientes: 

  • Temperaturas muito altas podem fazer com que a tinta seque mais rápido que o habitual, ocasionando problemas de aderência na superfície; 
  • Faça a pintura de casa em dias de baixa umidade relativa do ar. Ambiente úmido retarda a secagem da tinta;
  • Pinturas internas demandam boa ventilação dos ambientes;
  • Antes de começar o projeto, acompanhe a previsão do tempo para evitar grandes volumes de chuvas ou mudanças bruscas de temperatura.

Estratégias de marketing para venda de tintas  

A venda de tintas e acessórios pode ficar mais fácil se adotadas algumas estratégias de marketing, associadas ao bom atendimento ao cliente e, claro, uma gestão que funcione bem.   

Abaixo, 5 estratégias para te ajudar nessas ações. Veja: 

1) Tenha à disposição amostras de tintas para que os consumidores possam testá-las antes de comprar. Vale a pena realizar demonstrações de aplicação. 

2) Um serviço de consultoria de cor tem tudo a ver para teste de cores e para facilitar a escolha do cliente. Faça parcerias com seus fornecedores e fabricantes. 

3) Promova ações sazonais e faça ofertas especiais para produtos de pintura de casa. Aproveite a ideia do outono chegando! 

4)  Faça parcerias com construtoras e empresas de reforma, para que tenha descontos exclusivos em compras volumosas.  

5) Promova sustentabilidade! A criação de um programa de reciclagem para descarte de latas vazias e outros resíduos de pintura para casa pode ser uma boa ideia para atestar o compromisso ambiental da sua loja. 

Competitividade de mercado 

Agora você sabe qual mix comprar e quais as principais estratégias para aplicar na sua loja. Mas gostaríamos de terminar o texto de hoje com algumas orientações sobre como você pode ser mais competitivo no mercado. 

O primeiro ponto é escolher produtos que sejam inovadores, de boa qualidade e que contribuam de alguma forma para a sustentabilidade. Há uma grande demanda por tintas eco-friendly e com baixo teor de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs). Elas reduzem os danos ao meio ambiente. 

Outra inovação do mercado são as chamadas “tintas inteligentes”. Esses produtos respondem a estímulos externos, como temperatura ou luminosidade.  

Por último, a competitividade está diretamente associada a preço. Para você ter boa precificação e conseguir oferecer promoções que te destaquem à frente da concorrência, vai precisar de um bom fornecedor atacadista.  

Você sabe que comprando com o Martins Atacado tem isso garantido, né? Além de variedade e qualidade, o Martins conta com vantagens exclusivas como frete grátis e cashback.  

Só comprando no atacado você vai conseguir encontrar os melhores preços, uma vez que tinta e acessórios comprados no comércio comum têm custos adicionais necessários para manter a loja, além da margem de lucro. 

Hora de se destacar no mercado e começar agora mesmo a sua campanha de vendas para pintura de casa.  

Boas vendas e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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