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Decoração para Black Friday: como fazer?

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Faltam apenas 3 dias para o evento mais aguardado do ano e, de acordo com as minhas contas, chegou o momento perfeito de falarmos sobre a decoração para Black Friday. Já planejou a sua?

Longe de ser um detalhe supérfluo, a decoração para Black Friday também é estratégia de venda. Uma apresentação criativa e bem pensada é um ativo que te ajuda a atrair clientes e converter mais vendas.

Por conta da pandemia, boa parte do público estará se aventurando pelo comércio pela primeira vez durante a Black Friday e a decoração também deve fazer o papel de encantar o público com uma atmosfera de conforto e segurança.

Depois de tantos meses em casa, os consumidores precisam criar uma relação positiva com o mundo externo e a decoração para Black Friday pode ajudar e muito nesse aspecto.

Decorar também é organizar e garantir a segurança de todos, principalmente diante do desafio imposto pela Covid-19. Será que sua loja está preparada para receber o público e atender todas essas novas necessidades?

Continue a leitura e veja como a decoração para Black Friday pode fazer toda a diferença nesse momento!

Por que fazer decoração para Black Friday?

Falar em decoração para Black Friday vai muito além de uma questão meramente estética. Segundo estudos da POPAI Brasil, 85% dos consumidores chega a uma decisão de compras quando está no PDV e a apresentação da loja é um dos fatores que influenciam seu comportamento.

Não é à toa que existe uma área de estudos inteira dedicada ao tema. O visual merchandising mescla conceitos de design de interiores, marketing e semiótica para criar um ambiente não só visualmente agradável, mas pensado estrategicamente para atrair e agradar o consumidor.

Em um evento como a Black Friday, essas técnicas se tornam ainda mais importantes e podem ser uma boa carta na manga para se destacar da concorrência.

É hora de investir em recursos que despertem sensações positivas na clientela, relacionadas a conceitos como credibilidade, conforto, segurança, sofisticação, enfim, valores alinhados com a identidade da loja e os produtos vendidos ali.

Parece complexo, mas é possível construir tudo isso a partir de soluções simples e práticas, como placas de orientação. Continue a leitura e veja como fazer uma boa decoração para Black Friday tanto no ponto de vendas, quanto no ambiente online.

Vitrine de loja ternos com adesivo da Black Friday.

Decoração para Black Friday no ponto de vendas

Temos só 3 dias até a Black Friday e não é hora de pensar em mudanças drásticas. As sugestões que darei aqui são bem mais simples e tem como objetivo a criação de um ambiente harmônico e, principalmente, de fácil navegação para o seu público.

Pois é, decoração para Black Friday precisa ter propósito e a prioridade em 2020 é ajudar os consumidores a se orientarem no espaço para que a experiência de compras seja otimizada, evitando aglomerações. O principal é manter os produtos organizados nas prateleiras, com etiquetas de preço atualizadas com os descontos da data.

Isso faz toda a diferença em uma farmácia, por exemplo, que atende públicos com necessidades bem diferentes. Para não atrapalhar quem está em busca de medicamentos, sinalize com cartazes a localização dos produtos em promoção ou então reserve uma ilha especial para as mercadorias com desconto.

Não deixe de sinalizar na porta da loja que sua empresa está participando da Black Friday. Isso vale para qualquer segmento, mas principalmente aqueles que possuem menos tradição na data, como é o caso de mercadinhos.

Meu parceiro Reinaldo, por exemplo, já contou que pretende usar cartazes coloridos e balões na fachada do seu armazém, para que aquele cliente passando na rua ou de carro enxergue as ofertas de longe e decida dar um pulinho na loja

Cuidados com a Covid-19

A decoração para a Black Friday 2020 também precisa estar alinhada com as medidas de prevenção contra a Covid-19. Que tal adotar uma identidade visual de Black Friday nos adesivos de distanciamento social e cartazes informativos no interior do PDV?

Não podemos abrir mão desses cuidados agora, mas dá para repensar a forma de utilizá-los, aliando as precauções com a higiene a recursos estéticos para valorizar a apresentação.

Apenas a harmonia de cores já faz uma grande diferença no ambiente e vale a pena atualizar suas placas até mesmo para mostrar aos clientes que a loja está em dia com os protocolos de segurança relativos à prevenção contra a Covid-19.

Decoração para Black Friday nas mídias sociais

A preocupação com harmonia e coerência estética na decoração para Black Friday vale também para as mídias sociais. Quem atende no ponto de vendas não pode deixar de adotar uma identidade visual especial para o evento, para que os clientes saibam que a loja estará em promoção.

Com a circulação mais reduzida nas ruas, é importante chamar atenção também no ambiente online. Veja o caso do Reinaldo: além de instalar balões na porta da loja, ele já deu um jeito de mudar todas as fotos de perfil da empresa para uma imagem especial da Black e começou a postar fotos dos produtos que terão desconto com identificação especial.

Já quem vende pela internet deve se empenhar ainda mais na decoração para Black Friday. Se possível, adapte a interface do site para a identidade visual do evento ou, pelo menos, inclua no seu menu uma aba especial para os descontos e adote uma padronização diferente na apresentação dos produtos em oferta.

Fala, Mart!

Os cuidados com a Covid-19 também valem nas redes sociais, viu? Use seus canais de comunicação para informar de maneira clara os cuidados que a loja está tomando em relação à pandemia (seja no PDV ou na administração das entregas) e como o cliente deve proceder no dia 27 caso opte por não sair de casa.

Vai ter entrega e atendimento pelo Zap? Então informe com antecedência como tudo vai acontecer!

Depois de cuidar da decoração para Black Friday, é hora de preparar sua equipe para o grande dia. Confira meu texto com dicas exclusivas para os vendedores! E não se esqueça de se cadastrar no Martins.com.br para receber as melhores promoções direto no seu e-mail, hein! Última chamada!

Banner de divulgação Martins: um comerciante abrindo a porta de entrada do estabelecimento. Ao lado, texto: quero me cadastrar.