Home Destaque Passo a passo de como fazer vídeos no Instagram
mulher sorridente gravando vídeo

Passo a passo de como fazer vídeos no Instagram

0
283

Hoje vamos dar continuidade à nossa série de tutoriais sobre vídeos para as redes sociais. Já falamos do TikTok por aqui e agora nosso papo é sobre como fazer vídeos no Instagram.

Mas antes, vamos explicar um pouquinho sobre o que é essa rede social que tem milhões de usuários espalhados por todo o mundo. O Instagram é, basicamente, uma plataforma para compartilhar fotos e vídeos. E não somente para entretenimento, veja bem: também tem espaço para vendas e reconhecimento de marca para a sua empresa.

A ferramenta oferece formas de edição didática para os vídeos dentro da própria rede social. É possível criar pequenos textos, colocar música, efeitos e filtros que ajudam a deixar o vídeo atrativo para atrair quem está do outro lado da tela.

O Instagram foi lançado em 2010 pelos cofundadores Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger. De lá para cá, o que era uma simples rede social para postagem de fotos, virou um fenômeno e se transformou em um grande canal para compartilhamento de mais do que imagens estáticas – conteúdo personalizado.

Por isso, vamos te ajudar hoje no processo de como fazer vídeos no Instagram para atingir seus clientes, que marcam presença nas redes sociais.

Instagram em números

De milhões em milhões, hoje as estatísticas apontam que o Instagram conta com mais de 1,1 bilhão de usuários ativos na plataforma. Destes, 95 milhões são contas ativas no Brasil. Você já parou para pensar quantos desses são potenciais clientes para você?

Outro dado importante para você saber é que 90% das contas seguem ao menos um perfil comercial. Sabe-se também que 83% dos usuários descobrem novos produtos e lojas pelo próprio Instagram. Há ainda aqueles (70%) que recorrem à rede social justamente para poder descobrir novos produtos.

Não tem jeito. O Instagram está mais do que consolidado não apenas como uma plataforma de compartilhamento de imagens, onde são postadas, em média, 60 milhões de fotos por dia, mas também como uma grande vitrine para o varejo.

O Instagram se tornou uma potência quando o assunto é marketing e engajamento. A plataforma conta com, aproximadamente, 1,6 bilhão de curtidas todos os dias. O engajamento é de até 15 vezes mais do que as demais redes sociais.

E tem mais: o Instagram já conta com mais de 25 milhões de perfis corporativos. É isso mesmo que você leu: 25 milhões de negócios de vários ramos econômicos aproveitando a visibilidade que a plataforma garante para sair à frente da concorrência e vender mais. Fique dentro dessas estatísticas e se prepare para vender!

O diferencial do Instagram

No próximo tópico vamos fazer o passo a passo para criar sua conta na plataforma, caso ainda não tenha, e como fazer vídeos no Instagram. Antes disso, vamos destacar alguns diferenciais importantes para se destacar nessa enorme rede:

  • Criatividade: ao criar o conteúdo para o perfil da sua loja, você precisa apostar na criatividade. Seja com o uso dos filtros ou recursos disponíveis para os stories ou vídeos em geral, tudo é válido na hora de atrair a atenção do consumidor;

  • Interatividade: o Instagram é uma plataforma totalmente interativa já que o conteúdo é validado pelas visualizações, curtidas e comentários. Você também pode aproveitar o seu conteúdo de vídeos, para abrir uma caixa de perguntas ou fazer uma pequena enquete ao final do conteúdo postado. Por sinal, essa é uma ótima forma de ter um feedback dos seus clientes;

  • Periodicidade: você não precisa postar vídeos todos os dias, mas é necessário manter uma rotina de postagem dos conteúdos. O Instagram por si só costuma passar por atualizações frequentes, com o intuito de melhorar a experiência dos lojistas e consumidores. Estar atento a isso é necessário para que você saia à frente dos seus concorrentes.

  • Estética e concordância: essa dica é quanto ao visual da plataforma. A mensagem a ser passada precisa ter coerência, sem erros de ortografia ou na fala e com uma linguagem breve, mas que passe o recado. Os vídeos, principalmente nos stories e Reels, têm o tempo limitado. Por isso, você precisa aproveitar bem esse tempo para atingir os resultados esperados.

Como criar perfil comercial no Instagram

Se você ainda não tem um perfil comercial no Instagram, é muito simples criar. O aplicativo está disponível para download na loja de aplicativos de qualquer smartphone Android ou iOS.

I. Baixe o aplicativo e preencha as informações solicitadas como nome de usuário, e-mail, telefone e a senha que vai utilizar para acessar a conta;

II. Depois que entrar na plataforma, acesse Configurações > clique em Conta > escolha a opção Mudar para conta profissional;

III. Agora você vai escolher uma categoria para a sua loja. Clique em Empresa > Avançar;

IV. O aplicativo vai solicitar novas informações. Preencha os dados e clique mais uma vez em Avançar

V. Você vai precisar vincular o seu perfil a uma loja no Facebook. Nós já te ensinamos a criar esse catálogo aí nesse link. Então, clique em Avançar e o seu perfil comercial está pronto! 

Agora, se você já tem o seu perfil pessoal e quer transformá-lo na conta comercial da loja, o processo é até mais simples:

I. Vá em Configurações > Conta > Selecione a opção Mudar para conta profissional;

II. Aí escolha a categoria > Clique em Empresa > Avançar;

III. Preencha as informações de contato solicitadas;

IV. Vincule o perfil à página da sua loja no Facebook e pronto.

Cadastre-se agora mesmo no Martins Atacado e garanta 10% na primeira compra no app!

Como criar vídeos no Instagram – Reels

Agora vamos à parte que mais interessa. O passo a passo de como criar vídeos no Instagram. Vamos começar falando do “Reels. O recurso foi criado como forma de competitividade direta com o TikTok. Os vídeos são praticamente no mesmo formato.

As publicações têm duração máxima de até 60 segundos e além de ficarem disponíveis na aba Reels, podem ser compartilhadas posteriormente nos stories. No Reels você pode criar vídeos curtos, criativos, informativos ou engraçados incluindo músicas disponíveis na biblioteca do Instagram, além de outros recursos para edição do vídeo.

Vamos ao passo a passo de como criar vídeos no Instagram com foco no Reels:

1º: abra o aplicativo, clique no ícone + e selecione a opção Reels que fica na barra inferior;

2º: no menu lateral vai aparecer opções como áudio, duração, velocidade, efeitos, entre outros. Escolha por qual quer começar;

etapa 2 de como fazer reels no instagram

3º: a opção Áudio é para escolha de alguma música que esteja na biblioteca do Instagram, assim como ocorre com os stories tradicionais. Quando escolher, o áudio já estará incluso no vídeo;

4º: Duração você escolhe se quer o seu Reels com 15, 30 ou 60 segundos;

5º: Velocidade você consegue alterar a velocidade do seu vídeo, fazendo com que ele fique mais lento ou mais rápido;

6°: Efeitos é para utilização dos filtros que o Instagram disponibiliza para vídeos. São os mesmos que você já está acostumado em ver pelos stories;

7º: Temporizador você consegue controlar o tempo da sua gravação para te ajudar na edição de cada um dos takes;

8º: Feito isso, pressionando o botão central para iniciar a gravação;

9º: Ao terminar um take, selecione um ícone no canto esquerdo para editá-lo. Você também terá a opção, nesta etapa, de excluir ou recortar o take;

etapa 9 de como fazer reels no instagram

10°: Caso for gravar outros takes para um mesmo vídeo, use a função Align/Alinhar. Ela vai ajudar com que você alinhe os novos takes com os anteriores;

11°: Selecione a seta que fica do lado direito e clique para compartilhar seu vídeo. Você ainda poderá fazer edições finais como escrever. Você pode ainda compartilhar o Reels no feed e depois disso fazer o mesmo no story.

Como fazer vídeos para o Instagram – IGTV

Agora que você já aprendeu sobre o Reels, é hora de saber como fazer vídeos no Instagram para o IGTV. O recurso é ideal para vídeos mais longos, com duração de até 15 minutos. Por isso podem ser usados para conteúdos mais elaborados ou mais informativos.

Mas cuidado! É preciso saber usar bem a ferramenta para não ficar com aquele conteúdo cansativo. Não se esqueça dos quatro pilares que já falamos logo acima: criatividade, exterioridade, interatividade e periodicidade.

A postagem de vídeos pelo IGTV pode ser feita no próprio aplicativo do Instagram, via smartphone, ou por algum desktop por meio da versão web do Instagram. Nós vamos te ensinar os dois caminhos.

Aplicativo do Instagram no smartphone

1º: Abra o aplicativo do Instagram em seu celular;

2º: Na tela principal do seu perfil, toque no símbolo “+”;

etapas de como gravar vídeos no Instagram IGTV

3º: Selecione Vídeo do IGTV;

4º: Selecione o vídeo, que deve ter de 1 a 15 minutos de duração, a ser publicado no IGTV.

5º: Vai aparecer uma prévia do vídeo. Se estiver tudo ok, clique em Avançar;

6º: Escolha uma cena do vídeo para usar como capa ou escolha uma imagem da sua galeria clicando em Adicionar da Galeria;

7º: Ao escolher a foto de capa do vídeo (aquela que aparece no feed), clique em Avançar;

8º: Hora de fazer os últimos ajustes colocando título, descrição e hashtags para o vídeo. As hashtags são as palavras-chaves acompanhadas de “#” e que ajudam na indexação e nas buscas de conteúdo pelo Instagram;

9º: Nesta etapa você ainda pode escolher se quer que o seu vídeo apareça no feed principal do Instagram ou até mesmo no feed do Facebook. Aí é só clicar em Publicar.

etapas finais de como gravar vídeos no Instagram IGTV

Pelo Instagram Web

1º: Acesse www.intagram.com pelo seu navegador, coloque seu usuário e senha e clique em IGTV;

2º: Na tela principal do seu perfil, clique em Vídeos e depois em Carregar;

3º: Siga o mesmo processo pelo aplicativo: escolha a imagem da capa, título e a descrição do vídeo;

4º: Agora é só publicar e esperar o vídeo carregar.

Você reparou que criar os vídeos no IGTV parece mais rápido e fácil? A verdade é que, diferente do Reels, a plataforma não oferece opções de edição de vídeo. Mas você fica livre para que esse trabalho seja feito em outras plataformas de vídeo.

Depois é só colocar o seu conteúdo dentro do Instagram, desde que respeitando o tamanho e as extensões compatíveis com a plataforma.

Essa é mais uma estratégia de marketing para atrair os clientes e apresentar seus produtos de forma criativa e cada vez mais visual. Hoje mostramos como fazer vídeos no Instagram e se você ainda não leu nosso tutorial do TikTok, também focado em vídeos, aproveite e dê uma passadinha por lá!

Bons vídeos e boas vendas!

Até a próxima!