Como aplicar o marketing interativo no varejo

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Como aplicar o marketing interativo no varejo

Sumário

A experiência do consumidor – até mais do que a própria venda – passou a ser o foco do varejo nos últimos anos. A satisfação do cliente deve ser o objetivo central e o marketing interativo pode ser um forte aliado nisso.

Muitas empresas vêm apostando na interatividade para melhorar o engajamento da marca nos canais digitais. Além disso, para deixar o cliente cada vez mais à vontade no ponto de venda. 

É por isso que o marketing interativo vem ganhando muita força nos mercados e pode ser utilizado em qualquer tipo de loja, seja qual for o segmento da atividade comercial. Para você esse termo é novo?

A seguir você vai saber um pouco mais sobre o marketing interativo, as vantagens dele para o negócio e como você pode aplicá-lo na sua loja para fidelizar seus consumidores e atrair novos clientes.

Boa leitura!

O que é marketing interativo?

O conceito de marketing interativo parte da premissa de que os interesses do cliente devem ser a base estratégica para os processos da marca. Isto é, a criação de conteúdos interativos precisa ser feita para agradar o cliente dentro daquilo que ele consome ou tem interesse em consumir.

O marketing interativo se utiliza de ferramentas como vídeos, fotos, jogos, blogs, e-mail, redes sociais e até comentários dos clientes para poder interagir, por meio de uma troca de informações bilateral.

Enquanto o marketing tradicional direciona a mensagem aos consumidores, o marketing interativo permite ao cliente participar de uma conversa aberta e direta com a loja, proporcionando experiências mais imersivas e colaborativas.

Quer um exemplo claro disso? Se coloque agora no lugar de consumidor. Quando você vai até o Google pesquisar algum produto ou até mesmo pelas redes sociais, já observou que em poucos instantes aparecem conteúdos semelhantes ao que você pesquisou?

Isso ocorre por causa dos seus interesses e preferências que são identificados facilmente pelas plataformas digitais, que a cada dia são desenvolvidas para estimular o consumo e precisar o interesse do usuário. Existem ainda outras formas de marketing interativo:

  • Formulários online;
  • Vídeos;
  • QR-codes;
  • Chatbots;
  • Comentários em posts;
  • Resposta de perguntas;
  • Enquetes;
  • Transmissões ao vivo;
  • E-mail.

Quais as vantagens do marketing interativo?

Quando você passa a escutar mais o seu público e a interagir com ele, seu negócio tende a agradar mais e construir uma credibilidade sólida perante o consumidor.

Essa interação passa a ser muito importante para melhoria dos processos internos e de venda da loja e para que você possa aplicar as estratégias certas para fidelizar os seus clientes e proporcionar experiências cada vez melhores a eles.

O marketing interativo tem o objetivo de alcançar esses feitos e por isso ele é tão importante para qualquer negócio.

Essa estratégia possibilita vender melhor online, compilar dados e informações relevantes sobre os clientes e perfis de consumo, além de tornar o contato com eles mais acessível.

No ponto de venda, o marketing interativo otimiza a experiência de compra e humaniza o atendimento. 

Com o marketing interativo você ainda vai conseguir desenvolver o plano estratégico anual da empresa focando nas pessoas e nas ações certas para obter os resultados esperados. 

Entre as vantagens do marketing interativo também está a atração de novos clientes, que ficarão mais atentos à marca, e a fidelização deles com as boas experiências que você tende a oferecer.

A sua marca também fica em maior evidência por atender aos critérios de necessidade do público e se destacar perante a concorrência. Além disso, a sua loja passa a ser referência no seu ramo de varejo por causa das ações promovidas com o marketing interativo.

4 exemplos de como aplicar o marketing interativo

Um dos maiores desafios do varejo com o marketing interativo é saber usar as estratégias na medida certa, além de saber como escolher qual ação vai funcionar melhor para a loja. 

A ação certa é aquela que vai comunicar melhor a sua marca e despertar o interesse do cliente pelo seu produto e pelo seu serviço. Para facilitar o entendimento sobre como aplicar o marketing interativo no varejo, aí vão alguns exemplos.

1. Commerce live 

As commerce lives são um bom exemplo de marketing interativo que se despontaram durante a pandemia e caíram na graça dos consumidores.

A venda de produtos e divulgação de ofertas por transmissões ao vivo nas redes sociais, principalmente no Instagram, ganhou muito popularidade nos últimos anos e permite ao consumidor interagir em tempo real com a marca, o vendedor e o lojista.

Com o chat aberto durante a transmissão, o cliente pode tirar todas as dúvidas antes de concretizar a compra. Além disso, a live se torna um espaço aberto de comunicação direta e informal entre lojista e consumidor.

2. Enquetes

As enquetes ou quiz realizados no ambiente virtual é outro bom exemplo de marketing com interatividade. Com esses questionários, você dá espaço para que o seu cliente possa dizer um pouco mais sobre ele.

É também uma oportunidade para aproximar do cliente e receber feedbacks sobre como ele vê o seu negócio, o seu mix, o seu atendimento, entre outras situações. 

No ponto de venda, essa é uma ação que pode funcionar muito bem com a colocação de totens para que o cliente possa avaliar o atendimento ou até mesmo participar de um quiz e ganhar alguns bônus com isso.

Por exemplo:

É Dia das Mães e você criou um quiz sobre a data e temas relacionados, ou sobre a sua loja. Quem acertar mais pontos, ganha cupons de desconto ou para sorteio da campanha de Dia das Mães. 

Dá para usar e abusar da criatividade para gerar interatividade tanto no ambiente virtual quanto físico.

3. Envio de e-mail

Pode até parecer uma estratégia ultrapassada, mas não é. O envio de e-mail marketing aos clientes pode ser a cereja do bolo quando utilizado com cautela e criatividade.

Por meio de e-mail, você também se comunica diretamente com o seu cliente com mensagens que possam mostrar o mix da loja, as novas tendências, o que tem de mais novo no seu estabelecimento etc. 

O e-mail também pode ser o próximo passo da atração de novos clientes, quando estes encontram a sua marca por meio de algum link patrocinado na internet. Com um cadastro prévio, o cliente fornece o e-mail dele para que você possa contatá-lo. 

Muitas lojas costumam usar a estratégia para poder enviar descontos para uma primeira compra e enviar as ofertas e novidades do setor. Também é um canal para receber feedbacks dos clientes na pós-venda.

4. Sorteios no Instagram

Uma das maneiras mais comuns de engajamento e aumento de leads no varejo online é realizar sorteios pelo Instagram. Esse tipo de ação funciona como uma mídia espontânea para divulgar a marca e conquistar novos clientes.

Os varejistas geralmente fazem sorteio na rede social pontuando algumas regras como:

  • Marcar @ de amigos na publicação oficial;
  • Compartilhar a publicação nos stories;
  • Seguir a página oficial da loja;
  • Usar a hashtag (#) da campanha em uma foto;
  • Comentar na publicação do sorteio.

Todas essas “regras” são o marketing interativo sendo utilizado para que uma marca seja notada e reconhecida por meio da interatividade e da comunicação direta entre consumidor e varejista. 

Conclusão

Bem… com esses exemplos deu para compreender bem a proposta desse tipo de estratégia, né? 

Os conteúdos interativos buscam uma participação maior do cliente na troca de informações com o mercado. E não precisam ser, necessariamente, utilizados apenas no varejo online.

Está na hora de ter mais interação com os seus clientes e mostrar para ele o quanto a opinião e a presença dele são importantes para você, para a sua equipe e para a sua marca. Sucesso nas ações e até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

Imagem de capa de vectorjuice no Freepik

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