Olhe ao redor na sua loja: ela já está com a decoração do Dia Internacional da Mulher pronta? Não? Então, tem alguma coisa errada aí!
Não precisa se desesperar: o Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março e ainda temos tempo para planejar essa decoração. Mas só se você começar agora! O final de semana que antecede a data é a chance que você precisa para lucrar alto, já que é nessa hora que muita gente compra o presente antecipado.
O maior problema que você pode encontrar é se decidir entre a decoração do Dia Internacional da Mulher ou a do Carnaval. Neste artigo, damos dicas sobre como incorporar as duas e ainda vamos um pouco além, explorando conceitos de marketing e dando dicas de como montar sua cesta de produtos.
E aí, tudo pronto? Então vamos começar!
E aí, tudo pronto? Então vamos começar!
Sabemos que não é comum dar presentes no Dia Internacional da Mulher, mas com o incentivo certo você consegue aumentar bastante suas vendas. O ideal é oferecer um presente irresistível em preço e conteúdo!
O presente certo por um bom preço, a propaganda na hora certa e a decoração do Dia Internacional da Mulher aumentam suas chances de vender pra quem nem estava pensando em comprar um presente.
Mas como escolher? O primeiro passo é evitar soar ofensivo. Focar na promoção de eletrodomésticos no Dia Internacional da Mulher transmite uma ideia estereotipada e pode te colocar em uma situação complicada.
Pense fora da caixa e dentro da cesta! Nós demos essa mesma dica para o Dia das Mães e o Dia dos Pais também: faça uma cesta de presentes com tudo que a mulher homenageada gostaria de ganhar. Veja algumas sugestões:
- Chocolates especiais;
- Vinhos,
- Baby Chandon;
- Creme hidratante;
- Mais chocolates!
- Perfumes;
- Flores;
- E um cartão especial.
Com essas dicas, você pode montar um kit bem bacana para o Dia Internacional da Mulher. Mas sinta-se livre para ir além disso! Inove e veja o que você pode oferecer no seu negócio. E lembre-se da regra de ouro: não venda nada pra casa, o presente é para a mulher!
Veja também: como fazer o layout da loja?
Eletrônicos também são ótimos presentes
Mas não é só de cesta que vive o Dia Internacional da Mulher.
Essa data não costuma entrar no mapa das maiores vendas em eletrônicos, mas ainda assim a saída é grande o suficiente para você considerar alguns itens a mais no seu mix de eletrônicos, caso você trabalhe com uma loja de departamentos.
Olha só algumas sugestões pra te ajudar:
Dentre outros. O truque aqui é oferecer um desconto temático, que consiga conversar com a decoração do Dia Internacional da Mulher e com o conceito da sua campanha. Mas calma que precisamos falar da decoração primeiro!
Como fazer a decoração do Dia Internacional da Mulher?
A decoração do Dia Internacional da Mulher tem alguns padrões que tendem a ser clichês. Sair deles é bem difícil para muitas lojas, que procuram na Internet as melhores ideias e acabam perpetuando um modelo que já está batido.
É o papel crepom rosa, flores pela loja, corações recortados e por aí vai. Quebrar esse paradigma é essencial para que sua loja se destaque como diferente e original.
Lembra do impasse entre conciliar o Carnaval com a decoração do Dia Internacional da Mulher? É aqui que o problema vira uma oportunidade! Trabalhando ambos ao mesmo tempo, você foge dos clichês e não tem que abrir mão de nenhuma das datas.
O Carnaval é festa, e alguns símbolos associados à decoração do Dia Internacional da Mulher, assim como algumas cores, caem melhor quando misturados ao clima de folia.
Marketing aliado à decoração do Dia Internacional da Mulher
Você deve estar se perguntando: “mas Mart, como eu faço essa junção? O que eu uso pra ser original e aumentar minhas vendas?” – E eu te respondo!
Existem vários pontos associados às mulheres que você pode trabalhar para criar uma campanha relâmpago para a semana e unir com as vendas de Carnaval. Olhe alguns exemplos que podem te ajudar a inovar:
- Carnaval das Mulheres – para quem gosta de folia, kits que lembram festa e com utensílios de beleza para arrasar nos bloquinhos da cidade;
- Ser mulher é alegria e luta – ao invés de trabalhar questões como o amor, a maternidade etc – que já estão batidas – trabalhe a ideia de mulheres em luta, conquistando seus espaços. O Carnaval casa perfeitamente com isso, pois foi com muita luta que as mulheres conquistaram seu espaço na folia com liberdade;
- A mulher é quem sabe – associar a imagem da mulher à sabedoria é uma abordagem interessante e diferente;
- Mulher é diversidade – mostrar que as mulheres são diversas e únicas ao mesmo tempo.
Essas ideias são conceitos. Para criar uma campanha, a primeira coisa que você precisa é de um conceito por trás dela, algo que a faça ter um sentido e transmitir uma mensagem. Esse tipo de campanha é muito mais efetivas do que anúncios de descontos soltos ou apenas uma decoração aleatória.
Uma vez que você define a mensagem da sua campanha, é só fazer a decoração de acordo. Se você define que quer falar sobre a luta por representatividade, a decoração do Dia Internacional da Mulher pode usar cores – como o azul e o vermelho – de outras mídias onde esse tema foi abordado.
É uma questão de inspiração e pesquisa. Até vale pesquisar no Google para encontrar a melhor maneira de fazer a decoração do Dia Internacional da Mulher, mas seja crítico, não faça uma simples cópia e lembre-se de fugir dos clichês!
Esse é o seu momento. A decoração do Dia Internacional da Mulher pode ser a sua oportunidade de revolucionar as campanhas de marketing da sua loja. Vamos dar esse passo agora mesmo?
E para te ajudar ainda mais, veja o nosso artigo voltado exclusivamente para as vitrines!