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Pessoas paradas na plataforma de trem olhando seus smartphones

Como entender o consumidor moderno e se adaptar?

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O mundo está mudando e os hábitos de consumo também. A era digital fez nascer um consumidor moderno, cada dia mais exigente e conectado, e só sobrevive no mercado quem for capaz de entender e se adaptar às suas demandas.

 

A internet é o que move nossos tempos e seu impacto está em todo lugar, principalmente na maneira como se compra e vende. Essa nova realidade inclui o comércio online, claro, mas também a experiência fora das telas, seja no mercadinho de bairro, hotéis, restaurantes e até nas lojas mais tradicionais, como agroveterinárias e de material de construção.

Será que seu negócio está pronto para o consumidor moderno? E o que as lojas de bairro têm a ver com a internet? Continue a leitura e descubra!

Pessoas paradas na plataforma de trem olhando seus smartphones

Consumidor moderno: experiência de compra completa

A relação das pessoas com os produtos e serviços que consomem hoje em dia começa antes mesmo de elas entrarem na loja. Através da internet o consumidor moderno consegue criar uma identificação com seu negócio sem nem mesmo conhecê-lo pessoalmente – e esse contato prévio é determinante na decisão de compra.

Ter uma presença digital forte é imprescindível, e sua estratégia online deve ir além de simplesmente divulgar seus produtos. Seja através de um site ou das redes sociais, você deve usar a internet para inserir sua marca no imaginário do consumidor moderno.

Para conseguir esse diálogo, conhecer bem seu público-alvo é fundamental. Na verdade, nada pode sequer começar sem esse estudo prévio.Entenda como ele se comunica, que tipo de conteúdo consome, que tipo de interação espera e com quais temas se engaja.

Essas questões devem ser alinhadas aos valores da empresa para se expressarem em tudo que você fizer, do atendimento no ponto de vendas até a identidade visual.

Para conseguir esse diálogo, conhecer bem seu público-alvo é fundamental. Na verdade, nada pode sequer começar sem esse estudo prévio.Entenda como ele se comunica, que tipo de conteúdo consome, que tipo de interação espera e com quais temas se engaja.

Essas questões devem ser alinhadas aos valores da empresa para se expressarem em tudo que você fizer, do atendimento no ponto de vendas até a identidade visual.

Não se esqueça do pós-venda

Mais do que ser fidelizado, o consumidor moderno busca criar um relacionamento com aquilo que consome e a experiência não acaba depois que a venda é realizada. Algumas estratégias de pós-venda vão te ajudar a manter contato com o cliente, conhecê-lo melhor e criar vínculos.

  • Pesquisa de satisfação: seja via e-mail, redes sociais ou Whatsapp, pergunte ao cliente o que ele achou do serviço e mostre que a empresa se importa com sua opinião;
  • Newsletter: nos boletins periódicos, além de anunciar seu produto, ofereça informação ao cliente, com conteúdo forte e bem trabalhado, e faça com que o contato com a empresa agregue valor além da venda;
  • Fique de olho nas redes sociais: não deixe de acompanhar as menções ao seu negócio nas redes sociais, principalmente as críticas, que devem ser respondidas sempre com cortesia e disposição para corrigir possíveis impressões ruins;

Atendimento multicanais

homem usando seu celular

Já que estamos falando em comunicação, o contato também não começa nem termina quando o cliente chega no ponto de vendas. Diante da diversidade de plataformas de comunicação disponíveis atualmente, quanto mais frentes você conseguir atender, mais chances tem de fisgar a atenção do consumidor moderno.

Uma característica importante desses novos sujeitos é a pressa e a atenção difusa. Se o cliente está no Facebook, é por ali que ele vai procurar sua empresa e enviar uma mensagem – o mesmo vale para Instagram, Whatsapp e outras plataformas. Se ele não tiver uma resposta – e uma resposta rápida – pode ter certeza que logo irá procurar outra empresa que o atenda onde ele estiver.

Portanto, esteja preparado para receber interações em todas as mídias e canais na medida do possível, e lembre-se que cada uma possui uma linguagem específica e atende a um perfil de consumidor moderno diferente. Hoje já é possível encontrar soluções de atendimento integrado, o que torna o processo muito mais dinâmico e prático – taí um investimento que pode fazer toda a diferença!

Informação é a riqueza do momento

Mão feminina segurando smartphone

Todas as mudanças nos hábitos de consumo que listamos acima tem a ver com a inescapável presença da internet em nossas vidas. Uma das maiores consequências disso é a ampliação do acesso à informação de uma forma nunca antes vista.

O consumidor moderno tem o mundo inteiro na palma da mão, dentro do seu smartphone, o que influencia profundamente todas as suas decisões. Seu concorrente agora está a um Google de distância, já que em poucos cliques é possível fazer cotação de preços no país inteiro e ainda comparar condições de pagamento e benefícios adicionais.

Para se destacar é preciso se adequar ao que é praticado de maneira universal no seu segmento nesses sentidos. Se o cliente quer parcelar e a sua loja não parcela, pode ter certeza que antes de sair do local ele consegue encontrar o mesmo produto em uma loja que atende melhor suas necessidades.

Da mesma forma, fazer bons negócios com os fornecedores te ajuda a oferecer preços que não sejam só competitivos, mas atrativos. Nessas horas, pode contar com o Martins.com.br!

Vendedor deve ser especialista

Além de saber tudo sobre a concorrência, o consumidor moderno também é muito bem informado sobre o que vai comprar. Hoje em dia o cliente chega na loja já conhecendo todos os detalhes do produto e sua equipe de vendas precisa estar preparada para recebê-lo.

Conhecer a fundo o que você vende, independente do segmento, é só o primeiro passo. Se qualquer um têm acesso às informações básicas sobre uma mercadoria, o vendedor precisa ir além, tanto para agregar conhecimento, como para responder dúvidas mais elaboradas que os clientes possam apresentar.

Além disso, exagerar nas qualidades, oferecer informações falsas ou prometer algo que não pode cumprir está fora de cogitação. Se essas práticas já eram inadmissíveis antes, agora é preciso redobrar o cuidado, já que tudo é facilmente verificável e ser pego na mentira pode custar a reputação do negócio.

Lembre-se que informação é poder, e o consumidor moderno tem feito excelente uso dessa ferramenta. Use-a a seu favor para conquistar o cliente e proporcionar uma experiência eficiente e satisfatória. Compartilhar também é uma das tônicas do momento, e um consumidor satisfeito com certeza irá espalhar a mensagem positiva e atrair mais público para você!

Conhecer seu público-alvo é essencial na hora de pensar nas estratégias para conquistar o consumidor moderno. Veja como fazer isso!

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