Saiba o que fazer para evitar perdas de FLV no seu estabelecimento

Tempo de Leitura: 6 minutos
Homem com camisa xadrez vermelha escolhendo FLV no supermercado

Sumário

As perdas de FLV (frutas, legumes e verduras) são grandes nos supermercados e essa informação é comprovada por meio de pesquisa, que você vai ler logo mais. Hoje vamos te ajudar a organizar a seção e deixá-la atrativa aos olhos dos consumidores, que estão em busca de uma rotina saudável e evitar desperdícios desses produtos.

Você sabia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda três porções diárias, pelo menos cinco dias da semana, de legumes e verduras? Além disso, a entidade também orienta que a mesma proporção deve ocorrer em relação às frutas.

Esses dados são apenas para destacar que existe um forte apelo para que a população brasileira tenha uma alimentação saudável com foco na qualidade de vida e na prevenção de doenças.

E tem mais: aumentou a frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão durante a pandemia, passando de 40,2% para 44,6%. A conclusão é do Estudo NutriNet Brasil, feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP).

Bom, então vamos saber mais sobre perdas de FLV, como evitá-las e como trabalhar melhor a seção no seu supermercado com foco nas vendas e aumentar os lucros. Vamos lá!

Perdas no varejo brasileiro

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulga, anualmente, a Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados. O último dado oficial da instituição aponta que em 2020 o setor registrou 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto. Em números significa que o varejo deixou de ganhar R$7,6 bilhões.

No setor de perecíveis, FLV lidera o ranking de perdas por faturamento, chegando a 5,25%. Esse índice é superior ao de 2019, quando registrou 5,01%. Na sequência aparecem rotisseria e comidas prontas (4,32%) e padaria e confeitaria (2,74%).

De acordo com a pesquisa, os motivos que impulsionam as perdas dos produtos perecíveis nos supermercados são:

  • Validade vencida, 37,4%;
  • Produto impróprio para venda, 29,1%;
  • Produtos danificados, 23%
  • Danos em equipamentos, 3,5%

Ainda conforme a avaliação da Abras, 72% dos supermercadistas entrevistados disseram que têm área de prevenção de perdas no escopo dos negócios. Ainda sobre FLV, 39,2% deles disseram que fazem cursos para evitar prejuízos no setor.

A pesquisa também traz o ranking em relação aos perecíveis e no topo está Bazar, com 1,77%. Estamos trazendo esse dado apenas para reforçar que FLV está acima das duas categorias trabalhadas pela Abras, ou seja, as maiores perdas nos supermercados são de frutas, verduras e legumes.

Como evitar as perdas de FLV

Prateleira com frutas, legumes e verduras frescos no supermercado

O famoso ditado popular “a primeira impressão é a que fica” é muito bem aplicado na seção de frutas, verduras e legumes. Ainda de acordo com a Abras, na lista de fatores para as perdas estão a falta de qualidade nos produtos, ambientação incorreta dos itens, entre outras questões.

Já parou para analisar como está a organização do seu setor, o layout das gôndolas, a qualidade dos produtos? E as perdas de FLV, tem ideia de qual é o seu percentual? Espero que seja baixo e o nosso objetivo hoje é que os prejuízos sejam afastados de vez e você se torne referência em FLV. Então, vamos às dicas:

Qualidade

Comprar bem pra vender melhor ainda. Na seção de FLV é preciso expor somente os produtos de qualidade, em perfeitas condições de consumo. Um amassadinho em uma fruta, por exemplo, não faz mal a ninguém, mas opte pela perfeição.

E para que você tenha produtos de qualidade, é preciso ter atenção na hora de selecionar os produtos. Esse processo inclui desde a escolha dos fornecedores, a origem dos itens até o correto armazenamento na sua loja.

A escolha certa dos fornecedores é primordial para a oferta de produtos com qualidade e também para evitar as perdas de FLV. Pesquise no mercado opções que se encaixam no perfil do seu negócio, com melhor custo-benefício, e escolha quem de fato pensa tem transparência em todas as etapas que envolvem os produtos como plantio, colheita e transporte.

Conservação

Após a compra bem feita é hora de pensar na conservação dos produtos. Cada item precisa ser armazenado de forma correta e essa etapa depende da refrigeração e até mesmo da embalagem adequada.

Importante também investir na capacitação dos funcionários para que você tenha uma equipe especializada em frutas, verduras e legumes. Essa preparação faz com que os produtos se mantenham conservados, ideais para a exposição no PDV e, claro, para o carrinho de compras do consumidor.

Saber manipular os itens é um passo importante no processo. Isso porque muitos são sensíveis e qualquer machucado pode acelerar o processo de maturação e, assim, reduzir o tempo de exposição nas gôndolas.

Estoque

Manter o estoque organizado também é essencial para evitar as perdas de FLV. A validade dos produtos desta seção é diferente dos demais itens do supermercado. Por isso a atenção deve ser redobrada para garantir que as frutas, os legumes e as verduras cheguem no PDV em perfeitas condições de vendas.

Comprar em excesso é um dos erros graves do setor. Por isso é fundamental que você tenha uma gestão de compras eficiente para comprar a quantidade certa para que nada fique parado no estoque com possibilidades de vencer ou mesmo de perder a qualidade do produto.

Organização no PDV

Em primeiro lugar vem a higienização das gôndolas. Não apenas pelo aspecto da limpeza, mas principalmente para impedir o surgimento de microrganismos que podem deteriorar e até mesmo contaminar os produtos.

Em segundo lugar, uma gôndola de FLV organizada chama a atenção do consumidor para as compras. Uma regra bem usada no setor é o jogo de cores dos produtos. É preciso variar essa composição para diferenciar os itens e facilitar a compra do cliente.

Se você tem equipe focada para essa seção, uma boa opção é expor os produtos em modelos de banca e de forma que eles fiquem empilhados. Mas a regra aqui é: à medida que os itens foram saindo é preciso reposição e arrumação para que não passe a impressão de ruptura ou até mesmo de desorganização.

Mas se esse não for o seu caso, se sua equipe é pequena e cumpre funções em todos os setores, tudo bem. Você pode optar por expor os produtos em caixas, sem a necessidade de arrumação a todo o tempo. O que não pode ser esquecido é de repor os produtos conforme as vendas.

Classificação das mercadorias

Você agrupa os produtos por família? Não é por acaso que alguns produtos estão juntos em um determinado canto do PDV e outros do lado oposto, por exemplo.

É o que chamamos de classificação das mercadorias, ponto que precisa ser levado em consideração para evitar perdas de FLV. Então vamos saber mais sobre isso:

Frutas

  • Tropicais: banana, abacate, melão, manga e mamão são exemplos de frutas tropicais. Por mais que sejam consideradas firmes e resistentes, é preciso atenção na hora da exposição. A banana, por exemplo, costuma ter expositor próprio, deixando o produto pendurado.
  • Nobres ou exóticas: pêssego, caqui, ameixa, fruta do conde e nectarinas fazem parte das frutas nobres ou exóticas. Nesse caso, nada de empilhar muito os produtos, que estão entre os mais caros da categoria. É comum expor esses itens em bancas rasas ou cestos que acomodem bem os itens para evitar qualquer tipo de estrago e perda.
  • Cascas firmes: coco, melão e melancia devem ser agrupados por ter cascas firmes, duras. Quando esse grupo se junta a outro são grandes as chances de ocorrer perdas, pois o contato pode esmagar outras frutas.
  • Cítricas: nessa lista estão laranja, limão, abacaxi e tangerina. É bom não misturar essas frutas, pois elas emitem gás etileno que acaba acelerando a maturação de outras frutas. São mercadorias que podem ser bem exploradas em formato de empilhamento.

Legumes

Os tubérculos exigem mais atenção na hora da exposição, pois eles vêm sujos de terra. É preciso lavar a batata, mandioca, inhame, cará, entre outros itens que nascem embaixo do solo.

A categoria frutos é considerada de fácil arrumação no ponto de venda. Não há regras específicas nesse caso, mas continua valendo a mesma atenção em relação à reposição e o jogo de cores. Fazem parte dessa lista a abóbora, chuchu, tomate, pimentão, pepino, entre outros.

Verduras

homem escolhendo folhas no supermercado

As verduras sim exigem atenção maior na hora de expor no ponto de venda. O cuidado com as folhas deve ser redobrado por conta da durabilidade. A exposição correta é em balcões refrigerados, mas se você opta por bancas é preciso mantê-las sempre úmidas para evitar que elas murchem.

Avulsas ou embaladas, é importante manter as folhas nesse tipo de ambiente para evitar perdas. Além disso, trabalhar as folhagens intercalando os tons de verde deixam o ambiente harmonioso e atrativo para o consumidor.

Entram nesse grupo acelga, alface, rúcula, hortelã, agrião, brócolis, salsão, couve-flor, couve, entre outros.

Plano de prevenção de perdas de FLV

Qualquer tipo de ação com foco em reduzir perdas de FLV é válida. Trace um plano de prevenção com as dicas de hoje e coloque-o em prática para se tornar prioridade dos seus clientes quando o assunto for frutas, legumes e verduras.

Nesse seu planejamento, deixe um ou mais colaboradores para cuidar dessa atividade, desde a chegada das mercadorias na loja até a exposição e reposição nas gôndolas.

Lembre-se que a aparência conta pontos nas vendas, já que o consumidor se sente atraído pelo que está vendo e com isso tende a colocar os itens no carrinho de compras.

Aproveite para ler sobre produtos orgânicos, que cada vez mais têm ganhado espaço nas gôndolas e a preferência do consumidor. E assista ao Flix Entrevista com Sandra Assunção sobre rastreabilidade de FLV.

Até a próxima!

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