Um dos aspectos mais importantes para o varejo se atentar é o controle de vendas e estoque de produtos perecíveis e itens de higiene pessoal. Os cuidados devem acontecer desde o recebimento da mercadoria até a exposição na gôndola.
Ninguém quer dor cabeça com a venda de produtos danificados e vencidos, não é? Por isso, hoje vou trazer uma série de dicas e cuidados para que você consiga acompanhar os produtos que vende na loja.
O meu objetivo é te ensinar a ter um bom gerenciamento do mix para nunca ter que passar pela insatisfação do cliente ou rupturas por produtos que se perderam no estoque ou nas prateleiras.
A atenção principal deve sim ser quanto aos prazos de validade dos produtos, principalmente os mais perecíveis. Mas não para por aí. Existem algumas categorias, como a de cuidados pessoais, que por mais que tenham um prazo mais estendido, carecem de um armazenamento especial para evitar danos na mercadoria.
Além disso, há algumas estratégias que ajudam a dar maior rotatividade para itens próximos ao vencimento, como promoções, renegociação com fornecedores e exposição privilegiada do mix.
Seja qual for o segmento, supermercado, farmácia, lojas de eletro ou de materiais de construção, há sempre uma forma de evitar dor de cabeça e desperdícios.
Vamos lá saber mais sobre isso!
3 Dicas básicas
Antes de começar a detalhar as dicas para que você tenha uma boa gestão dos perecíveis e produtos de higiene e beleza e cuidados pessoais, olha só três dicas que vão contribuir muito nesse processo:
1. Delegar uma equipe ou um funcionário para ficar responsável pelas informações do produto assim que ele chega na loja. É essa equipe/funcionário que vai se atentar para a validade dos produtos e organizar os dados no sistema ou no planejamento de estoque da loja.
2. Acompanhar a validade dos produtos e o correto armazenamento das mercadorias. Esse controle evita rupturas ou a venda de mercadorias vencidas para os seus clientes.
3. Retirar de circulação os produtos danificados ou vencidos que passaram batidos na fiscalização interna da loja. A sua equipe de vendas e estocagem pode te auxiliar nessa fiscalização diária. Aposte em fazer um treinamento para que todos estejam alinhados no objetivo.
Se você já conta com um bom software para organizar as informações do seu mix e tem um controle eficiente de datas, validade e o lote das mercadorias, não terá problemas. O gerenciamento de categorias demanda esse controle das compras e vendas na loja.
Mas se ainda não tem um sistema que ajuda nessa gestão, o responsável por fazer esse trabalho tem que redobrar a atenção para evitar problemas com a venda de algo danificado.
Gestão de perecíveis
Em tempos de crise, o que o varejo menos quer é perder faturamento e clientes. Uma solução para reduzir esse risco é contar com um bom gerenciamento de mix. A começar pela categoria de perecíveis, que lidera o índice de perdas no PDV.
Os produtos perecíveis, de consumo pessoal, precisam de atenção redobrada porque atingem diretamente o consumidor. Então algumas dicas são fundamentais para ter esse controle:
Gestão de compras
Seja um bom gerenciador de mix. Esse processo começa no ato da compra. Atente-se às mercadorias frescas, conferindo prazos de validade no ato da entrega para que qualquer intercorrência seja resolvida na hora junto ao fornecedor.
Armazenagem correta
Outra dica importante é sempre se atentar às informações que constam nos rótulos. Por exemplo: os alimentos congelados demandam temperaturas ideais para que sejam resfriados corretamente e assim conservados dentro do prazo de validade estabelecido pelo fabricante.
Em outros casos, os alimentos precisam ser mantidos em locais devidamente ventilados da loja. Tudo vai depender da necessidade de cada produto. Na dúvida, converse com o seu fornecedor ou diretamente com o fabricante da marca.
Técnica FIFO
Muito usual por dar claros os resultados, a chamada first in first out (FIFO) também é uma estratégia importante para a venda de produtos perecíveis. Ela consiste no controle mais minucioso da entrada e saída do mix na loja.
É basicamente em deixar expostos à frente das gôndolas os produtos com prazo de validade mais próximos de expirar. Aqueles que entram primeiro no armazém, porque já houve um gerenciamento anterior das datas, precisam necessariamente ser os primeiros a serem comercializados.
Gôndolas sempre limpas e organizadas
No estoque ou no ponto de venda, a limpeza é fundamental para a devida conservação dos produtos perecíveis. São itens que geralmente acabam atraindo animais peçonhentos ou insetos, que podem danificar as embalagens e consequentemente contaminar os produtos.
A boa organização das mercadorias nas prateleiras, além de evitar a proliferação de animais, evita que outros produtos talvez mais pesados ou pontiagudos, também estraguem os itens e comprometam a sua conservação.
Já está vencendo! O que fazer?
O controle de produtos perecíveis e de higiene pessoal vai te dar um fôlego para organizar o mix com antecedência. Mas ainda assim, pode ocorrer de em cima da hora ficar sabendo de mercadorias que estão prestes a vencer.
Não se desespere! Para tudo há um jeito e vou te ajudar nisso também:
Ações promocionais
Muitos costumam fazer campanhas promocionais para dar alta rotatividade a esses produtos que estão para vencer. No caso de alimentos, você pode pensar em ações de marketing para atrair a clientela como a degustação na loja ou mesmo o famoso leve 2, pague 1. Basta conhecer o perfil do seu cliente para desenvolver a ação que melhor o atraia.
Produza novas receitas
Você também tem a opção de evitar desperdícios utilizando os alimentos que estão próximos de vencer. Se a sua loja tem a panificadora, pode usar os alimentos em receitas de panificação e confeitaria para serem comercializadas para os clientes. Assim você não vai perder a venda do produto indiretamente.
Negocie com os seus fornecedores
O bom relacionamento com os fornecedores também pode ser muito favorável para a renegociação das mercadorias. Muitos fornecedores acabam aproveitando aqueles produtos próximos de vencer ou já vencidos para produção de adubo ou alimentação animal. Converse com os seus parceiros e alinhe essa possibilidade com eles.
Gestão de itens de higiene pessoal
Os produtos de higiene pessoal também merecem atenção no armazenamento e nos prazos de vencimento. No supermercado ou na farmácia, todo o cuidado é pouco para não perder a venda com produtos danificados ou vencidos.
O item que não esteja devidamente conservado pode acabar sendo contaminado, e mesmo ainda na validade ser bastante nocivo para a saúde do consumidor. Todas as dicas que mencionei acima cabem muito bem para essa categoria e para o gerenciamento do estoque em farmácias.
Então, faça sempre aquele check up rotineiramente para ver se está tudo certo com o mix e verifique todas as mercadorias quando chegam à loja. Atente-se a eventuais danos, se não está estragado, quebrado, vazando ou vencido.
É muito usual que na área de checkout, as farmácias coloquem em exposição balas, chocolates, protetor labial, bebidas energéticas, água e etc. Cabe também expor no caixa os produtos que estão próximos de vencer, orientando os operadores a estimularem a venda desses produtos no ato do pagamento.
Há ainda alguns produtos como desodorante, fraldas, absorventes, esmaltes, condicionador, shampoo e sabonetes, que precisam ter um gerenciamento cauteloso porque qualquer contaminação pode danificar os itens e oferecer riscos no contato com o consumidor.
Bom, agora que você já está atento ao controle de vendas e estoque de produtos perecíveis e higiene pessoal, é só colocar o aprendizado em prática. Lembre-se que esse gerenciamento deve ser rotativo e constante desde a hora do pedido até a estocagem e exposição no armazém da loja.
Aproveite para ler sobre nossas dicas sobre como evitar as perdas de FLV (frutas, legumes e verduras).
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.